sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Pequenos gestos, grandes resultados!


Pequenos gestos, grandes resultados!

O filósofo Francis Bacon disse que a amizade duplica as alegrias e divide as tristezas. Cícero afirmou que um amigo é como se fosse um segundo eu.
Recentemente, soubemos de um menino de doze anos, Pedro, que, ao se dirigir para a escola, presenciou uma cena, que o sensibilizou.
Duas crianças maltrapilhas e descalças, frente a uma vitrine de padaria, olhavam, fixamente, para os doces, biscoitos enfeitados, pães e bolos. Percebeu, pelas fisionomias, que elas os desejavam. Aparentavam ter fome.
Um sentimento de compaixão o tomou por inteiro. Apalpou os bolsos e viu que tinha somente o suficiente para o seu lanche, no intervalo escolar. Não teve dúvidas, nem pensou duas vezes. Entrou, comprou dois pedaços de bolo e os entregou aos pequenos. Eles sorriram com os olhos, a boca, os gestos. E ele, simplesmente, continuou no seu caminho para a escola, com o coração batendo diferente, emocionado, com vontade de cantar.

Pense com Edu!
Como é bom se deixar envolver pela felicidade de um ato de amor.
Sim! A compaixão, quando profundamente sentida, é amor, amor ao próximo. Esse esquecimento de si mesmo em favor do outro, essa abnegação pelos demais, esse ato de se doar em favor do próximo, é essa virtude colocada em ação. Jesus, quando Se viu rodeado pela multidão imensa, faminta, abençoou os pães e peixes disponíveis e mandou que fossem distribuídos. Importante o destaque do Evangelista ao relatar que Ele mandou que o alimento fosse distribuído àqueles homens, mulheres e crianças que O seguiam. Não pensou em Si, mas em lhes saciar a fome.
Seguindo o exemplo do Mestre, quando a oportunidade se apresentar, aproveitemo-la e façamos aos outros o que gostaríamos que nos fizessem.
Logo, desejaremos transformar esse gesto em hábito, sentindo a necessidade de nos tornarmos atuantes e úteis, na sociedade.
E, de forma gratificante, sentiremos o coração vibrar de alegria diante daqueles a quem dispensarmos atenção, cuidados, fizermos uma doação. Pensemos nisso.

¹ Fundador e Autor do Blog: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : R M E -  Hermínio  Miranda
³ Fonte imagem : http://www.intercambio7.com.br/sims-e-naos-para-seu-intercambio.jpg

Nenhum comentário: