segunda-feira, 15 de junho de 2015

NOSSAS ATITUDES INSPIRAM ATITUDES!


“Descobrimos o quanto do nosso “eu oculto” está em plena atividade quando rimos exageradamente de uma pessoa que escorrega na rua, ou que se equivoca diante de uma palavra, ou mesmo quando ela sofre algum tipo de comparação sarcástica com o ponto “censurado” do seu corpo”.
HAMED

Imagine-se andando por uma calçada com os braços carregados de pacotes e alguém colide brutalmente com você, fazendo-o cair e esparramando seus mantimentos. Quando você se levanta do meio de ovos quebrados, suco espalhado pelo chão está pronto para gritar: "Idiota”! O que há de errado com você? Está cego?” Mas, bem antes que tome fôlego para falar, você percebe que a pessoa que colidiu com você é realmente deficiente visual.
Ela também está estirada no meio dos mantimentos espalhados e não consegue se levantar, pois sua bengala está jogada no chão.
A raiva pelo tombo passa na mesma hora. Imediatamente seu coração é tomado por uma compaixão e pela demonstração de simpatia e caridade.
Você logo se oferece para ajudar a pessoa a se levantar. Com certeza, pede desculpas e se preocupa em saber se a pessoa se machucou se precisa de cuidados.   
Esse é um lindo retrato de nossa vida.

Para refletir
Quando percebemos claramente que a fonte da desarmonia e da miséria no mundo é a ignorância a respeito da dor e do problema do outro, podemos abrir a porta do coração e permitir que a graça de Deus aconteça em nós e através de nós.
O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós...
Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.
Uma das maiores causas - se não a maior - de nosso sofrimento é a maneira como enxergamos a vida e tudo aquilo que nos acontece.
Na verdade, não são os acontecimentos que nos fazem sofrer. Sofremos pela maneira como olhamos para os acontecimentos.
Todo ponto de vista é a vista a partir de um ponto.
Quando privilegiamos um ponto negativo, passamos a enxergar tudo com as lentes da negatividade.
O pior não está nem tanto no olhar negativo, mas na concentração estragada, do olhar.

Pense com o Edu! Regenerados são os seres humanos que notaram que não podem modificar o mundo dos outros, mas o mundo em si. Que os indivíduos, lugares e ambientes, não podem ser mudados, e que as únicas coisas possíveis de serem alteradas são suas atitudes pessoais, reações e atos relacionados a esses mesmos indivíduos, lugares e ambientes de sua vida.

Olá queridos leitores! Seja bem-vindo ao meu blog. O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita. Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo. Quem desejar ou quiser comentar enviar perguntas, depoimento ou sugestões de tema ao blog, basta enviar um e-mail para nosso endereço eletrônico:  edu.com28@yahoo.com.br
Aguardamos sua participação. Um abraço fraterno a todos do amigo Eduardo Campos


¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : Hamed.
³ Fonte imagem : http://2.bp.blogspot.com/-J8TZwcXzJWY/T6WeYtqMPVI/AAAAAAAAAAU/meninas%2Bguardachuva.jpeg
Livro de Referência: O homem de Bem. Richards Simonetti. Editora CEAC. 2014
Written by Eduardo Campos all rights reserved.


13 comentários:

Anônimo disse...

Que linda escolha do texto meu amigo Edu, mensagens boas de atitudes que não magoam! Amei ler, abraços e tenhas uma linda semana!

Anônimo disse...

Exercemos pleno poder sobre o tempo, antes de disparar às atitudes, que podem ser abençoadas ou malditas, como as flechas, principalmente, as lançadas ao infinito. Sempre alcançarão um alvo. Alvo que se não possuir um suporte mental e emocional, morrerá lentamente com a alma deflagrada , replicando sofrimentos...
Outra coisa que aprendi Eduardo, é jamais me colocar no ''condicional' (se fosse comigo), não podemos subestimar as palavras que saem de nossa boca e sim, policiar todo o pensamento e jamais exteriorizá-lo, se não for para levar conforto a quem necessitar!

Anônimo disse...

Uma belíssima postagem que nos convida a refletir e muito sobre nos mesmos .

Anônimo disse...

Bela escolha/reflexão... Penso que tudo que falamos é matéria prima para o mundo, portanto ao falarmos, concedemos legalidade para que ouçam, usem e abusem, como conforto ou desconforto , para o bem ou para o mal Se utilizarmos bem nossas palavras, saborearemos o doce gosto que nos trará, por outro lado, experimentamos o sabor amargo... as consequências e os benefícios podem ser grandes.... por isso, creio, devemos ter cuidado com a palavra que sai da nossa boca, não somente pela verdade, mesmo que desagrade aos ouvintes, mas, também os cuidados com relação ao que sai..."Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo" - Oscar Wilde

Anônimo disse...

As atitudes tem força. Neste texto tem encanto... Um ótimo inicio de semana pra ti!

Anônimo disse...

Uma linda postagem com uma mensagem forte de como viver à luz dos ensinamentos do Criador.

Anônimo disse...

Tomei o seu post como oração diurna... Que assim seja, amigo!!! Louvores a Deus sempre!!!

Anônimo disse...

Olá, É sabido que as nossas atitudes além de terem força, são interpretadas de acordo com as vivências de cada uma. É importante que a nossas atitudes sejam bem pensada para não gerar um efeito devastador no outro. Na dúvida, melhor o silêncio... Ou o exercício de transformar atitudes negativas em positivas. Um abraço!

Anônimo disse...

Acho que já lhe disse isso, Eduardo, mas a verdade é que sempre me encantam as suas escolhas de textos e imagens!

Anônimo disse...

As palavras quando bem/ditas podem transformar vidas.

Anônimo disse...

Quem dera pudéssemos ter sempre palavras que levassem esperança otimismo e alegrias aos outros, o mundo poderia ser melhor e mais feliz. O texto de hoje deixa esse desejo em quem lê, e isso é estimulante. Obrigada

Anônimo disse...

Ponderar, antes de falar, evita inúmeros aborrecimentos, dores, animosidades... Palavras ficam gravadas na mente de quem as ouve e nunca serão apagadas. O exemplo inicial do teu texto, um chamado de “um lindo retrato de nossa vida” ficou muito belo, em forma e fundamento. Bjs.

Eliana Peixoto disse...

Oi Edu, poucas palavras, mas muita sabedoria. você desde ontem nos convida a repensarmos nossas atitudes nossa maneira de "passar" por este mundo. Nossas atitudes contribuem para o bem ou o mal. Isto na minha religião é chamada de Comunhão dos Santos, através do bem que faço Deus pode cumular de bênçãos milhares e milhares de pessoas. Me preocupo muito com o que faço e falo, fico sempre pensando o que estou deixando para as pessoas que passam por mim. Precisamos ser portadores de luz, de graça do perfume do amor, seu texto desperta este desejo. Parabéns. Boa semana!