quarta-feira, 17 de junho de 2015

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA ATIROU PEDRINHAS POR AÍ...


A palestra está começando, já estava quase todos os presentes, e uma moça novata da igreja chegou e entra no auditório correndo, afobada que estava atrasada, usando um sapato alto, uma peça de roupa efetivamente curta... Tok tok tok tok (conhecem esse som) e veio, sentou-se na cadeira da frente... Os olhos de muitos dos que estavam presentes (homens e mulheres) se distraíram do palestrante, fitaram a moça de cima a baixo... Todos os que estavam acompanhados com conjugues, filhos ou colegas se cochicharam um no ouvido do outro...

Quando você utilizou ou verbalizou a palavra indulgência pela ultima vez? Quantos aqui se consideram uma pessoa doce? Quantos dos que estão aqui presente gostam de ouvir uma conversa torta? Muitos aqui trabalham fora? Sabe aquele cantinho do café no ambiente de trabalho?
Quem já ouviu uma conversa do tipo: “ vem cá, está sabendo do que aconteceu? Hum vou te contar... te Prepara”...
Quantos que intimamente pensam: Lá vem fulana malhar alguém! E escapole da conversa...
Quantos aqui ficam excitados... “Hum, e me conta agora”...  
Como ficar a nossa posição então diante disso? Qual a nossa posição diante dos erros que sabemos que existe inclusive que pode acarretar entre outros prejuízos a alguém? A gente deve ser omitir diante da maledicência ou ate mesmo do mal feito?

Contextualizando a Indulgência

A indulgência é um dos sentimentos mais elevados que pode ser desenvolvido pelos seres humanos. Caracteriza-se pela compaixão que se demonstra pelo próximo e pelas suas imperfeições. A indulgência implica fazer um juízo suave das fissuras morais alheias, do que os outros fazem ou são e que parece errôneo. É uma questão de valorizar o bem, em vez do mal, e de temperar com certa doçura o próprio refletir sobre o semelhante. Ela se liga diretamente ao raciocínio, ao modo como se processam no íntimo do homem as impressões que ele tem do outro, como ele julga as imperfeições alheias.
Muitas vezes nós temos condições de aplicá-las e exercitá-las com pessoas que nada nos fizeram de mal, nenhum insulto provocaram... Vou dividir um exemplo básico muito comum acontecer em templos religiosos...
A palestra está começando, já estava quase todos os presentes, e uma moça novata da igreja chegou e entra no auditório correndo, afobada que estava atrasada, usando um sapato alto, uma peça de roupa efetivamente curta... Tok tok tok tok (conhecem esse som) e veio, sentou-se na cadeira da frente... Os olhos de muitos dos que estavam presentes (homens e mulheres) se distraíram do palestrante, fitaram a moça de cima a baixo... Todos os que estavam acompanhados com conjugues, filhos ou colegas se cochicharam um no ouvido do outro...
Pergunta quem não quer calar: o que essa moça fez pra ti?
Absolutamente nada... Mas o meu extinto moral, viciado em apontar tudo aquilo que eu enxergo com o mal, precisa ser comentado “que eu não faria isso, e nem me vestiria daquele jeito” logo eu sou melhor, olhar que ridículo... 
Se eu não consigo aplicar indulgência pra alguém que não me fez absolutamente nada, ela não sabe que cada um de nós existimos, não foi por nós que ela se vestiu, não foi pra nossa aprovação, nem para nos insultar, mesmo assim me incomodou...
Como é que vou conseguir aplicar indulgência nas coisas que realmente me aranhe e belisca?
Se eu não consigo aplicar indulgência, como vou aplicar o perdão? Quando eu sou absolutamente lesado, ofendido e prejudicado...

Pedagogicamente precisamos fazer diferente.

O meu dia-a-dia oferece oportunidade para que eu possa ser indulgente? Em casa, com os familiares (não humilhe o filho na presença de outros irmãos, o pai não deve chamar atenção da mãe diante dos filhos); no serviço (não chame atenção de um colega de trabalho para que ele não se sinta desprestigiado diante da equipe); na Escola (o professor em relação ao alunos), com os companheiros; na rua, com a multidão; a todo o momento nos defrontamos com surpresas atordoantes.
Tiramos a censura dos lábios e substitua por conselhos, quase sempre velados (não humilhe a pessoa) ora se no meu rigor, se no meu pragmatismo eu preciso ser acido em chama atenção, e apontar o erro... Todo mundo não sabe na pele o quanto isso dói? Muito mais pela exposição ao ridículo, do que aquilo que ouviu, não é verdade? Ou seja, não é o que você falou que estou brigando, mas pela maneira com que você fez... Nas ocasiões em que você precisa se mostrar, mais enérgico, evite a rispidez e a agressividade, tão comuns ainda em nossos atos cotidianos.

Sabe qual é o fruto e proveito de ser indulgente?

1º - Agindo com indulgencia eu acalmo a pessoa, eu a aproximo de mim e finalmente eu a sensibilizo para corrigir.
2º - A indulgência espalha a oportunidade de reabilitação ao ofensor, mas também pacifica o coração daquele que a oferece.
3º - Ela implica fazer um juízo suave, lançar um olhar generoso ao próximo.
4º - A indulgência pressupõe valorizar o bem em vez do mal, relevar os equívocos e compreender a fragilidade natural de todo ser humano.
5º - O sentimento da indulgência é suave, saboroso, tranquilizador e fraterno, próprio de irmãos, de seres que se gostam, que se sentem ligados. Nada tem de amargor e de ásperas reprimendas.
6º - A indulgência sacia a sede de compreensão e acalma o coração por vezes atormentado pela culpa.
7º - Ela atrai quem mais necessita de amparo e compreensão.
8º - E especialmente ergue em direção ao refazimento do caminho, à reparação dos erros praticados.
9º - O esforço em ver o próximo de forma positiva torna mais fácil gostar dele e estabelecer vínculos de genuína fraternidade, na medida em que ninguém almeja ser amigo de réprobos, mas, sim, de criaturas dignas.
10º - Permite que perdoemos as ofensas que nos atingem.
11º - Ao mesmo tempo, proporciona ao ofensor a possibilidade de reabilitar-se por meio de ações meritórias que o ajudam na reconquista de si mesmo.
12º - Os costumes se modificam, a velha rotina se quebra, as normas do relacionamento humano se subvertem.
13º - Acredite o mundo ficar melhor, por mais que tudo nos pareça errado, a verdade é que ele muda para melhor, sob o impulso irrefreável das leis da evolução.

E quando eu não uso a indulgencia?

1º – Agente irrita a pessoa;
2º – Agente desanima o outro;
3º – E a pior das consequências, que tornas as relações frustradas e comprometidas, nos afastamos as pessoas de nós.
4º - Trata-se de uma eloquente verdade, pois ninguém aprecia ficar perto de uma pessoa severa, que só percebe e valoriza os defeitos alheios.
5º - É desagradável sentir-se criticado, não apreciado, sem falar que ter as próprias dificuldades ressaltadas desanima, a ponto de muitas vezes surgir o raciocínio de que nada mais há para fazer: é-se um caso perdido! Ao contrário, quando as virtudes de alguém são valorizadas, ele se considera digno e ganha forças para ser melhor e lutar contra suas fraquezas, que se tornam apenas um detalhe.

Como saber se sou uma pessoa indulgente ou é maledicente?

Se alguém mostra-se um acusador cruel e rebelde, atacando os demais com injúrias e recriminações violentas, pode ele ser merecedor de indulgência?
Se outro esmaga o fraco que se encontra sob sua dependência, também este opressor demonstra estar necessitando de grande dose de indulgência?
Se uma pessoa se alegra com o sofrimento daquele que elegeu como adversário, perseguindo-o sem trégua, carece também ele de indulgência?
Se a criatura é ingrata e soberba, esquecendo-se de todo o bem que tem recebido, porque se encontra momentaneamente em posição confortável, também esta prova ser carecedora da indulgência?

Resposta

A indulgência não vê os defeitos alheios, e se os vê, evita comentá-los e divulgá-los.
( JOSÉ Bordeaux, 1863)

Observa-se aí um genuíno esforço em valorizar o bem que há no próximo, perante si mesmo e perante terceiros. Faz-se efetiva opção de ver o semelhante de forma positiva, considerá-lo digno e valioso, malgrado seus problemas.

Finalizando para recomeçar

Uma dica para finalizar nosso bate papo, é não termos medo de conviver com as pessoas, não fugirmos do mundo, da sociedade, das pessoas diferentes, das pessoas difíceis..
Precisamos compreender os outros, entender as situações alheias e auxiliar sempre para sermos também auxiliados. Os imperativos da indulgência decorrem da necessidade de convivência, são através delas que crescemos...
Compreender, perdoar e ajudar é a única maneira de cumprirmos os nossos deveres de pais, de filhos, de irmãos, à luz dos princípios cristãos.

Olá queridos leitores! Seja bem-vindo ao meu blog. O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita. Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo. Quem desejar ou quiser comentar enviar perguntas, depoimento ou sugestões de tema ao blog, basta enviar um e-mail para nosso endereço eletrônico:  edu.com28@yahoo.com.br
Aguardamos sua participação. Um abraço fraterno a todos do amigo Eduardo Campos


¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : Joanna de Ângelis Lições para a felicidade:  
³ Fonte imagem : http://blog.drpepper.com.br/up/d/dr/blog.drpepper.com.br
Livro de Referência: KARDEC, Allan. Tradução de Guillon Ribeiro. O Evangelho segundo o Espiritismo. 3ª ed. especial. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2005.
Written by Eduardo Campos all rights reserved.


19 comentários:

Anônimo disse...

Muito correto, muito lúcido, mas difícil também, há de ser querer buscar nestes momentos uma fé e força quase impossíveis nos dias de hoje.

Elizabeth disse...

Acho que seu post veio no momento certo e para mim Eduardo. Ando tão sem paciência, só atirando pedrinhas por ai... Preciso mudar, pois nem eu mesma ando me aturando, imagina os outros :(

Eduardo Campos disse...

Bom Dia Elizabeth! Precisamos mudar minha amiga! Que tal e começarmos a atirar florzinhas por ai?

Elizabeth disse...

Hooo Eduardo concordo com você... A reflexão é muito boa! Mas na minha atual situação não há como negar que em muitos momentos, existe a vontade de atirar a primeira flor, desde que ela esteja dentro de um vaso! Você me entende...

Eduardo Campos disse...

Hooo Elizabeth... Mas agindo assim, as coisas ficarão ainda mais desandadas você há de concorda comigo... A iniciativa de mudança, de ajudar ao próximo, deve sempre partir de nós. Às vezes Elizabeth, recuar e tentar apaziguar as coisas é bem mais difícil do que lutar! Pense nisso!

Anônimo disse...

Bom dia Eduardo, lindo sua resposta... Seria tão bom se todos que fossem atirar uma pedra atirasse uma flor, peço a Deus que nunca eu venha atirar uma pedra em alguém pois isso não só iria machucar a outra pessoa, mais iria me machucar mais ainda.

Anônimo disse...

Nada mais lindo do que atirar flores, sobre todas as mazelas, sobre a intolerância, a falta de gentileza, sobre o desamor. Um mundo de afagos entre as pessoas, Colocar uma flor bem vermelha nas mãos do carrasco de nossas emoções. Um mundo florido, que respire amor e poesia. Tudo que sonhamos e queremos, para uma vida leve e alegre. Sabia sua resposta a amiga Elizabeth! Gostei.

Anônimo disse...

De acusadores o mundo anda repleto... Gostei disso... Que Deus nos ponha do lado de quem atira flores na humanidade inteira!!!

Liana Brener disse...

Oi, Eduado. Bom Dia! Uma belíssima reflexão para se começar a quarta feira. Um grande presente! Obrigada. Que todos nós juntos possamos atirar somente flores em vez de pedra, que assim seja amigo.

Seleste Negrão disse...

Parabéns Edu! Eu fico de boca aberta diante de tanta sabedoria, você é uma pedra preciosa... Tenho muito orgulho de você... Porque você não faz psicologia edu? Ou quem sabe teologia para ser um Pastor para ganhar almas para Jesus.

Liana Brener disse...

Seleste o Edu já um Psicologo em sua essência... E olha que melhor do que alguns psicólogos (especialista e mestres ) que conheço...

Anônimo disse...

Gosto de ler suas respostas Eduardo , gosto de ver teus conselhos o que eles passam... A vida já é cheia de tribulações , principalmente quando queremos mudar situações que a anos nos fazem sofrer, atirar flor , fazer o que é melhor é sempre uma tarefa difícil , mas com certeza com uma grande recompensa. Tenha uma florida semana.

Anônimo disse...

Que as flores do amor e compreensão consigam quebrar as pedras da indiferença.
Maravilhosa resposta Eduardo Campos.

Anônimo disse...

Fiquei imaginando aqui Eduardo, o mundo sem a vingança, revolta, e puro amor,.. assim seria se todos atirassem um flor, se cada um refletissem nessa sua sabia resposta, as coisas com certeza seriam melhores, se cada um planta-se uma semente, com certeza um dia colheria lindas flores, que cada um possa pensar se não vale a pena deixar tudo inferior de lado como a maledicência ,ódio, disputa, fofoca, enredo, calunia etc... e amar ,devolvendo o mal com o bem e assim por diante.

Anônimo disse...

Sabe, seria tão bom, se todo o mundo pudesse ter atitudes assim,, quem sabe o mundo não seria diferente e ao invés de pedras, viveríamos submersos apenas em flores...

Anônimo disse...

Geralmente estamos acostumados a pagar com a mesma moeda. A mídia nos ensina isso. Feliz de quem tem a capacidade e consegue devolver com boas atitudes tudo o que recebe de ruim. Parabéns pela sua dica!

Anônimo disse...

Nossa Edu, muito refletivo, texto inspirador... Que façamos sempre a diferença e optemos sempre pelo o melhor caminho, quando achamos que tudo está perdido sempre há o outro lado, basta observar com carinho...

Anônimo disse...

Que possamos fazer aquilo que gostaríamos que fizessem a nós. Lindo texto!!

Miriane disse...

Precisamos compreender os outros, entender as situações alheias e auxiliar sempre para sermos também auxiliados. Os imperativos da indulgência decorrem da necessidade de convivência, são através delas que crescemos...
Compreender, perdoar e ajudar é a única maneira de cumprirmos os nossos deveres de pais, de filhos, de irmãos, à luz dos princípios cristãos.

Arquivo do blog

COMENTÁRIOS - PITACOS - SUGESTÕES - ELOGIOS

Vejam o que os visitantes dizem do educar para humanidade.


Noosssaaa... o seu blog e um espetáculo Edu. Ou melhor vc e isso tudo. Um grande beijo de quem gosta muito de você.
Patrícia

Adorei esse blog, parabéns,contém muitas dicas úteis e interessantes. Que Deus te abençoe e q vc possa a vir dar mais dicas . Fica com Deus! O seu blog ....é show.
Julianne


Este Site é ótimo,e acredito que estas postagem ajudará , vários casamentos, parabéns pela iniciativa.
Carlos Alberto

Imagina que quando uma amiga me falou de você edu confesso que não acreditei. Será que ainda existem homem assim? Perguntei. Mas Quando vi você pela primeira vez fiquei encantada com o seu jeito de ser, te achei uma pessoa muito,muito, muito, maravilhosa, amiga, verdadeira, prestativa, séria... Quando eu conheci fiquei encantada com sua beleza, personalidade, caráter...Admiro demais você, na verdade me considero Sua fã número 1... Adoro ler seus textos aqui no blog. Assistir suas palestras um show de informação.
Hoje tenho certeza que és é uma pessoa muito especial pra mim pois ajudou e me ajuda muitoé um amor de pessoa ...você pode contar comigo pro que der e vier estou sempre disponível pra você viu meu lindo...Você é uma pessoa da minha extrema confiança Da sua eterna Amiga que te ama muito e te quer muito bem com carinho, amor e saúde bjos......
Priscila


Esse site esta de parabéns adorei tudo que vi por aki@!!! tudo de bom.
Anônimo

Poxa, ta bem legal seu texto, parabens.
Fernanda


Essas dicas eram o que eu precisava para tirar uma duvidazinha. Obrigado ao blog que eh um espetáculo.
Juliani


Eu acabei de ler sua mensagem sobre como manter um relacionamento e tem muitas coisas que estão acontecendo comigo, obrigado pelo blog e as dicas que vão me ajudar com certeza.
Ana

Eduardo pessoas como você, ajuda a escrever a historia da vida com muito mais amor, carinho e humildade, que bom que você existi... parabens pelo seu blog. Sempre vou admirá-lo... Que Deus te abençoe sempre.
Josi


Esse blog é realmente muito completo, tudo o que eu preciso tem aqui, só queria saber como fazer boas preliminares, rs. Mas tudo o que eu imagino tem aqui, é um site perfeito. Parabéns!
Adriana

Eduardo quando te vi pela primeira vez tive a certeza de ter encontrado uma pessoa especial, com a alma serena e doce ao mesmo tempo. Você é um ser iluminado por Deus e com uma missão muito especial. Gosto de estar com você de poder compartilhar meus "segredos" contigo e dividir minhas "angustias" principalmente pelo blog.
Lembre que você sempre poderá contar comigo a todo instante que precisar...pois estarei sempre aqui para te falar o quanto você é especial pra mim!!!!!!!!milhões de beijos carinhosos pra vc viu meu lindo!!!!!!
Josenilda

Como sempre Edu, uma ótima postagem. Fico feliz em saber do seu esforço em ajudar a humanidade escrevendo coisas significante aqui no blog,. Beijos com afeto.
Lindomar



Oi Eduardo, que blog massa, parabéns lindo, me visita se puder tá? , agradeço. Um grande abraço,
Erika.


Nossa, amei seu blog Eduardo, pricipalmente as postagem sobre os inimigos e amigos do orgasmo, quantas informações interessantes. Parabéns.
Karla luane


Estou adorando visitar seu blog! Parabéns pelo blog e pelos resultados já conquistados, isso que você faz é muito importante! Abraços.
Viviane


Parabéns pela criatividade e mais ainda pela continuidade dos textos sobre relacionamentos. Parabéns!
Junior


Ola. Ótimo seu blog. Adorei o post parabéns. A minha namorada é enfermeira e adorou suas palestra, abraços.
Joel santos

Ei Edu! Gostei muito do que escreve e como escreve. Gostaria de trocar figurinhas comigo?
Pedro


Eduardo Gostaria de acompanhar seu blog, é muito bacana seus texto. Me ajuda sou pouco leigo.
André


Muito bom o seu blog...Provavelmente eu deva voltar por aqui mais vezes, sucesso eduardo.
Anônimo


O blog é excelente e a escritor inteligente na medida certa. Parabéns pelo seu trabalho.
Elza


Eduardo Indiquei seu blog a vários amigos, é tão bom achar um Blog que nos descontrai ao mesmo tempo nos sinalizem coisas boas assim.
Márcia lima


Eduardo, querido... seu blog é realmente demais. Demais! Correto, comunicativo, educacional, sensível, genial! to muito orgulhosa de vc ter postado um texto de minha autoria aqui, valeu!
Patrícia

Eduardo o texto e as perguntas foram bem elaboradas e respondidas, mostrando claramente os problemas sexuais, bem como os caminhos para iniciar um tratamento. Atualmente se faz muito necessário este tema tendo em vista o alto índice de apelo sexual passado pelas mídias para as pessoas. Parabéns.
Anônimo


Meu querido Eduardo, parabéns pelo post esclarecedor, aliás tudo o que você escreve é de muita qualidade.parabéns.
Augusto


Eduardo, você fala desse tema de maneira tão natural, que nos dá a exata dimensão do assunto que estás tratando. Parabéns.Gosto muito de seu blog.Abraços
Walter


Muito bom esse pequeno artigo esta de parabéns colega.
Anônimo


Olá Eduardo seus artigos são muito bons, gosto principalmente da maneira franca como você escreve. As dicas estão perfeita, agora é ler e praticar. Abraços e bom fds.
Pedro Paulo


Um elogio curto e sincero: UAU! OTIMO! PERFEITO!
Anônimo


Adorei as perguntas! Amei todas as respostas! Foi perfeito me ajudou a entender o que esta acontecendo comigo, obrigado edu.
Anônimo

Excelente artigo. Alto padrão como sempre, parabéns eduardo!
Anônimo


Didático com sempre. Nunca usando de pornografia. Esse é o educar para humanidade.adoro acompanhar suas postagens.
Amadinha


Oi edu!! Boa noite !!! passando para conferir as ultimas postagem do blog... como sempre parabéns vc é tudo de bom!!!
Natalia


Ótimo conteúdo Eduardo, os temas escolhido é de muito bom gosto!!! parabéns pelo blog!!!
Gustavo

Gostei bastante do texto, não conhecia o seu blog, é excelente!
Marcos

Parabéns eduardo ! Seus posts são sempre atuais, instrutivos e com extrema qualidade e bom gosto na escolha dos temas e sua inteligente maneira de abordá-los. É com muito gosto que leio sempre seu blog. Abraços !!!
Eliane Almeida


Oi Edu, Autoconhecimento da sexualidade feminina, Que texto excelente, todos os homens devem ler isso, com certeza.abraços, valeu .
Anônimo

Puxa!educar para humanidade. Isso que é um belo manual! Adorei o seu blog. Sempre que passo por aqui aprendo mais e mais... Continue esse trabalho excelente. Parabéns pelo artigo, nota 10. Bjo
Leila Cristina







Ciclo de Palestras e Seminários nas áreas de Educação e Saúde para 2015



TEMAS EM EDUCAÇÃO
Avaliação da aprendizagem no século XXI.
O papel do professor: Transformando informação em conhecimento.
As muitas faces da profissão Docente.
Alfabetização e Letramento: os desafios contemporâneos.
Oralidade e Escrita: Dificuldade de ensino-apredizagem na alfabetização.
A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
O Brincar e a Matemática
A proposta dos PCNS e sua relevância na formação dos cidadãos.
Um dialogo entre a psicopedagogia e a educação.
Direitos e Deveres da Criança.
Autoridade e Autoritarismo na Sala de Aula:Repensando a relação professor-aluno
Violência em casa: reflexo na escola. Como disciplinar sem bater?
Como trabalhar as relações humanas para prevenir a violência contra criança no ambiente familiar / escolar.
Família e Escola: educar é uma tarefa de todos.
Ética e Cidadania.

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO ESCOLAR

A Síndrome de Burnout : Como vai a Saúde do professor na Educação Infantil ?
Saúde Bucal (escovação e higiene).
Higiene e Saúde do escolar.
Alimentação: A obesidade e os transtornos alimentares.
Saúde e meio ambiente.
A importância do sono na vida do ser humano.
O que toda a criança precisa saber sobre segurança.
E agora: O que eu faço? Primeiros socorros.
As principais doenças da infância.
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
AIDS/HIV

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE FAMILIAR

Lute pela vida: diga não as drogas.
Alcoolismo, tabagismo e suas conseqüências.
Hipertensão e dislipidemias.
O que todo diabético precisa saber.
Ficar amarelo pra que? Hepatite tem prevenção.
Fique ligado: hanseníase tem cura.
Prevenção do câncer: caminho para saúde.
Saúde bucal não tem idade.
Prevenção da violência contra idoso.
Mulher com saúde é mais mulher.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescente.
Infância perdida: prostituição infantil.
Sexualidade na escola: Como forma o filho para a vida sexual.
Sexualidade na adolescência.
Gravidez na adolescência.
Aborto e suas conseqüências.
Previna-se use camisinha.
Profissão criança: trabalho infantil isso não tem futuro.

E-mail: edu.com28@yahoo.com.br





Mensagens do Bem