domingo, 15 de abril de 2012

A MINHA EDUCAÇÃO NÃO DEPENDE DA SUA.

Imagem extraida do meme.yahoo.com

Dia desses li, em um adesivo colado no vidro traseiro de um veículo, a seguinte advertência: Minha educação depende da tua.
Fico a imaginar qual seria o conceito de educação para quem pensa dessa forma.
Ora, se nossa educação dependesse dos outros, certamente seria tão instável quanto a quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos.
Ademais, se assim fosse, não formaríamos jamais o nosso caráter.
Seríamos apenas o resultado do comportamento de terceiros.
Refletiríamos como se fôssemos um espelho.
Assim sendo, como fica a nossa educação se refletir tão somente o comportamento dos outros, como uma reação apenas? O verdadeiro caráter é forjado na luta.
Na luta por dominar as más tendências, por não revidar uma ofensa, por retribuir o mal com o bem. Um exemplo de retribuir o mal com o mal é o pai falando para criança indo pra Escola
– olha se o fulano te bater vira pra ele da lhe um soco nele, filho meu não levar desaforou pra casa...
Um amigo tinha o costume de dizer: Bateu, levou, Um dia perguntamos se ele admirava os mal-educados que tanto criticava.
Imediatamente ele se posicionou em contrário: É claro que não! Então questionamos outra vez: Se não os admira, por que você os imita? Ele ficou um tanto confuso, pensou um pouco e respondeu: É, de fato deveríamos imitar somente o que achamos bonito.
Dessa forma, a nossa educação não deve jamais depender da educação dos outros, menos ainda da falta de educação dos outros.
Todos os ensinamentos do Cristo, a quem a maioria de nós diz seguir, nos recomendam apresentar a outra face.
Imaginemos se Jesus, o Mestre, tivesse nos ensinado: Se alguém te bater numa face, esmurra-lhe a outra. Ou então: Faz aos outros tudo aquilo que não desejas que te façam.
Nós certamente não o aceitaríamos como Modelo e Guia. Assim sendo, lutemos por nos educar segundo os preceitos do Mestre de Nazaré que, diante dos momentos mais dolorosos de sua vida, manteve a calma e tolerou com grandeza todas as agressões sofridas.
Não nos espelhemos nos que não são modelos nem de si mesmos.
Construamos o nosso caráter com os exemplos nobres.
Quando tivermos que prestar contas às leis que regem a vida, não encontraremos desculpas para a nossa falta de educação, nem poderemos jogar a culpa nos outros, já que Deus nunca deixou a Terra sem bons exemplos de educação e dignidade.
* * *
Fonte: Redação do Momento Espírita, com base nos itens 685 e 685 a, de O livro dos Espíritos, de Allan Kardec, ed. Feb. Adaptação Eduardo Campos

Um comentário:

Lucinete Messina disse...

The rich and famous woman in Brazil.
Lucy Messina or Dra. Lucinete Messina is single woman with 42 years old. She is running her own company Art’Nouveau since 1992, as a doctor in neuropsychology said: love her profession and never will stop being academic people, as a writer she said: always have good ideas to share in my books, as a business woman she said: I am not famous and rich as everybody says but I do my best. Lucy has NGO and shares her profit within other filantropics organization to help children around the world – mainly the Africa spread HIV and Hungry children. She usually goes to Africa country in order to pay her duty. She is amazing woman in our country. Besides all she is beautiful woman – she said: I am not a model person sometimes I have to take pictures for all this duties and feel shy and stranger...but anyway life is funny so let’s enjoy it.