quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ENTRELINHAS… POR ELA E POR ELE!


  
Entrelinhas… Por Ela

Mulheres adoram dar a entender, empregar expressões de duplo sentido e figuras de linguagem. E os Homens simplesmente não entendem.
Não é por mal, na verdade, é bem ao contrário. Muitas vezes, usamos as entrelinhas para não dizer algo que possa magoar, ofender ou causar uma DR (discutir a relação, como se fala na “gíria” atual) e, muitas vezes, é exatamente isso o que acontece pela falta da comunicação clara.
As entrelinhas servem para deixar subentendidas coisas que é melhor não dizer ou não deixar que o outro perceba. Por exemplo, quando uma mulher diz que “até gostaria de ir à festa, mas está um pouco cansada”, significa que:
*      Ela gostaria de ir à festa se não estivesse cansada.
*      Mesmo cansada, ela fará um esforço para agradá-lo.
*      Ela não quer ir à festa e preferiu dizer com essas palavras para não magoar ou não deixá-lo bravo.
*      Ela não quer ir à festa e precisou de uma desculpa polida para a sociedade.
*      Todas as anteriores.
Talvez minha resposta seja a alternativa “e”: todas as anteriores. Sim, sou muito indecisa e nunca quero magoá-lo e muito menos provocar discussões. Às vezes, faço as coisas para agradar sim e, às vezes, dizer algo não muito bom com palavras mais suaves e menos desagradáveis é bom para o relacionamento. Por outro lado, já não me importo muito com o lado social, com o que os outros vão pensar, opto por fazer o que eu quero e não o que deveria fazer.
Mas, voltando ao assunto, muitas vezes, Ele fica bravo quando uso essas “entrelinhas” ou duplo sentido. Mas além dessa função amenizadora, serve também para quando eu não consigo decidir (que é quase sempre).
As entrelinhas escondem palavras, pensamentos, sentimentos, lágrimas, sorrisos, abraços, suspiros, amores. De vez em quando, as entrelinhas escondem minhas lágrimas, mas na maioria das vezes, minhas lágrimas revelam as entrelinhas. Sou chorona – choro de tristeza, felicidade, ansiedade, nervoso e até de amor. Choro sempre e, quando choro, Ele já sabe que tem alguma coisa nas entrelinhas. Talvez essas entrelinhas não sejam só palavras que não devem ser ditas, mas sentimentos que não podem ser expressados com palavras.
Para ser sincera, não sou muito de palavras. Odeio falar, mas adoro escrever. Acho que nos textos deixo menos entrelinhas…
As entrelinhas são infinitas. Depois de um tempo juntos, Ele já é capaz de perceber no meu olhar e na minha voz tudo aquilo que eu pensava que estivesse nas entrelinhas (ou que antes realmente estava)… Ele já decifra meus sentimentos. E isso é incrível.
As entrelinhas no relacionamento podem ajudar a torná-lo mais leve, harmonioso, mas, depois de algum tempo juntos, acho que as entrelinhas deixam de existir, ou tornam-se mais explícitas. Por mais que eu faça uso constante das entrelinhas, acredito que as mulheres devam superá-las para tornar o relacionamento mais aberto, direto e facilitar a comunicação e a vida dos pobres homens. No começo do relacionamento, vale fazer um manual de entrelinhas para que o casal possa se entender, com muitos desenhos para que os homens possam compreender o que elas querem dizer (brincadeira, mas pode funcionar!). Com o convívio, as entrelinhas deixam de ser obstáculos.
O amor está nas entrelinhas e muito além delas…


Entrelinhas… Por Ele

Esse é um dos nossos terrores, não por sermos insensíveis, seria muito anos 90 dizer que os “garotos não entendem”,  mas porque é sempre um risco interpretar o que o outro não disse. É como tentar, em um filme legendado, colocar palavras para o silêncio, é deixar para o outro a responsabilidade de entender o que disse sem dizer.
Eu falo muito, muito mesmo, não sou de deixar subentendido. Nunca vai ouvir da minha boca um “faz o que você quiser” se não for para fazer o que quiser. Só que esse sou eu e a maturidade te obriga a aprender a ler nos espaços vazios, tudo pode  ter um significado e só a experiência pode te oferecê-los e, mesmo assim, como os humanos são seres diferentes, o risco de errar é sempre grande.
Saber ler nas entrelinhas do outro é fundamental para a saúde do relacionamento, nem tudo pode ser dito, nem tudo pode ser jogado na parede, às vezes, o silêncio fala mais do que tudo, a vida acontece nas entrelinhas e muitos de nós, homens, precisamos entender que essa é uma forma de expressão e cabe a nós também sermos íntimos o bastante para entender o que ela quer e quando ela quer.
“Ler nas entrelinhas” é só futuro pro relacionamento, é sucesso na certa, homens e mulheres curtem a segurança de poderem ser compreendidos sem falar nada ou falando de um jeito mais tranquilo.  E outra, falar é bem da hora, trocar ideias e tal. Mas bom mesmo é quando A significa B e tá na hora de apagar a luz e provar que o bom do amor não tá no que é mostrado e falado para todos.

Fonte: About these ads


Nenhum comentário: