quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Educando um filho homem para um mundo mais justo com as mulheres


Educando um filho homem para um mundo mais justo com as mulheres

8 qualidades a despertar em um filho homem para um mundo mais justo com as mulheres
Qualidades essenciais que tanto mães quanto pais devem ensinar a um filho homem para que ele cresça um homen honrado e digno.

Criar um filho exige mais do que dar de comer, passar algum tempo brincando e incentivá-lo nos estudos. Há muito mais que precisamos ensiná-los, principalmente aos filhos homens, para que se tornem homens de valor e sejam homens com H maiúsculo.
Tudo isso também precisa ser ensinado às filhas, mas é bom salientar que como mães e pais, precisamos ensinar os homens e dar o exemplo para homens, tanto quanto mulheres, possam respeitar suas famílias no futuro. Respondendo a muitos emails de mães sozinhas, essas dicas podem ajudar.
1. Desenvolvendo o raciocínio
Para tirar o máximo proveito da relação mãe-filho e ensiná-lo a desenvolver seu raciocínio, nada melhor que estabelecer uma rotina saudável de atividades pedagógicas e construtivas. Jogos como charadas, tabuleiro, artes, esportes, cozinhar, procurar por bichinhos e insetos, caça ao tesouro, coleções de pedras ajudam e muito na conexão mãe e filho.
2. Ensinando socialização
Hoje em dia temos professoras nas escolas primárias, em sua grande maioria mulheres, mas as mães são a principal fonte de aprendizado dos garotos a se socializarem, a construir e manter amizades.
3. Estabelecendo limites
Uma análise de mais de 60 estudos com aproximadamente 6.000 crianças, concluiu que garotos que possuem uma relação insegura com suas mães apresentaram mau comportamento nos primeiros anos da escola. Garotos precisam ver a força e firmeza das mães enquanto estão sendo disciplinados. Isso não significa espancamento ou crueldade, mas amor e firmeza, lealdade e força nas palavras e ações, bem como exigindo o respeito como parte do aprendizado.
4. Crescendo em autocontrole
Um garoto precisa que sua mãe o ensine como controlar seus impulsos, com diferentes estratégias que servirão para toda sua vida.
5. Reconhecendo suas qualidades
Todo garoto precisa de pais como a mãe de Albert Einstein. Uma professora disse a Pauline Einstein que seu filho era devagar, antissocial e que vivia no mundo da lua, ou seja, infelizmente não reconhecia os talentos de Albert. Sua mãe conhecia seus atributos e qualidades especiais e foi atrás de alguém que a entendesse.
6. Ensinando a ter visão
Muitos meninos tendem a viver o momento e possuem dificuldade em imaginar o futuro. Jogos como xadrez e outros de estratégia, bem como planejamento para faculdade ajudam os garotos a pensarem adiante, a verem a grande figura, ao invés de detalhes não importantes.
7. Criando responsabilidades
Os pais precisam ensinar e dar o exemplo aos garotos a ter iniciativa, ser responsável pelas ações, mesmo em casa, desde pequeninos, para resolver situações simples e complexas; e manter a palavra e entender o princípio da honra.
8. Aproveitando a vida de menino
Pais, deixem que seus guris aproveitem e tenham aventuras, se sujem e façam muito esporte. Que participem de times, que subam em árvores, que façam o que gostam e sejam quem são. Tenham certeza também de ensinar as coisas simples, as necessidades de colaboração dentro do lar, pois ele irá precisar, seja pela necessidade de morar sozinho, ou quando for marido e pai.
Não há dúvidas que ambos os pais devem se dedicar a educar um filho da melhor forma, e que a responsabilidade não é apenas da mãe. Mas notem que cada um ensina, principalmente através do exemplo, certas qualidades à criança. Tenha certeza de não perder o privilégio, como mãe, de ensinar a um homem, como ele deve respeitar e servir as mulheres, quebrando o ciclo de maus-tratos e abandono que vemos todos os dias.
Pais que respeitam a energia de seus filhos, criatividade, cabeça fresca, sensibilidade, jeito próprio de aprender, necessidade de movimento, personalidade aventureira, estarão ensinando-os a apreciar a si mesmos e sua masculinidade, e também ajudando a criar um mundo melhor para as filhas de Deus, que merecem o melhor. Aproveite seu companheiro.


¹ Fundador e Autor do Blog: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : R M E -  Hermínio  Miranda C. A. Ayres Website: http://caayres.com/
³ Fonte imagem : http://www.intercambio7.com.br/sims-e-naos-para-seu-intercambio.jpg

Nenhum comentário: