terça-feira, 1 de julho de 2008

PROJETO HIGIENE E SAÚDE DO ESCOLAR






Palestra: Higiene Bucal (escovação e higiene)



SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?

Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal.
Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contem flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das caries)
Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em calculo dental.



Que técnica de escovação pode ensinar a meus filhos?

Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental.
Use uma escova de cedas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acumulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente.

Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um angulo de 45 graus ao longo da gengiva.
Escove com movimentos para frente e para trás.
Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente.
Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.
Não esqueça de escovar a língua!



Qual a importância da alimentação na saúde bucal da criança?

Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada. Sua alimentação dever conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.
Assim como flúor é o maior protetor dos dentes dos seus filhos, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açucares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoito, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substancias acidas. Esta substancia atacam o esmalte e podem formar caries.
Cada “ataque” pode durar até 20 minutos, após o termino da ingestão do alimento. Até as “beliscada” podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.

o que é uma boa higiene bucal?


Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

· Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
· Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
· Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contem flúor.
· Usar enxugante bucal com flúor.
· Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
· A gengiva não sangra nem dói durante a escovação.

2 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI, VOU UTILIZAR EM MEU PROJETO A SAÚDE BUCAL, MEU ALUNOS VÃO ADORA A IMAGEM DO DENTINHO, SEUS COMENTÁRIOS ABRIU NOVAS IDÉIAS.OBRIGADA!

Anônimo disse...

Será que na higiene escolar só incluem á higiene bocal porquê?