sábado, 13 de junho de 2015

5 RECADINHOS DO SANTO ANTÔNIO PARA CONVERSAR ANTES DO CASAMENTO


 “O problema do casamento são as diferenças de expectativas: a mulher acha que o homem vai mudar após o casamento, enquanto que o homem acha que a mulher não vai mudar após o casamento”.
Autor desconhecido

É, sem dúvida, uma sensação emocionante quando o seu parceiro pede sua mão. Sua primeira reação é contar a seus entes queridos a boa notícia. Mais tarde, você começa a pensar quando será o momento certo para o casamento, os preparativos e se tudo será como o esperado. Mas você e seu parceiro já conversam sobre a vida como marido e mulher? Quando se trata de objetivos futuros estão ambos na mesma sintonia? Além de falar sobre o casamento, é sábio discutir a vida como um casal antes de avançar.
Graças a experiência do meu primeiro casamento, eu aprendi que determinados temas eram importantes para se discutir já que eu planejo o me casar novamente. Acredito que no futuro próximo quando, pensar em casar pela segunda vez, eu já tenha tido essa conversa com o minha parceira. Um dialogo aprofundado antes tornará as coisas mais fáceis.
A maioria das pessoas discute sobre a vida juntos antes do noivado ou quando sabem que seu relacionamento é sério. Mas há algumas pessoas que conheci ao longo da vida, que se casaram com base em uma fantasia. Infelizmente, seus casamentos deram uma guinada para pior.
Aqui estão cinco “recadinhos do Santo Antônio através de temas” para discutir com seu parceiro antes de dar o grande passo.

1. O passado
Você deve ser muito claro sobre o seu passado. Muitas pessoas não têm nada com que se preocupar, mas algumas sim. Pergunte a si mesmo se existem questões não resolvidas que têm potencial de trazer problemas ao seu casamento. A única coisa que você está tentando evitar é que o problema apareça mais tarde em seu casamento feliz.
Pense com Edu! Não deixe o passado atrapalhar o presente. Todos nós temos curiosidades sobre o passado de nossos parceiros. Queremos saber de seus relacionamentos anteriores, principalmente os mais sérios. Entretanto, a excessiva curiosidade sobre esse assunto pode ser perigosa. Ela alimenta preocupações, comparações e, basicamente, conflitos. Você não está competindo com antigos parceiros - e eles só farão parte de seu relacionamento se os seus ciúmes e temores permitirem. Nada que você faça ou diga poderá mudar a historia de seu parceiro. Mas, se você usufruir o que está vivendo no presente e não ficar insistindo no passado poderá revigorar o futuro de seu relacionamento.

2. Metas
Vocês respeitam os objetivos de cada um? Vocês dois estão dispostos a apoiar os objetivos um do outro? Será que as metas podem ser conciliadas como um casal? Se você puder responder sim a qualquer dessas perguntas, você e seu futuro cônjuge estão dispostos a trabalhar como uma equipe. Se não, você deve reavaliar o relacionamento.
Pense com Edu! Compromisso significativo é compromisso mútuo. Por maiores que sejam sós os seus esforços não são capazes de tornar um relacionamento saudável ou feliz. Um relacionamento requer o esforço mútuo de dois parceiros. Não basta que uma das partes esteja empenhada, é preciso que ambos desejem igualmente fortalecer seu compromisso. Num time de remadores, todos precisam se esforça, mas ninguém pode desenvolver um esforço maior do que os demais, sob pena de fazer o barco rodar. Isso também é verdade nos relacionamentos.

3. Moradia
Uma vez casados, vocês começam a poupar dinheiro para pagar uma casa. Quando têm dinheiro suficiente guardado, você e seu cônjuge começam a procurar a casa. Você prefere um local, enquanto seu cônjuge prefere outro. Você quer ficar perto da família, enquanto o outro quer uma área distante. Se o local de vida nunca foi discutido, a tensão vai crescer em seu casamento. Busquem uma solução que possa contentar a ambos.
Pense com Edu! Mesmo num relacionamento, você é uma pessoa a parte. Relacionamentos fortes e saudáveis são construídos sobre fundamentos de igualdade. Mas trata-se de igualdade de direitos e não características pessoais. As relações felizes alimentam os sonhos de ambos os parceiros e ajudam a realiza-los, mesmo que sejam diferentes. Não é possível realizar os sonhos de um deles à custa dos sonhos de outro.

4. Filhos
Você sabe que quer se tornar um pai ou mãe, mas você tem certeza sobre o seu parceiro? Seu parceiro talvez tenha mencionado que queria crianças no passado, mas pode ter mudado de ideia. Se você não abrir o tópico apenas para se certificar, pode depois ter uma surpresa - seu cônjuge não quer filhos. A paternidade não é para todos. Discutam essa questão antes de caminhar até o altar. Essa é uma imensa responsabilidade.
Pense com Edu! Decida por conta própria. Entre as muitas pressões que sofremos estão as de amigos e familiares que, com a melhor das intenções, perguntam: “Quando vocês vão se casar?” ou “Quando vão ter filhos”. Essas perguntas correm o risco de serem sentidas como pressões para agirmos segundo algum padrão externo. Se valorizarmos muito a pessoa que as faz, poderemos tomar decisões que não dependem de nosso desejo ou de nossas possibilidades. Quando fizer algo, deve ser decisão sua. Não podemos passar nossas vidas procurando a aceitação dos outros, porque isso compromete nossa capacidade de conquista a aceitação da pessoa mais importante para nós: nós mesmos.

5. Finanças
Muitas vezes, o dinheiro é a causa de problemas no casamento. Por exemplo, você ganha mais que o seu cônjuge de forma que há expectativas de que contribua mais para as contas. Você quer manter a sua conta bancária pessoal, mas o seu cônjuge quer juntar seus recursos. O outro quer o controle do orçamento, mas você se sente confiante em lidar com o planejamento financeiro. A conversa sobre finanças é muito importante. Você deve ter um plano financeiro em comum com o seu parceiro para que não haja surpresas desagradáveis no futuro.
Pense com Edu! Dinheiro não compra felicidade, mas pode comprar estresse. Qual é a parte mais importante de sua vida? Não é dinheiro. Nunca foi e nunca será. Mas quantas vezes uma desavença por causa de dinheiro – como gastá-lo, como ganha-lo, quando é suficiente – impediu que você desfrutasse o tempo que passa com quem você mais gosta? Quando permitimos que temas superficiais atrapalhem o que é importante, nossos relacionamentos deixam de ser saudáveis. Ficaremos perturbados se não tivermos dinheiro suficiente e decepcionados quando tivermos, pois constataremos que ele não nos trará a alegria e a satisfação esperadas. Coloque o dinheiro no lugar certo – atrás daquilo que realmente tem importância em sua vida.
O casamento é um compromisso sério. Ter uma conversa com seu futuro cônjuge é uma atitude sábia que pode ajudar a evitar possíveis dificuldades.

. Olá queridos leitores! Seja bem-vindo ao meu blog. O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita. Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo. Quem desejar ou quiser comentar enviar perguntas, depoimento ou sugestões de tema ao blog, basta enviar um e-mail para nosso endereço eletrônico:  edu.com28@yahoo.com.br
Aguardamos sua participação. Um abraço fraterno a todos do amigo Eduardo Campos


¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : Mayra Bitsko. adaptado por Eduardo Campos do original 5 topics to discuss before marriage
³ Fonte imagem : http://www.intercambio7.com.br/sims-e-naos-para-seu-intercambio.jpg
Livro de Referência: Niven Davi. Os 100 segredos dos bons relacionamentos. Rio de Janeiro: Sextante. 2013
                                 Website: http://mrsmbitsko.co
Written by Eduardo Campos all rights reserved.



9 comentários:

Anônimo disse...

Excelente! Já o título me prendeu a curiosidade e acertei ler seu post! Você, Edu, garimpou e nos premiou com belo post; e com riqueza de detalhes e sensibilização - o mundo que nos cerca! Valeu mesmo! Obrigada!

Anônimo disse...

Palmas! Fantástico! Amei o texto Edu, me provocou muitas reflexões e ideias para um novo post!

Anônimo disse...

Bom dia Drº Eduardo! Eu e meu noivo estamos prestes a casar, ele agora esta com uma crise de desconfiança devido a alguns problemas relacionado ao meu passado e o nosso futuro, com isso acabamos terminando e eu quase fiquei com outra pessoa. mais ja conversamos e decidimos ficar juntos e nos casar mais agora ele está muito desconfiado meio ignorante não sei mais o que faço. Você poderia me ajudar?

Eduardo Campos disse...

Bom Dia! Obrigado pelo seu comentário! Eu não sou Doutor! Rs! Gostaria que você me chamasse de Amigo, Edu, Eduardo, enfim, mas não de doutor, ok! rs! Praticamente todos os dias, respondo a uma pergunta. Seja de pais, professores, crianças, estudantes, amigos… Não como Enfermeiro, não como professor ou pedagogo. Mas como indivíduo que têm como orientação a ética em todas as relações sociais. Tudo bem?
Mas vamos para as respostas: 1 - Se não tem certeza, melhor esperar para tomar uma decisão. Continuem a namorar. O namoro prepara para o casamento. É o tempo para descobrir e aprender a conviver com as alegrias e as dificuldades. É o tempo de “treino”, para se conhecerem melhor. Confiar um no outro é uma premissa importante para dar início a uma nova união. 2 - O futuro é mais importante do que o passado. Quando um relacionamento tem uma historia de sucesso, alguns podem imaginar que a tarefa já foi cumprida. Mas isso é tão falso quanto imaginar que jardineiros bem-sucedidos não precisam molhar as plantas e podá-las depois que elas crescem e florescem. O fato de ter confiança em seu relacionamento significa que você sabe o que precisa ser feito, e não que pode ignorar as atitudes necessárias para mantê-lo. A tarefa de manter um relacionamento bem-sucedido nunca termina, pois ele é uma construção para o futuro e não uma simples continuação do passado.

Paula Azevedo disse...

Edu sem conhece-lo pessoalmente, tenho muito carinho por ti. Agradeço a uma amiga sua por compartilha seus textos comigo, pois sem ela não teria conhecido seu trabalho! Um abraço.

Anônimo disse...

Bom Dia, Edu, estou lhe escrevendo porque não sei mais a quem recorrer, primeiramente gostara de parabenizar seu trabalho, pois faz uma grande diferença em nossa vidas, li seu texto de ontem e confesso que estava ansiosa pelo texto de hoje... Sou noiva a 2 anos e 4 meses, moramos juntos dentro da casa de meus pais, pois decidimos que se meu noivo ficasse em nossa casa, conseguiríamos juntar dinheiro mais rápido para casar….Eu não estou muito segura, eu sempre tomo todas as decisões, pois ele é ansioso e sempre toma as decisões erradas, então sempre dou a ultima palavra... Pergunto-te o que faz do relacionamento um verdadeiro casamento?

Eduardo Campos disse...


Bom dia! Obrigado pelo seu elogio! li seu comentário e achei muito interessante, mas gostaria muito que você própria o lê-se novamente, observe que você cobra muitas coisas do seu “Noivo”, que mais parece marido, você espera que ele tome mais decisões e não deixe tudo nas suas costas, mas você o classifica como “ansioso e sempre toma as decisões erradas”, será que você tem deixado ele tomar as decisões certas, ou você sempre acha que as decisões dele que são erradas?, Já em relação o que faz do relacionamento um verdadeiro casamento? Pense com Edu! Existem casamentos que duram para sempre e casamentos que duram dias. Existem pessoas que moram juntas a vida inteira e pessoas que moram juntas durante um curto período. Não é o nome que se dá ao relacionamento que determina a sua qualidade ou o tempo que ele durar. Decisões sobre como e com quem vai passar a sua vida são sempre importantes, mesmo que não se trate de um casamento formal. A necessidade de assumir um compromisso e de ser fiel a alguém que se ama é essencial, dentro ou fora do casamento. Um relacionamento é o que duas pessoas fazem dele e só pode florescer se essas duas pessoas forem capazes de fazê-lo durar – independentemente do nome que tenha.

Anônimo disse...

Obrigadaaaa Eduardo! vou procurar pensa diferente e tentar colocar em pratica tudo aquilo que estou aprendendo aqui no blog contigo...

Anônimo disse...

Em geral, os homens sao dependentes das mulheres e passivos. Por isso, o melhor é namorar. Do contrario, a vida vai ser só estresse.

Arquivo do blog

COMENTÁRIOS - PITACOS - SUGESTÕES - ELOGIOS

Vejam o que os visitantes dizem do educar para humanidade.


Noosssaaa... o seu blog e um espetáculo Edu. Ou melhor vc e isso tudo. Um grande beijo de quem gosta muito de você.
Patrícia

Adorei esse blog, parabéns,contém muitas dicas úteis e interessantes. Que Deus te abençoe e q vc possa a vir dar mais dicas . Fica com Deus! O seu blog ....é show.
Julianne


Este Site é ótimo,e acredito que estas postagem ajudará , vários casamentos, parabéns pela iniciativa.
Carlos Alberto

Imagina que quando uma amiga me falou de você edu confesso que não acreditei. Será que ainda existem homem assim? Perguntei. Mas Quando vi você pela primeira vez fiquei encantada com o seu jeito de ser, te achei uma pessoa muito,muito, muito, maravilhosa, amiga, verdadeira, prestativa, séria... Quando eu conheci fiquei encantada com sua beleza, personalidade, caráter...Admiro demais você, na verdade me considero Sua fã número 1... Adoro ler seus textos aqui no blog. Assistir suas palestras um show de informação.
Hoje tenho certeza que és é uma pessoa muito especial pra mim pois ajudou e me ajuda muitoé um amor de pessoa ...você pode contar comigo pro que der e vier estou sempre disponível pra você viu meu lindo...Você é uma pessoa da minha extrema confiança Da sua eterna Amiga que te ama muito e te quer muito bem com carinho, amor e saúde bjos......
Priscila


Esse site esta de parabéns adorei tudo que vi por aki@!!! tudo de bom.
Anônimo

Poxa, ta bem legal seu texto, parabens.
Fernanda


Essas dicas eram o que eu precisava para tirar uma duvidazinha. Obrigado ao blog que eh um espetáculo.
Juliani


Eu acabei de ler sua mensagem sobre como manter um relacionamento e tem muitas coisas que estão acontecendo comigo, obrigado pelo blog e as dicas que vão me ajudar com certeza.
Ana

Eduardo pessoas como você, ajuda a escrever a historia da vida com muito mais amor, carinho e humildade, que bom que você existi... parabens pelo seu blog. Sempre vou admirá-lo... Que Deus te abençoe sempre.
Josi


Esse blog é realmente muito completo, tudo o que eu preciso tem aqui, só queria saber como fazer boas preliminares, rs. Mas tudo o que eu imagino tem aqui, é um site perfeito. Parabéns!
Adriana

Eduardo quando te vi pela primeira vez tive a certeza de ter encontrado uma pessoa especial, com a alma serena e doce ao mesmo tempo. Você é um ser iluminado por Deus e com uma missão muito especial. Gosto de estar com você de poder compartilhar meus "segredos" contigo e dividir minhas "angustias" principalmente pelo blog.
Lembre que você sempre poderá contar comigo a todo instante que precisar...pois estarei sempre aqui para te falar o quanto você é especial pra mim!!!!!!!!milhões de beijos carinhosos pra vc viu meu lindo!!!!!!
Josenilda

Como sempre Edu, uma ótima postagem. Fico feliz em saber do seu esforço em ajudar a humanidade escrevendo coisas significante aqui no blog,. Beijos com afeto.
Lindomar



Oi Eduardo, que blog massa, parabéns lindo, me visita se puder tá? , agradeço. Um grande abraço,
Erika.


Nossa, amei seu blog Eduardo, pricipalmente as postagem sobre os inimigos e amigos do orgasmo, quantas informações interessantes. Parabéns.
Karla luane


Estou adorando visitar seu blog! Parabéns pelo blog e pelos resultados já conquistados, isso que você faz é muito importante! Abraços.
Viviane


Parabéns pela criatividade e mais ainda pela continuidade dos textos sobre relacionamentos. Parabéns!
Junior


Ola. Ótimo seu blog. Adorei o post parabéns. A minha namorada é enfermeira e adorou suas palestra, abraços.
Joel santos

Ei Edu! Gostei muito do que escreve e como escreve. Gostaria de trocar figurinhas comigo?
Pedro


Eduardo Gostaria de acompanhar seu blog, é muito bacana seus texto. Me ajuda sou pouco leigo.
André


Muito bom o seu blog...Provavelmente eu deva voltar por aqui mais vezes, sucesso eduardo.
Anônimo


O blog é excelente e a escritor inteligente na medida certa. Parabéns pelo seu trabalho.
Elza


Eduardo Indiquei seu blog a vários amigos, é tão bom achar um Blog que nos descontrai ao mesmo tempo nos sinalizem coisas boas assim.
Márcia lima


Eduardo, querido... seu blog é realmente demais. Demais! Correto, comunicativo, educacional, sensível, genial! to muito orgulhosa de vc ter postado um texto de minha autoria aqui, valeu!
Patrícia

Eduardo o texto e as perguntas foram bem elaboradas e respondidas, mostrando claramente os problemas sexuais, bem como os caminhos para iniciar um tratamento. Atualmente se faz muito necessário este tema tendo em vista o alto índice de apelo sexual passado pelas mídias para as pessoas. Parabéns.
Anônimo


Meu querido Eduardo, parabéns pelo post esclarecedor, aliás tudo o que você escreve é de muita qualidade.parabéns.
Augusto


Eduardo, você fala desse tema de maneira tão natural, que nos dá a exata dimensão do assunto que estás tratando. Parabéns.Gosto muito de seu blog.Abraços
Walter


Muito bom esse pequeno artigo esta de parabéns colega.
Anônimo


Olá Eduardo seus artigos são muito bons, gosto principalmente da maneira franca como você escreve. As dicas estão perfeita, agora é ler e praticar. Abraços e bom fds.
Pedro Paulo


Um elogio curto e sincero: UAU! OTIMO! PERFEITO!
Anônimo


Adorei as perguntas! Amei todas as respostas! Foi perfeito me ajudou a entender o que esta acontecendo comigo, obrigado edu.
Anônimo

Excelente artigo. Alto padrão como sempre, parabéns eduardo!
Anônimo


Didático com sempre. Nunca usando de pornografia. Esse é o educar para humanidade.adoro acompanhar suas postagens.
Amadinha


Oi edu!! Boa noite !!! passando para conferir as ultimas postagem do blog... como sempre parabéns vc é tudo de bom!!!
Natalia


Ótimo conteúdo Eduardo, os temas escolhido é de muito bom gosto!!! parabéns pelo blog!!!
Gustavo

Gostei bastante do texto, não conhecia o seu blog, é excelente!
Marcos

Parabéns eduardo ! Seus posts são sempre atuais, instrutivos e com extrema qualidade e bom gosto na escolha dos temas e sua inteligente maneira de abordá-los. É com muito gosto que leio sempre seu blog. Abraços !!!
Eliane Almeida


Oi Edu, Autoconhecimento da sexualidade feminina, Que texto excelente, todos os homens devem ler isso, com certeza.abraços, valeu .
Anônimo

Puxa!educar para humanidade. Isso que é um belo manual! Adorei o seu blog. Sempre que passo por aqui aprendo mais e mais... Continue esse trabalho excelente. Parabéns pelo artigo, nota 10. Bjo
Leila Cristina







Ciclo de Palestras e Seminários nas áreas de Educação e Saúde para 2015



TEMAS EM EDUCAÇÃO
Avaliação da aprendizagem no século XXI.
O papel do professor: Transformando informação em conhecimento.
As muitas faces da profissão Docente.
Alfabetização e Letramento: os desafios contemporâneos.
Oralidade e Escrita: Dificuldade de ensino-apredizagem na alfabetização.
A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
O Brincar e a Matemática
A proposta dos PCNS e sua relevância na formação dos cidadãos.
Um dialogo entre a psicopedagogia e a educação.
Direitos e Deveres da Criança.
Autoridade e Autoritarismo na Sala de Aula:Repensando a relação professor-aluno
Violência em casa: reflexo na escola. Como disciplinar sem bater?
Como trabalhar as relações humanas para prevenir a violência contra criança no ambiente familiar / escolar.
Família e Escola: educar é uma tarefa de todos.
Ética e Cidadania.

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO ESCOLAR

A Síndrome de Burnout : Como vai a Saúde do professor na Educação Infantil ?
Saúde Bucal (escovação e higiene).
Higiene e Saúde do escolar.
Alimentação: A obesidade e os transtornos alimentares.
Saúde e meio ambiente.
A importância do sono na vida do ser humano.
O que toda a criança precisa saber sobre segurança.
E agora: O que eu faço? Primeiros socorros.
As principais doenças da infância.
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
AIDS/HIV

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE FAMILIAR

Lute pela vida: diga não as drogas.
Alcoolismo, tabagismo e suas conseqüências.
Hipertensão e dislipidemias.
O que todo diabético precisa saber.
Ficar amarelo pra que? Hepatite tem prevenção.
Fique ligado: hanseníase tem cura.
Prevenção do câncer: caminho para saúde.
Saúde bucal não tem idade.
Prevenção da violência contra idoso.
Mulher com saúde é mais mulher.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescente.
Infância perdida: prostituição infantil.
Sexualidade na escola: Como forma o filho para a vida sexual.
Sexualidade na adolescência.
Gravidez na adolescência.
Aborto e suas conseqüências.
Previna-se use camisinha.
Profissão criança: trabalho infantil isso não tem futuro.

E-mail: edu.com28@yahoo.com.br





Mensagens do Bem