sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CONVITE À HARMONIA



A harmonia íntima é um estado d'alma dos mais almejados pelo ser humano, mas também um dos mais difíceis de ser alcançado. No entanto, esse bem-estar requer investimento, disposição e muita força de vontade. A harmonia só pode ser conquistada, com esforço constante, nas mais variadas situações do quotidiano, até naqueles mais adversos.
Talvez adivinhando esse nobre desejo dos homens, e com intuito de ajudar, Joanna de Ângelis, através do ilustre Divaldo Franco, escreveu uma mensagem que intitulo Convite à harmonia. Eis o seu carinhoso convite:
Como hábito, uma que outra vez com regularidade, altera o ritmo das atividades do quotidiano, a fim de haurires na comunhão da Natureza a necessária harmonia para o prosseguimento dos labores abençoados. Uma evasão da cidade agitada na direção do bosque; Uma excursão a um local bucólico e ameno; Uma jornada aos campos dos arredores; Uma caminhada pela orla marinha; Um piquenique na montanha... Paisagens novas, pouco habituais à contemplação, ao exercício, à reflexão. Neste recanto uma delicada flor oscilando em haste tênue; de um local mais alto, visão ampliada, superando detalhes e vencendo distâncias; em volta o ar rarefeito, suave, respirável; margaridas rasteiras salpicando o verdor de todos os tons; o pulsar do corpo gigante do mar; búzios e algas variados pelas praias, despertando atenção; painéis coloridos, o céu, o sol, a vida... Detém-te um pouco a considerar a harmonia que palpita em toda parte, ausculta o coração da Natureza, deixa-te arrastar... Refaze programações, renova o entusiasmo, desasfixiando-te, eliminando tóxicos, miasmas que te excitam no dia-a-dia ou te entorpecem na maior parte das horas... Nada de complexas e exaustivas arrumações: barracas, farnéis, guloseimas, isto, aquilo... Algumas horas nada são. Não devem ser complicadas, de modo a não se converterem em nova inquietação, diferente ansiedade. Se, todavia, acreditares não dispor de tempo, de oportunidade, de meios, de recurso nenhum, senão disposição, abre a janela, à noite e fala às estrelas, escuta os astros fulgurantes e harmoniza-te. Harmonia é também pão e medicamento. Não a dispenses se pretendes lograr êxito. Mesmo Jesus, após as atividades de cada dia, ao lado dos amigos, refugiava-se, longe das multidões, no contato com a Natureza, orando, para prosseguir em harmonia com o Pai.
  Pense com Edu!
Existem muitos livros de mensagens escritas para nos ajudar a encontrar a felicidade que tanto desejamos. São nossos irmãos em humanidade que, se compadecem das nossas árduas lutas e nos presenteiam seus sábios conselhos através de escritos maravilhosos. São mensagens esclarecedoras e que trazem consolo aos corações sofridos.

¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : R M E -  Joanna de Ângelis e Divaldo Franco.
³ Fonte imagem : http://www.intercambio7.com.br/sims-e-naos-para-seu-intercambio.jpg
Livro de Referência: Convites da vida, Joanna de Ângelis e Divaldo Franco.

Written by Eduardo Campos all rights reserved.



Nenhum comentário: