segunda-feira, 25 de maio de 2015

EU COM CIÚMES DE TI!


O ciúme pode ser projetado em uma pessoa quando a admiramos ou quando nos criticamos, baixando nossa auto-estima. E, dessa forma, estabelecemos um relacionamento inferior/superior com o parceiro. É importante salientar que, na maioria das vezes, as características que admiramos no outro são potenciais que temos e que podemos desenvolver.

Quando uma relação se inicia, toda a energia despertada por ela, inevitavelmente, leva os parceiros às alturas. Por si só, é um grande às duas pessoas envolvidas, que se tornam mais belas e atraentes quando estão amando. O ciúme é um sentimento natural dos animais superiores e vem  acompanhado de atitudes que visam preservar o objeto de amor. Quando existe dessa maneira, ele é um elogio ao outro. Mas muitas pessoas se aproveitam desse comportamento natural para colocar uma série de elementos mesquinhos, de manipulação do outro, de possessividade e de alienação.
Porém, depois de um tempo, delineiam-se os contornos dos vazios e despontam as dificuldades. É nesse momento que começa a gangorra das relações: um fica por cima e o outro por baixo e, para subir, geralmente o que está por baixo acaba convidando o outro, através de variados estímulos, a descer. É nessa gangorra que o ciúme se instala. O ciúme pode ser projetado em uma pessoa quando a admiramos ou quando nos criticamos, baixando nossa auto estima. E, dessa forma, montamos um relacionamento “inferior-superior” com o parceiro. É importante salientar que, na maioria das vezes, as caracteristicas que adimiramos no ourtro são potenciais que temos e que podemos desenvolver.

Para Refletir
O importante é a observação de que, na maioria das vezes, por trás de uma manifestação de ciúme há um apelo para o amor. E, dependendo da compreensão de cada um, poderá ocorrer o crescimento ou o fracionamento da relação. O ciúme, em geral, nasce da percepção de que não se é tudo para o outro. Existe, é claro, o lado real, a ser aceito, de que ninguém pode preencher completamente as necessidades do outro. Mas, por outro lado, devemos ter o cuidado de não tratar a relação com menosprezo, pelo fato de ela não ser algo que vai preencher-nos totalmente.
Uma medida importante para evitar o ciúme desnecessário é o casal fazer um “acordo” ou “contrato” sobre as coisas que vão ser exclusivas entre eles, e que as partes cumpram os compromissos assumidos. Algumas pessoas sentem-se desprotegidas se o outro não expressa o medo de perdê-las. Então, muitas vezes, o parceiro começa a manifestar ciúme somente para deixá-las satisfeitas. No entanto, fingir algo que não sente cria uma dose de insegurança em relação à veracidade do seu sentimento. Muitas vezes, dá-se o nome de ciúme a uma sensação que é apenas tristeza por se sentir preterido, por se perderem as esperanças de continuar com o ser amado.

Finalizando para recomeçar
É inegável que todos nós, em algum momento de nossa vida, e em graus diferentes, experimentamos a sensação de ciúme. O que mais importa não é tanto se esse senti mento tem a ver com a realidade ou não, mas o que fazemos com ele. Ficar se consumindo de ciúme provoca corrosão no relacionamento. O mais indicado e eficaz é declará-lo à pessoa amada. Dizer-lhe que está com ciúme e pedir-lhe que não repita determinadas condutas que o machucam tanto. Na maioria das vezes, quando a relação  é vivida com amor  e os dois querem mantê-la, atitudes provocadoras de ciumes poderão ser eliminadas.
Há mulheres que ficam possuídas pelos ciúmes pelo simples fato de o homem que elas amam olhar para outra mulher bonita ou elogiar alguém. O mesmo acontece com o homem em relação a mulher. Isso é típico da falta de segurança. Admirar as qualidades de outra pessoa pode não significar nada além disso. Mas o outro, provavelmente,começa a fantasia. “Se está tão interessado nele é porque não esta bem comigo, não gosta dem mim!” na verdade, poderia haver esse alguém – apenas uma admiração.
Vamos fazer uma reflexão, partindo do principio de que, para que se sintam ciúmes, é necessário que exista algum comprometimento afetivo, por menor que seja. Que situações podem levar alguém a sentir ciumes?
*      Ver o amado conversando animadamente e feliz com uma pessoa desconhecida.
*      Quando a pessoa amada demora para chegar em casa ou  ao encontro marcado, e não se sabe onde ela está.
*      Em momentos em que o companheiro é muito elogiado por outra pessoa.
*      Em ocasiões em que a companheira prefere a companhia de um amigo à sua.
*      No dia em que se descobre que o homem amada deu um presente bonito a outra mulher.
*      Quando alguém tem, para com outros, atitudes que o parceiro gostaria que tivesse com ele.
*      Na hora em que surge um novo amigo, sem ser do casal.
*      Se o parceiro está demostrando algum tipo de conflito e fica em silencio sem dizer o que sente.
Poderia enumerar muitas outras situações que normalmente fomentam ou despertam ciúme, mas essas são suficientes para fazermos uma analise e concluirmos que, em todas elas, existe um ponto em comum:  o fato de não se ter controle sobre as ações e os pensamentos do outro; de não admitir que o outro é um ser individual, autônomo e que sua individualidade precisa ser respeitada. Estar com amigos, conhecer gente nova, presentear, receber elogios, ficar em silêncio e tantas outras situações não significam, necessariamente, que o amor ou a relação estejam em perigo.
Nada impede que façamos perguntas à pessoas que amamos, não com o intuito de contrá-la, mas para participar mais de sua vida, ou até evitar que os monstro da imaginação criem historias fantásticas. Em alguns casos, as atitudes do outro que nos incomodam são a mesma que desejamos ter, mas que, por nossos bloqueios internos, não atuam.

¹ Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
Contato: edu.com28@yahoo.com.br
³ Fonte imagem :http://doutissima.com.br/content/uploads/2013/12/tumblr

Written by Eduardo Campos all rights reserved.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pareço o Ultraje a Rigor. Hehehehehe! Mas eu me mordo de ciúme... Brincadeira. Mas sério agora. Ciúme tem seus prós e contras por causa da desconfiança.

Paulo - disse...

Infelizmente sou assim. Sempre controlador, ciumento e possessivo. Isso é muito ruim e para mim está sendo difícil lidar com tal situação.

Emilinha disse...

Meu namorado também é assim como vc, e eu sofro demais com isso vc ñ imagina o quanto isso machuca no próximo. Te desejo felicidades e peço a Deus q ajude meu namorado tbm por que se não o jeito vai ser terminar, jogar 4 anos de namoro fora por coisas banais. Fique com Deus meu amigo e melhoras pra vc. Bjjsss me identifiquei com seu comentário.

Paulo disse...

Na verdade tais sentimentos começam a fazer mal a nós mesmos. E, lógico prejudica muito a pessoa que amamos, não é fácil deixar/abandonar uma personalidade que foi aprendida durante toda uma vida. Estou confiando em Deus para obter cura interior e procurando compreender-me, aceitar-me e amar-me. Acho que isso vai ajudar bastante. Grande abraço pra você e torço para que seu relacionamento dê certo.

Anônimo disse...

li o seu texto e gostei acho que vai me fazer bem, eu sofro deste descontrole emocional to com aquela piração. isso porque amo demais a pessoa que estava comigo. digo isto porque sufoquei ele demais com cíume doentio .agora que eu perdi to sofrendo muito. vou fazer um tratamento. fé em deus sei que vai me ajudar.

Anônimo disse...

Eu assumo- me ciumenta…..demais, li todo o texto e eu mesma muitas vezes penso, sou ciumenta! ja tive relaçoes anteriores q acabaram por estes meus ciumes,mas eu nao consigo controlar,penso sempre vou ter calma e nao vou fazer ou ser assim,mas é algo que quando dou conta ja está feito....

Anônimo disse...

O ciume é uma praga, destrói qualquer relacionamento. O pior é que a pessoa ciumenta, obsessiva, dominadora e possessiva pensa que seu comportamento é normal, justo, necessário, só que ele tem justamente o efeito contrário. Se ele ou ela quer se livrar de "ameaças" vasculhando a vida do companheiro (a) ou invadindo sua privacidade, acaba empurrando o companheiro (a) para outros braços e estimulando o companheiro (a) a infidelidade (digo infidelidade porque em relacionamentos não há traição, porque nada ou ninguém é de ninguém, porque ninguém é objeto para ser posse de quem quer que seja, por mais que se goste dessa pessoa com quem se convive).

Anônimo disse...

No meu relacionamentos anteriores fui traída em todos, tenho um trauma horrível de traição, na época num tinha ciúmes e fui traída, agora com medo de perder sempre me vejo inferior, preciso de ajuda, estou desempregada, tudo ao mesmo tempo, por favor me indique um livro. fico no aguarde.

Arquivo do blog

COMENTÁRIOS - PITACOS - SUGESTÕES - ELOGIOS

Vejam o que os visitantes dizem do educar para humanidade.


Noosssaaa... o seu blog e um espetáculo Edu. Ou melhor vc e isso tudo. Um grande beijo de quem gosta muito de você.
Patrícia

Adorei esse blog, parabéns,contém muitas dicas úteis e interessantes. Que Deus te abençoe e q vc possa a vir dar mais dicas . Fica com Deus! O seu blog ....é show.
Julianne


Este Site é ótimo,e acredito que estas postagem ajudará , vários casamentos, parabéns pela iniciativa.
Carlos Alberto

Imagina que quando uma amiga me falou de você edu confesso que não acreditei. Será que ainda existem homem assim? Perguntei. Mas Quando vi você pela primeira vez fiquei encantada com o seu jeito de ser, te achei uma pessoa muito,muito, muito, maravilhosa, amiga, verdadeira, prestativa, séria... Quando eu conheci fiquei encantada com sua beleza, personalidade, caráter...Admiro demais você, na verdade me considero Sua fã número 1... Adoro ler seus textos aqui no blog. Assistir suas palestras um show de informação.
Hoje tenho certeza que és é uma pessoa muito especial pra mim pois ajudou e me ajuda muitoé um amor de pessoa ...você pode contar comigo pro que der e vier estou sempre disponível pra você viu meu lindo...Você é uma pessoa da minha extrema confiança Da sua eterna Amiga que te ama muito e te quer muito bem com carinho, amor e saúde bjos......
Priscila


Esse site esta de parabéns adorei tudo que vi por aki@!!! tudo de bom.
Anônimo

Poxa, ta bem legal seu texto, parabens.
Fernanda


Essas dicas eram o que eu precisava para tirar uma duvidazinha. Obrigado ao blog que eh um espetáculo.
Juliani


Eu acabei de ler sua mensagem sobre como manter um relacionamento e tem muitas coisas que estão acontecendo comigo, obrigado pelo blog e as dicas que vão me ajudar com certeza.
Ana

Eduardo pessoas como você, ajuda a escrever a historia da vida com muito mais amor, carinho e humildade, que bom que você existi... parabens pelo seu blog. Sempre vou admirá-lo... Que Deus te abençoe sempre.
Josi


Esse blog é realmente muito completo, tudo o que eu preciso tem aqui, só queria saber como fazer boas preliminares, rs. Mas tudo o que eu imagino tem aqui, é um site perfeito. Parabéns!
Adriana

Eduardo quando te vi pela primeira vez tive a certeza de ter encontrado uma pessoa especial, com a alma serena e doce ao mesmo tempo. Você é um ser iluminado por Deus e com uma missão muito especial. Gosto de estar com você de poder compartilhar meus "segredos" contigo e dividir minhas "angustias" principalmente pelo blog.
Lembre que você sempre poderá contar comigo a todo instante que precisar...pois estarei sempre aqui para te falar o quanto você é especial pra mim!!!!!!!!milhões de beijos carinhosos pra vc viu meu lindo!!!!!!
Josenilda

Como sempre Edu, uma ótima postagem. Fico feliz em saber do seu esforço em ajudar a humanidade escrevendo coisas significante aqui no blog,. Beijos com afeto.
Lindomar



Oi Eduardo, que blog massa, parabéns lindo, me visita se puder tá? , agradeço. Um grande abraço,
Erika.


Nossa, amei seu blog Eduardo, pricipalmente as postagem sobre os inimigos e amigos do orgasmo, quantas informações interessantes. Parabéns.
Karla luane


Estou adorando visitar seu blog! Parabéns pelo blog e pelos resultados já conquistados, isso que você faz é muito importante! Abraços.
Viviane


Parabéns pela criatividade e mais ainda pela continuidade dos textos sobre relacionamentos. Parabéns!
Junior


Ola. Ótimo seu blog. Adorei o post parabéns. A minha namorada é enfermeira e adorou suas palestra, abraços.
Joel santos

Ei Edu! Gostei muito do que escreve e como escreve. Gostaria de trocar figurinhas comigo?
Pedro


Eduardo Gostaria de acompanhar seu blog, é muito bacana seus texto. Me ajuda sou pouco leigo.
André


Muito bom o seu blog...Provavelmente eu deva voltar por aqui mais vezes, sucesso eduardo.
Anônimo


O blog é excelente e a escritor inteligente na medida certa. Parabéns pelo seu trabalho.
Elza


Eduardo Indiquei seu blog a vários amigos, é tão bom achar um Blog que nos descontrai ao mesmo tempo nos sinalizem coisas boas assim.
Márcia lima


Eduardo, querido... seu blog é realmente demais. Demais! Correto, comunicativo, educacional, sensível, genial! to muito orgulhosa de vc ter postado um texto de minha autoria aqui, valeu!
Patrícia

Eduardo o texto e as perguntas foram bem elaboradas e respondidas, mostrando claramente os problemas sexuais, bem como os caminhos para iniciar um tratamento. Atualmente se faz muito necessário este tema tendo em vista o alto índice de apelo sexual passado pelas mídias para as pessoas. Parabéns.
Anônimo


Meu querido Eduardo, parabéns pelo post esclarecedor, aliás tudo o que você escreve é de muita qualidade.parabéns.
Augusto


Eduardo, você fala desse tema de maneira tão natural, que nos dá a exata dimensão do assunto que estás tratando. Parabéns.Gosto muito de seu blog.Abraços
Walter


Muito bom esse pequeno artigo esta de parabéns colega.
Anônimo


Olá Eduardo seus artigos são muito bons, gosto principalmente da maneira franca como você escreve. As dicas estão perfeita, agora é ler e praticar. Abraços e bom fds.
Pedro Paulo


Um elogio curto e sincero: UAU! OTIMO! PERFEITO!
Anônimo


Adorei as perguntas! Amei todas as respostas! Foi perfeito me ajudou a entender o que esta acontecendo comigo, obrigado edu.
Anônimo

Excelente artigo. Alto padrão como sempre, parabéns eduardo!
Anônimo


Didático com sempre. Nunca usando de pornografia. Esse é o educar para humanidade.adoro acompanhar suas postagens.
Amadinha


Oi edu!! Boa noite !!! passando para conferir as ultimas postagem do blog... como sempre parabéns vc é tudo de bom!!!
Natalia


Ótimo conteúdo Eduardo, os temas escolhido é de muito bom gosto!!! parabéns pelo blog!!!
Gustavo

Gostei bastante do texto, não conhecia o seu blog, é excelente!
Marcos

Parabéns eduardo ! Seus posts são sempre atuais, instrutivos e com extrema qualidade e bom gosto na escolha dos temas e sua inteligente maneira de abordá-los. É com muito gosto que leio sempre seu blog. Abraços !!!
Eliane Almeida


Oi Edu, Autoconhecimento da sexualidade feminina, Que texto excelente, todos os homens devem ler isso, com certeza.abraços, valeu .
Anônimo

Puxa!educar para humanidade. Isso que é um belo manual! Adorei o seu blog. Sempre que passo por aqui aprendo mais e mais... Continue esse trabalho excelente. Parabéns pelo artigo, nota 10. Bjo
Leila Cristina







Ciclo de Palestras e Seminários nas áreas de Educação e Saúde para 2015



TEMAS EM EDUCAÇÃO
Avaliação da aprendizagem no século XXI.
O papel do professor: Transformando informação em conhecimento.
As muitas faces da profissão Docente.
Alfabetização e Letramento: os desafios contemporâneos.
Oralidade e Escrita: Dificuldade de ensino-apredizagem na alfabetização.
A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
O Brincar e a Matemática
A proposta dos PCNS e sua relevância na formação dos cidadãos.
Um dialogo entre a psicopedagogia e a educação.
Direitos e Deveres da Criança.
Autoridade e Autoritarismo na Sala de Aula:Repensando a relação professor-aluno
Violência em casa: reflexo na escola. Como disciplinar sem bater?
Como trabalhar as relações humanas para prevenir a violência contra criança no ambiente familiar / escolar.
Família e Escola: educar é uma tarefa de todos.
Ética e Cidadania.

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO ESCOLAR

A Síndrome de Burnout : Como vai a Saúde do professor na Educação Infantil ?
Saúde Bucal (escovação e higiene).
Higiene e Saúde do escolar.
Alimentação: A obesidade e os transtornos alimentares.
Saúde e meio ambiente.
A importância do sono na vida do ser humano.
O que toda a criança precisa saber sobre segurança.
E agora: O que eu faço? Primeiros socorros.
As principais doenças da infância.
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
AIDS/HIV

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE FAMILIAR

Lute pela vida: diga não as drogas.
Alcoolismo, tabagismo e suas conseqüências.
Hipertensão e dislipidemias.
O que todo diabético precisa saber.
Ficar amarelo pra que? Hepatite tem prevenção.
Fique ligado: hanseníase tem cura.
Prevenção do câncer: caminho para saúde.
Saúde bucal não tem idade.
Prevenção da violência contra idoso.
Mulher com saúde é mais mulher.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescente.
Infância perdida: prostituição infantil.
Sexualidade na escola: Como forma o filho para a vida sexual.
Sexualidade na adolescência.
Gravidez na adolescência.
Aborto e suas conseqüências.
Previna-se use camisinha.
Profissão criança: trabalho infantil isso não tem futuro.

E-mail: edu.com28@yahoo.com.br





Mensagens do Bem