sábado, 30 de maio de 2015

Ela só come bobagem! Alimentação Infantil: Mocinhos ou vilões?


 Minha mãe vive dando doces e salgadinhos para minha filha. Como consigo reverter essa situação?

Pense com Edu! A relação com os avós é delicada. Os avós são pais sem culpa. Como fazem tudo para agradar, formam uma aliança permissiva com a criança. Muitas vezes contradizem os conselhos da mãe e oferecem guloseimas proibidas às escondidas. Não agem assim por mal, mas por falta de conhecimento. Eles precisam entender que os netos podem adoecer se permanecerem nesse estilo de vida. Quando isso ocorre, tendem a colaborar.
 A obesidade, hoje, é um problema grave de saúde pública. Uma criança obesa é mais propensa a hipertensão, diabetes e doenças do coração e tem 80% de probabilidade de se tornar um adulto obeso. Por isso, quanto mais cedo mudar os hábitos, melhor. Comece observando a qualidade da alimentação de sua filha.
Nos últimos 20 anos, a dieta dos brasileiros piorou drasticamente com a invasão dos fast-foods e dos produtos congelados. De preparo fácil e com mais apelo, os pratos prontos se tornaram uma opção prática, embora nada saudável. Para completar, muitas mães se sentem culpadas por deixar os filhos em casa enquanto trabalham e compensam essa ausência recheando a despensa com salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes ou permitindo que eles ingiram apenas o que têm vontade.
O sedentarismo é outro ponto crítico. Por causa da violência das grandes cidades, os pais se sentem mais tranquilos ao manter os filhos confinados, diante da “televisão” “Computador” “tablete” ou jogando videogame. Assim, sem brincadeiras ao ar livre, a criança perde a oportunidade de queimar naturalmente calorias.
A atividade física proporcionada pelas escolinhas de esportes, em geral de uma ou duas horas semanais, não é suficiente para trazer equilíbrio de vida. Além disso, a TV transforma o comer num ato mecânico.  A criança não olha a comida, não sente prazer, come compulsivamente, sem controle e sem critério.
É fundamental, portanto, que faça as refeições num ambiente apropriado, onde nada a distraia. Imponha um limite para o número de horas diante da televisão ou do computador e retire o aparelho da copa, da cozinha. Se ela quiser assistir a algum programa, deve fazê-lo antes ou depois das refeições. Nunca simultaneamente.
Incentive-a brincar num espaço seguro com os amigos. Ela vai gastar energia e ampliará os vínculos sociais. Não é o caso de adotar uma dieta espartana nem de receitar remédios. Proibição e castigo definitivamente não funcionam.
A solução está na reeducação alimentar. Sua filha precisa aprender a diminuir a quantidade e a melhorar a qualidade da alimentação. Não cabe aos pais controlar o que a criança come, mas dar estrutura para que se alimente melhor. Devem fazer compras no supermercado mais saudáveis e cortar frituras, empanados, creme de leite e o excesso de refrigerante do cardápio.
O prato tradicional do brasileiro, com arroz, feijão, salada, legume uma carne e frutas, é excelente. Possui proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e sais minerais na medida ideal. Ofereça frutas na sobremesa e deixe os doces apenas para os finais de semana ( e numa quantidade em que eles terminem durante esses dois dias). Para beber, apenas suco de frutas sem açúcar. Diminua o óleo e aumente o sabor dos pratos usando temperos naturais no preparo.
É importante que todo esse processo ocorra sem cobranças. Deixe que ela coma em paz. Não desperdice os momentos que vocês passam juntas criando atritos sobre o assunto. Você perderá um tempo precioso de convivência e ela crescerá achando que comida e conflito são sinônimos. Só uma criança bem resolvida se empenha em colaborar. Essa mudança não ocorrerá se ela estiver ansiosa, carente ou vivendo em uma família desestruturada. Nesses casos, a probabilidade de compensar os problema comendo é grande. Por fim, é preciso dar o exemplo. A família inteira tem que adotar o mesmo cardápio. Não adianta quem faz o prato sentar à mesa e comer algo diferente do que foi servido à criança. O risco de todo o esforço se perder será enorme.

Finalizando para recomeçar

Alimentação Infantil: Mocinhos ou vilões?

Quando os hábitos alimentares da casa são investigados, muitas vezes vê-se que o resultado só poderia ser a obesidade infantil. Faltam verduras e legumes na mesa e horários fixos para as refeições. Sobra espaço para frituras e doces, dizem os médicos. Levantamento da Secretaria de Saúde do Estado, constatou que, das 35.173 crianças avaliadas, com idades entre 2 a 5 anos, 54,6% apresentaram alimentação inadequada. No lugar das frutas, leites, feijão, arroz, carnes, verduras e legumes as crianças recebiam complementos lácteos, ex: Refrigerantes, bolacha recheada, salgadinhos, batata frita.
Você já sabe, mas não custa alertar novamente: O que você compra e coloca na mesa que determinará se seu filho terá de brigar com a balança ou não.

Mocinhos ou vilões?
O sal, o açúcar e a gordura são essenciais ao desenvolvimento de seu filho, mas, na medida errada, podem trazer problemas de saúde
Sal
Benefícios:
*      O sódio é o principal componente do sal de cozinha.
*      Regular a atividade de água e sais, participando da contração muscular.
*      O sal também é importante para a transmissão de impulsos nervosos.
Malefícios:
*      O sódio é ingrediente de vários produtos industrializados, como salgadinhos, e serve como conservante.
*      O consumo excessivo pode causar edemas.
*      Problema de disfunção renal.
*      hipertensão infantil.
*      A recomendação para adultos é de 6 gramas de sal por dia, ou uma colher de chá. Hoje, beira 12 gramas. Crianças devem ingerir ainda menos.
Gorduras:
Benefícios:
*      Fazem bem no caso de bebês, a gordura encontrada no leite materno é usada na formação do sistema nervoso central.
Malefícios:
*      Obesidade infantil.
*      As gorduras saturadas aumentam o LDL, o colesterol ruim.  e elevam as calorias dos alimentos: bolacha recheada, sorvete, batata frita.
Açúcar
Benefícios:
*      O açúcar contribui com o fornecimento de energia para o organismo.
*      Os médicos incentivam o consumo positivo do açúcar, ou seja, daqueles que já estão presentes nos alimentos, como frutas, milho, arroz.
Malefícios:
*      O aumento de peso
*      Cáries dentárias.
*      Diabetes
*      Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, o que se sabe é que o adoçante pode provocar cáries e, se o número de doses diárias for alto, desencadear diarréia ou alergia.

O cronograma da alimentação da sua filha: O que ele deve comer?
Este raramente:
Alimentos pobres em nutrientes e riquíssimos em calorias, açúcar e gorduras. Exemplos: Refrigerantes, Hambúrguer, bolacha recheada, salgadinhos, batata frita, bala.
Estes, uma vez por semana:
Em pouca quantidade não fazem mal, mas o consumo deve ser controlado. Exemplos: Doce de leite, chocolate, brigadeiro, pizza, pipoca, queijo, maçarão instantâneo.
Estes, de três a quatro vezes por semana:
A preocupação aqui não é apenas com a frequência da alimentação, mas com a quantidade ingerida. Exemplos: bolo, ovo, iogurte, cereal, todinho, picolé, frutas, biscoito de maisena.
Estes, todos os dias:
Este reúne os alimentos que servem como base da dieta balanceada. Exemplo: frutas, leites, pão,  feijão, arroz, carnes, verduras e legumes

Pense com o Edu! – Crie Hábitos saudáveis, não restrições alimentares!

Olá queridos leitores! Seja bem-vindo ao meu blog. O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita. Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo. Quem desejar ou quiser comentar enviar perguntas, depoimento ou sugestões de tema ao blog, basta enviar um e-mail para nosso endereço eletrônico:  edu.com28@yahoo.com.br
Aguardamos sua participação. Um abraço fraterno a todos do amigo Eduardo Campos


¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : Zuleika salles cozzi halpern /Danielle Braga Chelini Pereira, coordenadora de ensino do Centro Tecnológico/ Instituto de Laticínios Cândido Tostes.
³ Fonte imagem :http://imguol.com/c/entretenimento/2013/12/05/atitudes-que-deseducam-os-filhos
Livro de Referência: Manual da Sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia e secretária geral da associação brasileira para o estudo da obsesidade (www.abeso.org.br).


Written by Eduardo Campos all rights reserved.

13 comentários:

Fátima disse...

Incrível com me encachei e vivo na pele todas as coisa citadas acima, valeu pela dica! Vou imprimir esse texto e levar pra minha mãe ver! Eduardo Já que você escreve tão bem (tenho acompanhado teus textos aqui no blog e também os comentários que são feitos, sempre com muito elogio e carinho) gostaria de pedir uma ajuda também! Bem que você poderia escrever de forma didática e simples sobre como disciplinar sem bater? O que achas?

Eduardo Campos disse...

Bom dia Fátima! Obrigado por acompanhar os textos aqui no blog e pelo elogio sincero! Seu pedido é uma ordem rs! Vou escrever um texto sobre disciplinar sem bater. É só aguardar ok!

Anônimo disse...

Hum, esse tema eu quero ler também rs. Parabéns por compartilhar e assunto e sua resposta aqui no blog, são informações importantíssima para saúde da família! Parabéns pelo texto simples e muito didático! VALEU!

Maria disse...

Eduardo Lendo uma pesquisa sobre alimentação infantil os especialista orientam que para começar tudo direitinho, é preciso comer à mesa acompanhando a criança!

Cristina disse...

Infelizmente estou fazendo errado, na minha casa é diferente todos os dias. Enquanto eu e meu esposo almoçamos à mesa, o meu filhos vê TV e almoça com a babá. Eduardo se ele fica com a gente, não comemos direito... Detalhe, sei que está errado, mas no corre-corre da vida é assim que acontece.

Eduardo Campos disse...

Cristina bom dia! Muito pertinente seu comentário “detalhes importantes’', com você diz. São esses detalhes a base da formação dos hábitos alimentares, se você acompanha seu filho na hora da refeição, por exemplo, além de ver como ele está se comportando e quais alimentos ingere, ainda poderá ensiná-lo a comer bem, mostrando como se faz. É isso mesmo: não adianta dizer que tal alimento (ex: Brócolis ou cenoura) faz bem para a saúde e é gostoso se você não colocá-lo na boca.

Fernanda disse...

Eduardo minha amiga me contou uma história que seria engraçada, mas que não serve aqui como exemplo, apenas divulgando para contextualizar a sua resposta no comentário acima. “Ela não gosta de verduras. Então, não compra. Quando foi almoçar na casa da sogra, sua filha se surpreendeu ao ver a avó comendo alimentos 'verdes'. A mãe conta que a menina disse: 'Vó, não come isso não, é grama. Isso é comida de coelho. Você vai ficar com dor de barriga.' A postura da filha reflete os hábitos alimentares da família”.

Eduardo Campos disse...

Obrigado Fernanda! Lendo seu comentário, já fui pensando numa dica, rs! Seria, ou melhor, é importante manter certos “rituais”, como preparar os alimentos juntos ou colocar a mesa direito, para estimular os bons hábitos alimentares. 'Se a criança participa dessas atividades, fica mais predisposta a comer o que é oferecido. Assim, se seu filho não aceita verduras de jeito nenhum, tente fazer com que ele acompanhe o preparo da salada e, muito provavelmente, não reclamará de comer aquilo que ele mesmo fez.

Carmem disse...

A hora da refeição em casa parece uma novela. Minha filha mais velha foge e serra os dentes pra não comer. A mais nova chora entre uma colherada e outra. E, no meio desse fogo cruzado, tento acalmar os ânimos para não brigar e conseguir ter refeições em paz, como deveria ser sempre...

Eduardo Campos disse...

Parabéns Carmem pelo seu comentário e claro pela paciência que você vivencia na hora da sua refeição... É claro que a hora da refeição não pode se tornar um momento de briga constante, mas persistência é fundamental. Fazer com que suas filhas se acostumem a novos sabores é uma tarefa que leva semanas. “'Quando for dar um novo alimento, apresente-o em pequenas quantidades e repetidamente, para a criança poder se acostumar com o gosto”, 'Boa parte dos adultos, por exemplo, não gosta de tipos de comidas de cara. Eles se acostumam aos poucos, e é assim que acontece com os pequenos.' Ou seja, se sua filha reclamar da abobrinha na primeira vez, espere alguns dias e ofereça de novo. Tente também novas formas de preparo do alimento. Na quinta vez, ele reclamará menos.

Carmem disse...

Obrigado pelas dicas Eduardo, você poderia montar um manual de etiquetas para os pequenos, suas orientações são perfeitas. Abraços

Eduardo Campos disse...

Obrigado pela dica Carmem! Seu pedido é uma ordem rs! Vou pensar nessas etiquetas! Rs. É só aguarda ok!

Eliana Peixoto disse...

Edu, Como todos os outros textos seu, esse também não foge da excelência. Desenvolver bons hábitos alimentares é sem sombra de dúvidas uma tarefa importante e desafiadora da família. Desde pequena a criança precisa se "educada" para isso. E seu texto trás perfeitamente as orientações para este sucesso. Destaco também como você já sinalizou em alguns comentários, a necessidade de se fazer as refeições em família e à mesa.Precisa que a criança se habitue a um horário marcado para as refeições e que seja feita com sua família. Lembrando sempre que somos aquilo que comemos... Seu texto deixa a dica, mas fica também esse grande desafio para a família de hoje. Parabéns Edu pela valiosa contribuição que nos oferece pelo seu blog.

Arquivo do blog

COMENTÁRIOS - PITACOS - SUGESTÕES - ELOGIOS

Vejam o que os visitantes dizem do educar para humanidade.


Noosssaaa... o seu blog e um espetáculo Edu. Ou melhor vc e isso tudo. Um grande beijo de quem gosta muito de você.
Patrícia

Adorei esse blog, parabéns,contém muitas dicas úteis e interessantes. Que Deus te abençoe e q vc possa a vir dar mais dicas . Fica com Deus! O seu blog ....é show.
Julianne


Este Site é ótimo,e acredito que estas postagem ajudará , vários casamentos, parabéns pela iniciativa.
Carlos Alberto

Imagina que quando uma amiga me falou de você edu confesso que não acreditei. Será que ainda existem homem assim? Perguntei. Mas Quando vi você pela primeira vez fiquei encantada com o seu jeito de ser, te achei uma pessoa muito,muito, muito, maravilhosa, amiga, verdadeira, prestativa, séria... Quando eu conheci fiquei encantada com sua beleza, personalidade, caráter...Admiro demais você, na verdade me considero Sua fã número 1... Adoro ler seus textos aqui no blog. Assistir suas palestras um show de informação.
Hoje tenho certeza que és é uma pessoa muito especial pra mim pois ajudou e me ajuda muitoé um amor de pessoa ...você pode contar comigo pro que der e vier estou sempre disponível pra você viu meu lindo...Você é uma pessoa da minha extrema confiança Da sua eterna Amiga que te ama muito e te quer muito bem com carinho, amor e saúde bjos......
Priscila


Esse site esta de parabéns adorei tudo que vi por aki@!!! tudo de bom.
Anônimo

Poxa, ta bem legal seu texto, parabens.
Fernanda


Essas dicas eram o que eu precisava para tirar uma duvidazinha. Obrigado ao blog que eh um espetáculo.
Juliani


Eu acabei de ler sua mensagem sobre como manter um relacionamento e tem muitas coisas que estão acontecendo comigo, obrigado pelo blog e as dicas que vão me ajudar com certeza.
Ana

Eduardo pessoas como você, ajuda a escrever a historia da vida com muito mais amor, carinho e humildade, que bom que você existi... parabens pelo seu blog. Sempre vou admirá-lo... Que Deus te abençoe sempre.
Josi


Esse blog é realmente muito completo, tudo o que eu preciso tem aqui, só queria saber como fazer boas preliminares, rs. Mas tudo o que eu imagino tem aqui, é um site perfeito. Parabéns!
Adriana

Eduardo quando te vi pela primeira vez tive a certeza de ter encontrado uma pessoa especial, com a alma serena e doce ao mesmo tempo. Você é um ser iluminado por Deus e com uma missão muito especial. Gosto de estar com você de poder compartilhar meus "segredos" contigo e dividir minhas "angustias" principalmente pelo blog.
Lembre que você sempre poderá contar comigo a todo instante que precisar...pois estarei sempre aqui para te falar o quanto você é especial pra mim!!!!!!!!milhões de beijos carinhosos pra vc viu meu lindo!!!!!!
Josenilda

Como sempre Edu, uma ótima postagem. Fico feliz em saber do seu esforço em ajudar a humanidade escrevendo coisas significante aqui no blog,. Beijos com afeto.
Lindomar



Oi Eduardo, que blog massa, parabéns lindo, me visita se puder tá? , agradeço. Um grande abraço,
Erika.


Nossa, amei seu blog Eduardo, pricipalmente as postagem sobre os inimigos e amigos do orgasmo, quantas informações interessantes. Parabéns.
Karla luane


Estou adorando visitar seu blog! Parabéns pelo blog e pelos resultados já conquistados, isso que você faz é muito importante! Abraços.
Viviane


Parabéns pela criatividade e mais ainda pela continuidade dos textos sobre relacionamentos. Parabéns!
Junior


Ola. Ótimo seu blog. Adorei o post parabéns. A minha namorada é enfermeira e adorou suas palestra, abraços.
Joel santos

Ei Edu! Gostei muito do que escreve e como escreve. Gostaria de trocar figurinhas comigo?
Pedro


Eduardo Gostaria de acompanhar seu blog, é muito bacana seus texto. Me ajuda sou pouco leigo.
André


Muito bom o seu blog...Provavelmente eu deva voltar por aqui mais vezes, sucesso eduardo.
Anônimo


O blog é excelente e a escritor inteligente na medida certa. Parabéns pelo seu trabalho.
Elza


Eduardo Indiquei seu blog a vários amigos, é tão bom achar um Blog que nos descontrai ao mesmo tempo nos sinalizem coisas boas assim.
Márcia lima


Eduardo, querido... seu blog é realmente demais. Demais! Correto, comunicativo, educacional, sensível, genial! to muito orgulhosa de vc ter postado um texto de minha autoria aqui, valeu!
Patrícia

Eduardo o texto e as perguntas foram bem elaboradas e respondidas, mostrando claramente os problemas sexuais, bem como os caminhos para iniciar um tratamento. Atualmente se faz muito necessário este tema tendo em vista o alto índice de apelo sexual passado pelas mídias para as pessoas. Parabéns.
Anônimo


Meu querido Eduardo, parabéns pelo post esclarecedor, aliás tudo o que você escreve é de muita qualidade.parabéns.
Augusto


Eduardo, você fala desse tema de maneira tão natural, que nos dá a exata dimensão do assunto que estás tratando. Parabéns.Gosto muito de seu blog.Abraços
Walter


Muito bom esse pequeno artigo esta de parabéns colega.
Anônimo


Olá Eduardo seus artigos são muito bons, gosto principalmente da maneira franca como você escreve. As dicas estão perfeita, agora é ler e praticar. Abraços e bom fds.
Pedro Paulo


Um elogio curto e sincero: UAU! OTIMO! PERFEITO!
Anônimo


Adorei as perguntas! Amei todas as respostas! Foi perfeito me ajudou a entender o que esta acontecendo comigo, obrigado edu.
Anônimo

Excelente artigo. Alto padrão como sempre, parabéns eduardo!
Anônimo


Didático com sempre. Nunca usando de pornografia. Esse é o educar para humanidade.adoro acompanhar suas postagens.
Amadinha


Oi edu!! Boa noite !!! passando para conferir as ultimas postagem do blog... como sempre parabéns vc é tudo de bom!!!
Natalia


Ótimo conteúdo Eduardo, os temas escolhido é de muito bom gosto!!! parabéns pelo blog!!!
Gustavo

Gostei bastante do texto, não conhecia o seu blog, é excelente!
Marcos

Parabéns eduardo ! Seus posts são sempre atuais, instrutivos e com extrema qualidade e bom gosto na escolha dos temas e sua inteligente maneira de abordá-los. É com muito gosto que leio sempre seu blog. Abraços !!!
Eliane Almeida


Oi Edu, Autoconhecimento da sexualidade feminina, Que texto excelente, todos os homens devem ler isso, com certeza.abraços, valeu .
Anônimo

Puxa!educar para humanidade. Isso que é um belo manual! Adorei o seu blog. Sempre que passo por aqui aprendo mais e mais... Continue esse trabalho excelente. Parabéns pelo artigo, nota 10. Bjo
Leila Cristina







Ciclo de Palestras e Seminários nas áreas de Educação e Saúde para 2015



TEMAS EM EDUCAÇÃO
Avaliação da aprendizagem no século XXI.
O papel do professor: Transformando informação em conhecimento.
As muitas faces da profissão Docente.
Alfabetização e Letramento: os desafios contemporâneos.
Oralidade e Escrita: Dificuldade de ensino-apredizagem na alfabetização.
A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
O Brincar e a Matemática
A proposta dos PCNS e sua relevância na formação dos cidadãos.
Um dialogo entre a psicopedagogia e a educação.
Direitos e Deveres da Criança.
Autoridade e Autoritarismo na Sala de Aula:Repensando a relação professor-aluno
Violência em casa: reflexo na escola. Como disciplinar sem bater?
Como trabalhar as relações humanas para prevenir a violência contra criança no ambiente familiar / escolar.
Família e Escola: educar é uma tarefa de todos.
Ética e Cidadania.

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO ESCOLAR

A Síndrome de Burnout : Como vai a Saúde do professor na Educação Infantil ?
Saúde Bucal (escovação e higiene).
Higiene e Saúde do escolar.
Alimentação: A obesidade e os transtornos alimentares.
Saúde e meio ambiente.
A importância do sono na vida do ser humano.
O que toda a criança precisa saber sobre segurança.
E agora: O que eu faço? Primeiros socorros.
As principais doenças da infância.
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
AIDS/HIV

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE FAMILIAR

Lute pela vida: diga não as drogas.
Alcoolismo, tabagismo e suas conseqüências.
Hipertensão e dislipidemias.
O que todo diabético precisa saber.
Ficar amarelo pra que? Hepatite tem prevenção.
Fique ligado: hanseníase tem cura.
Prevenção do câncer: caminho para saúde.
Saúde bucal não tem idade.
Prevenção da violência contra idoso.
Mulher com saúde é mais mulher.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescente.
Infância perdida: prostituição infantil.
Sexualidade na escola: Como forma o filho para a vida sexual.
Sexualidade na adolescência.
Gravidez na adolescência.
Aborto e suas conseqüências.
Previna-se use camisinha.
Profissão criança: trabalho infantil isso não tem futuro.

E-mail: edu.com28@yahoo.com.br





Mensagens do Bem