domingo, 1 de junho de 2008

SEXO NA ADOLESCÊNCIA





perguntas e resposta sobre sexualidade (sexo) na adolescencia

“ Tenho 15 anos e sou virgem. Namoro um rapaz e gosto muito dele e ele de mim. Sinto muito tensão por ele quando a gente namora. Mas tenho medo do que possam falar de mim se a gente transar?”
Primeiro ninguém deve sair espalhando aos quatro cantos quando resolve, junto com o (a) namorado (a), iniciar a vida sexual. Como vimos, a decisão deve ser pensada com cuidado, incluindo a analise dos prós-e-contras, quando mais consciente, se é isso mesmo que se deseja, e tranqüila, melhor será. A conversa franca com o namorado é um bom inicio para se estabelecer uma relação de confiança.

“E se na hora “H” eu falhar?”
Pode até acontecer que o garoto venha a “falhar” na primeira relação sexual. Isso ocorre por se criar muita expectativa, cobrança e ansiedade. Mas se ele entender esse momento como normal, já que a inexperiência faz com que não saiba “administrar” muito bem uma situação como essa, melhor será. Caso contrario, mais difícil será e em alguns casos, inclusive, haverá necessidade de um trabalho bem mais atencioso de quem estiver por perto.

“E se na hora “H” eu falhar?”
A dor normalmente ocorre pelo fato de a mulher ficar tensa. Quanto mais relaxada, melhor será! Isso porque a lubrificação acontece e a penetração torna-se mais tranqüila e sem dor. Uma outra informação é que não há a necessidade de sangrar na primeira relação. Existem vários tipos de hímen e se a moça tiver, por exemplo, hímen complacente (tipo elástico), certamente não ocorrerá sangramento na(s) primeira(s) relação (ões)

A moça pode perder a virgindade masturbando-se?

É bastante difícil, porque normalmente as moças se masturbam manipulando o clitóris. É preciso ter cuidado com os objetos pontiagudos porque, estes sim, independentemente da parte do corpo, são perigosos e machucam.
A masturbação é prejudicial à saúde?
Não. A masturbação não causa nenhum mal físico ou menta1. Ao contrário, masturbar-se é uma forma saudável de alivio da tensão sexual e de entendimento da própria sexualidade, além de ser uma prática de sexo seguro.
Segundo publicação da Revista Galileu de agosto 2003, pesquisadores do Conselho Victoria de Câncer, na Austrália, concluíram que masturbação cinco vezes por semana pode reduzir em um terço os riscos de homens entre 20 e 50 anos desenvolverem câncer de próstata (o mesmo não se aplica para as relações sexuais).

Qual a freqüência normal de masturbação?
Depende. Algumas pessoas se satisfazem masturbando-se uma vez por semana, outras diariamente. Se a freqüência de masturbação chega a causar perturbação na atividade diária ou lesões nos órgãos genitais, a pessoa deve procurar ajuda especializada.

A masturbação atrapalha o desenvolvimento da sexualidade?
Ao contrário, a masturbação ajuda no desenvolvimento da sexualidade. Mulheres que se masturbam têm mais chance de gozar com a penetração do que as que nunca se masturbam.

Posso perder a virgindade me masturbando de vez em quando?
Depende. Se você utiliza acessórios e os introduz ou força a abertura vaginal, pode. Se apenas acaricia o clitóris e a vulva sem forçar a abertura, é improvável que o hímen se rompa.

O que é o período fértil?
Após a menstruação (mais ou menos 14 dias depois) ocorre a ovulação, que é quando o ovário libera o óvulo. Neste dia, alguns dias antes e alguns depois é o período fértil, quando a mulher está apta a engravidar.


Porque a mulher sangra quando menstrua?
Todo o mês o útero se prepara para receber o óvulo fecundado; forma-se no útero uma “camada fofa”, como se fosse um ninho onde o ovo recém chegado vai se prender e nutrir durante a gravidez. Quando isto não acontece, esta camada se desprende e sai pela vagina junto com sangue, e isto é o que chamamos de menstruação.

Pode ter dor na primeira relação?
Se a menina vai para a primeira relação preocupada, com medo de engravidar, que seus pais descubram, insegura, etc., ela terá dificuldades de relaxar e, assim, não terá uma boa lubrificação. Com isso, ela pode sentir dor.

Quando acontece dor na relação?
A dor na relação pode acontecer ou porque a menina está tensa, e então não tem uma boa lubrificação, se a penetração for muito violenta pode machucar e Ter dor, ou raramente por algum problema físico. Quando a relação for tranqüila com os dois bem preparados sabendo o que estão querendo e a menina sentir dor forte na relação, deve procurar um médico para identificar e tratar o problema.

O que é gozar?
Gozar é sentir prazer. Ter uma sensação de relaxamento que é chamada de orgasmo. No homem, geralmente acontece junto com a ejaculação.


O que é orgasmo?
Orgasmo é a descarga da excitação sexual. É um momento de grande prazer, que acontece no ponto máximo da excitação sexual.

O que é ejaculação?
É quando o homem libera o sêmen (líquido onde estão os espermatozóides).

O corpo muda após a primeira relação sexual?
Não, o corpo não sofre nenhuma modificação após a relação sexual, apenas o hímen fica mais relaxado.

O que acontece se estourar a camisinha?
Quando a camisinha se rompe o esperma cai dentro da vagina. Se a mulher estiver no seu período fértil, ela poderá engravidar. Além disso, se um dos parceiros tiver alguma DST, contaminará o outro. Funciona como se não estivesse usando a camisinha.


fonte: palestra sobre sexualidade Eduardo Campos

Nenhum comentário: