quarta-feira, 15 de abril de 2015

Coisas que você nunca deve dizer a alguém com depressão


“Todo mundo fica triste às vezes, mas a depressão envolve um período prolongado de desespero e falta de interesse em atividades ou coisas que a pessoa costumava gostar.”
Debra Kissen

Tudo bem você querer ajudar, mas é bom tomar cuidado: certos comentários são bastante dolorosos pra quem está deprimido. Veja a seguir nove coisas que você deve evitar dizer (e o que pode falar para ajudar).

1. “Eu sei como você se sente.”
Você pode estar tentando se colocar no lugar do outro, mas “quando alguém está sofrendo e não consegue se dar conta disso, tal comentário não valida seus sentimentos”, afirma Dr. Kissen. “Mesmo que você já tenha passado por um surto de depressão clínica, todo mundo experimenta a depressão de forma diferente.”       
Dica: Ao invés disso, diga algo como “Não consigo sentir o que você está sentindo, mas estou aqui pra você”. Isto mostra sua vontade de dividir a dor, e não de fugir dela.      

2. “Todo mundo tem dias ruins.”
“Não se trata de ter um dia ruim”, garante Chrils Kilmartin, PhD e professor de psicologia da Universidade de Mary Washington, em Fredericksburg. “Se trata de ter mais dias ruins por semanas ou até mais tempo. Começa a afetar o emprego, os estudos e os relacionamentos. ” 
Dica: Procure focar no fato que você está pronto para ouvir, dizendo algo como “me ajude a entender como você se sente”. Em seguida, ouça. Escute sem dispensar a intensidade das emoções da pessoa.         

3. “Por que você tem que ser depressivo?” 
Você pode pensar que está ajudando ao apontar motivos para a pessoa ser grata, como ter filhos saudáveis ou uma casa linda. “Mas ela pode estar pensando, ‘eu deveria ser mais agradecida, e me sinto culpada de não conseguir me abrir’”, explica Dr. Kissen. Em vez de mencionar por que o indivíduo deveria estar feliz, faça algo junto com ele (mesmo que a pessoa diga que não vai gostar). Saia para uma caminhada ou tente um novo restaurante.
Dica: “Mantenha o outro conectado com atividades que gostava antes da depressão chegar”, explica Dr. Kissen. É claro que atividades não curam depressão, mas podem evitar que o deprimido se feche socialmente, o que pode piorar as coisas.        


4. “Outras pessoas aguentam coisas piores que você.”
Como provavelmente ela já pensou nisso, pode achar que não tem direito de se sentir mal. “Este tipo de comentário desmerece sua situação e parece dizer ‘não, você não se sente assim’”, salienta Helen Friedman, PhD em psicologia clínica de St. Louis. Além disso, a questão não diz respeito a outras pessoas: e sim à situação que o indivíduo está enfrentando.
Dica: Uma abordagem melhor é perguntar “como posso te ajudar?” ou lembrar: “se você quiser conversar, me avise.”        

5. “Por que você não arranja um hobby/aula de yoga/chá de camomila.” 
“A voz da depressão diz à pessoa se voltar para dentro. Você está sugerindo que ela faça o contrário”, afirma Sally Winston, psicóloga e co-diretora do Instituto dos Distúrbios do Estresse e Ansiedade de Maryland, Towson. Mas estas ofertas podem ser úteis quando você incentiva a pessoa a participar junto com você.
Dica: Tente reformular: “Enquanto você está se sentindo terrível, por que não fazemos isto juntos?”  Estar com a pessoa que se ama quando ela está passando por um momento de dor prova que estar junto dela não é um fardo pra você – um dos maiores medos que muitos deprimidos têm.


6. “É tudo coisa da sua cabeça.”
Talvez você não queira ser rude, mas este comentário soa como uma desconsideração. “Eduque-se sobre depressão”, recomenda Dr. Friedman. “É uma condição médica real. Você não diria a alguém com câncer que está tudo na cabeça dela.” 
Dica: Ao invés de botar o outro pra baixo pelo que ele está sentindo, diga algo como “estou feliz por você ter me contado”, ou simplesmente escute, não diga nada. “Às vezes não há nada mais poderoso do que estar absolutamente presente”, garante Dr. Friedman. 


7. “Por que você não consegue se livrar disso?” 
Talvez você esteja frustrado pelo que percebe na falta de vontade da pessoa em se sentir melhor ou buscar ajuda. Mas ninguém escolhe ficar deprimido. “A depressão distorce a perspectiva do indivíduo, então ele sente que nada vai mudar e que jamais pode tornar as coisas melhores”, afirma Dr. Winston. “A voz da depressão é uma barreira constante de desesperança, culpa e inutilidade, portanto tranquilize seu amigo de que se tratam de sentimentos, não fatos.” 
Dica: Esteja presente para ajudá-lo a se sentir menos sozinho.


8. “Você não pode tomar uns antidepressivos e acabar logo com isso?”
Não existe solução única para todas as situações, como “meu primo tomou um antidepressivo e funcionou pra ele”. Uma vez que somos indivíduos, os tratamentos devem ser individualizados. “É mais sensato perguntar ‘O que você tentou até agora?’”, sugere Dr. Winston. Tudo bem sugerir terapia, desde que você não seja pejorativo.
Dica: Diga algo como “estou preocupado com você. Imagino se não existe uma forma de ajudar”.           


9. “Por favor não se machuque.”
“É melhor perguntar: ‘você já pensou em se machucar?’”, diz Dr. Kilmartin. Se a pessoa disser que sim (ou se descreve um lugar, momento ou maneira que faria), tome atitude imediata:
Dica: ligue para o terapeuta ou médico dele(a) ou para um familiar. Estar em segurança é o primeiro passo para que o indivíduo tenha a ajuda que precisa. 

¹ Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
Contato: edu.com28@yahoo.com.br
² Fonte texto : http://www.womansday.com/sex-relationships/friendship/how-to-help-a-depressed-friend
³ Fonte imagem : http://scienceblogs.com.br/socialmente/files/teaser-depress%C3%A3o
Referência: Por Danilo Barba
Written by Eduardo Campos all rights reserved.



5 comentários:

Claudinha disse...

Eduardo você não imagina como esse assunto esta sendo importante para mostra na nossa família agora… vou passar o link pra muitos deles lerem e entenderem a importância de um apoio neste momento… vale a pena… Muito boa a essas dicas ! bjs

Anônimo disse...

Demais sua matéria. Será imprescindível para muitos que passam ou estejam passando por isso na família ou com amigos . Realmente é uma doença que chega de mansinho, mas que causa uma destruição. Parabéns pelo alerta, sei que vai ajudar muita gente!

Anônimo disse...

Parabéns! Adorei a matéria sobre depressão. Seu blog esta muito “bacana”!!! bjs

Anônimo disse...

Eu ja vivi essa situação e sei o quanto é difícil ou quase impossível administrar sem a ajuda de um profissional da área Graças a Deus e a ajuda de um profissional e de minha família hoje me sinto muito bem estou ótima. Ainda existem pessoas que acham que todo mundo que trata com psiquiatra é doido , não é isso , não precisa ter vergonha .Se você está precisando vá em frente e boa sorte.

Telma disse...

Legal falar sobre esse assunto, já que para algumas pessoas, é frescura ou preguiça. Tem que ser bem divulgado essa pagina, as pessoas tem vergonha de dizer que tem e sofrem sozinhas. Parabéns pelo texto Edu.

Arquivo do blog

COMENTÁRIOS - PITACOS - SUGESTÕES - ELOGIOS

Vejam o que os visitantes dizem do educar para humanidade.


Noosssaaa... o seu blog e um espetáculo Edu. Ou melhor vc e isso tudo. Um grande beijo de quem gosta muito de você.
Patrícia

Adorei esse blog, parabéns,contém muitas dicas úteis e interessantes. Que Deus te abençoe e q vc possa a vir dar mais dicas . Fica com Deus! O seu blog ....é show.
Julianne


Este Site é ótimo,e acredito que estas postagem ajudará , vários casamentos, parabéns pela iniciativa.
Carlos Alberto

Imagina que quando uma amiga me falou de você edu confesso que não acreditei. Será que ainda existem homem assim? Perguntei. Mas Quando vi você pela primeira vez fiquei encantada com o seu jeito de ser, te achei uma pessoa muito,muito, muito, maravilhosa, amiga, verdadeira, prestativa, séria... Quando eu conheci fiquei encantada com sua beleza, personalidade, caráter...Admiro demais você, na verdade me considero Sua fã número 1... Adoro ler seus textos aqui no blog. Assistir suas palestras um show de informação.
Hoje tenho certeza que és é uma pessoa muito especial pra mim pois ajudou e me ajuda muitoé um amor de pessoa ...você pode contar comigo pro que der e vier estou sempre disponível pra você viu meu lindo...Você é uma pessoa da minha extrema confiança Da sua eterna Amiga que te ama muito e te quer muito bem com carinho, amor e saúde bjos......
Priscila


Esse site esta de parabéns adorei tudo que vi por aki@!!! tudo de bom.
Anônimo

Poxa, ta bem legal seu texto, parabens.
Fernanda


Essas dicas eram o que eu precisava para tirar uma duvidazinha. Obrigado ao blog que eh um espetáculo.
Juliani


Eu acabei de ler sua mensagem sobre como manter um relacionamento e tem muitas coisas que estão acontecendo comigo, obrigado pelo blog e as dicas que vão me ajudar com certeza.
Ana

Eduardo pessoas como você, ajuda a escrever a historia da vida com muito mais amor, carinho e humildade, que bom que você existi... parabens pelo seu blog. Sempre vou admirá-lo... Que Deus te abençoe sempre.
Josi


Esse blog é realmente muito completo, tudo o que eu preciso tem aqui, só queria saber como fazer boas preliminares, rs. Mas tudo o que eu imagino tem aqui, é um site perfeito. Parabéns!
Adriana

Eduardo quando te vi pela primeira vez tive a certeza de ter encontrado uma pessoa especial, com a alma serena e doce ao mesmo tempo. Você é um ser iluminado por Deus e com uma missão muito especial. Gosto de estar com você de poder compartilhar meus "segredos" contigo e dividir minhas "angustias" principalmente pelo blog.
Lembre que você sempre poderá contar comigo a todo instante que precisar...pois estarei sempre aqui para te falar o quanto você é especial pra mim!!!!!!!!milhões de beijos carinhosos pra vc viu meu lindo!!!!!!
Josenilda

Como sempre Edu, uma ótima postagem. Fico feliz em saber do seu esforço em ajudar a humanidade escrevendo coisas significante aqui no blog,. Beijos com afeto.
Lindomar



Oi Eduardo, que blog massa, parabéns lindo, me visita se puder tá? , agradeço. Um grande abraço,
Erika.


Nossa, amei seu blog Eduardo, pricipalmente as postagem sobre os inimigos e amigos do orgasmo, quantas informações interessantes. Parabéns.
Karla luane


Estou adorando visitar seu blog! Parabéns pelo blog e pelos resultados já conquistados, isso que você faz é muito importante! Abraços.
Viviane


Parabéns pela criatividade e mais ainda pela continuidade dos textos sobre relacionamentos. Parabéns!
Junior


Ola. Ótimo seu blog. Adorei o post parabéns. A minha namorada é enfermeira e adorou suas palestra, abraços.
Joel santos

Ei Edu! Gostei muito do que escreve e como escreve. Gostaria de trocar figurinhas comigo?
Pedro


Eduardo Gostaria de acompanhar seu blog, é muito bacana seus texto. Me ajuda sou pouco leigo.
André


Muito bom o seu blog...Provavelmente eu deva voltar por aqui mais vezes, sucesso eduardo.
Anônimo


O blog é excelente e a escritor inteligente na medida certa. Parabéns pelo seu trabalho.
Elza


Eduardo Indiquei seu blog a vários amigos, é tão bom achar um Blog que nos descontrai ao mesmo tempo nos sinalizem coisas boas assim.
Márcia lima


Eduardo, querido... seu blog é realmente demais. Demais! Correto, comunicativo, educacional, sensível, genial! to muito orgulhosa de vc ter postado um texto de minha autoria aqui, valeu!
Patrícia

Eduardo o texto e as perguntas foram bem elaboradas e respondidas, mostrando claramente os problemas sexuais, bem como os caminhos para iniciar um tratamento. Atualmente se faz muito necessário este tema tendo em vista o alto índice de apelo sexual passado pelas mídias para as pessoas. Parabéns.
Anônimo


Meu querido Eduardo, parabéns pelo post esclarecedor, aliás tudo o que você escreve é de muita qualidade.parabéns.
Augusto


Eduardo, você fala desse tema de maneira tão natural, que nos dá a exata dimensão do assunto que estás tratando. Parabéns.Gosto muito de seu blog.Abraços
Walter


Muito bom esse pequeno artigo esta de parabéns colega.
Anônimo


Olá Eduardo seus artigos são muito bons, gosto principalmente da maneira franca como você escreve. As dicas estão perfeita, agora é ler e praticar. Abraços e bom fds.
Pedro Paulo


Um elogio curto e sincero: UAU! OTIMO! PERFEITO!
Anônimo


Adorei as perguntas! Amei todas as respostas! Foi perfeito me ajudou a entender o que esta acontecendo comigo, obrigado edu.
Anônimo

Excelente artigo. Alto padrão como sempre, parabéns eduardo!
Anônimo


Didático com sempre. Nunca usando de pornografia. Esse é o educar para humanidade.adoro acompanhar suas postagens.
Amadinha


Oi edu!! Boa noite !!! passando para conferir as ultimas postagem do blog... como sempre parabéns vc é tudo de bom!!!
Natalia


Ótimo conteúdo Eduardo, os temas escolhido é de muito bom gosto!!! parabéns pelo blog!!!
Gustavo

Gostei bastante do texto, não conhecia o seu blog, é excelente!
Marcos

Parabéns eduardo ! Seus posts são sempre atuais, instrutivos e com extrema qualidade e bom gosto na escolha dos temas e sua inteligente maneira de abordá-los. É com muito gosto que leio sempre seu blog. Abraços !!!
Eliane Almeida


Oi Edu, Autoconhecimento da sexualidade feminina, Que texto excelente, todos os homens devem ler isso, com certeza.abraços, valeu .
Anônimo

Puxa!educar para humanidade. Isso que é um belo manual! Adorei o seu blog. Sempre que passo por aqui aprendo mais e mais... Continue esse trabalho excelente. Parabéns pelo artigo, nota 10. Bjo
Leila Cristina







Ciclo de Palestras e Seminários nas áreas de Educação e Saúde para 2015



TEMAS EM EDUCAÇÃO
Avaliação da aprendizagem no século XXI.
O papel do professor: Transformando informação em conhecimento.
As muitas faces da profissão Docente.
Alfabetização e Letramento: os desafios contemporâneos.
Oralidade e Escrita: Dificuldade de ensino-apredizagem na alfabetização.
A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
O Brincar e a Matemática
A proposta dos PCNS e sua relevância na formação dos cidadãos.
Um dialogo entre a psicopedagogia e a educação.
Direitos e Deveres da Criança.
Autoridade e Autoritarismo na Sala de Aula:Repensando a relação professor-aluno
Violência em casa: reflexo na escola. Como disciplinar sem bater?
Como trabalhar as relações humanas para prevenir a violência contra criança no ambiente familiar / escolar.
Família e Escola: educar é uma tarefa de todos.
Ética e Cidadania.

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO ESCOLAR

A Síndrome de Burnout : Como vai a Saúde do professor na Educação Infantil ?
Saúde Bucal (escovação e higiene).
Higiene e Saúde do escolar.
Alimentação: A obesidade e os transtornos alimentares.
Saúde e meio ambiente.
A importância do sono na vida do ser humano.
O que toda a criança precisa saber sobre segurança.
E agora: O que eu faço? Primeiros socorros.
As principais doenças da infância.
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
AIDS/HIV

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE FAMILIAR

Lute pela vida: diga não as drogas.
Alcoolismo, tabagismo e suas conseqüências.
Hipertensão e dislipidemias.
O que todo diabético precisa saber.
Ficar amarelo pra que? Hepatite tem prevenção.
Fique ligado: hanseníase tem cura.
Prevenção do câncer: caminho para saúde.
Saúde bucal não tem idade.
Prevenção da violência contra idoso.
Mulher com saúde é mais mulher.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescente.
Infância perdida: prostituição infantil.
Sexualidade na escola: Como forma o filho para a vida sexual.
Sexualidade na adolescência.
Gravidez na adolescência.
Aborto e suas conseqüências.
Previna-se use camisinha.
Profissão criança: trabalho infantil isso não tem futuro.

E-mail: edu.com28@yahoo.com.br





Mensagens do Bem