terça-feira, 16 de junho de 2015

SOPHIE E SUAS MANEIRAS DE VER AS COISAS


“A infância tem as suas próprias maneiras de ver, pensar e sentir. Nada mais insensato que pretender substituí-las pelas nossas”.
JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Eram duas crianças a brincar na praia, na manhã plena de sol. Tinham em torno de três anos e os olhos atentos das mães as vigiavam.
As meninas iam e vinham da beira do mar carregando água em seus baldinhos, construindo formas na areia.
Em certo momento, uma bola entrou na brincadeira. Ambas a queriam e cada qual segurou com mais força, tentando tirá-la da outra.
Finalmente, Ana Clara bateu meio que empurrando o rosto de Sophie e tomou a bola para si.
De imediato, as mães se aproximaram. Uma, repreendendo a filha pelo mau comportamento e insistindo que ela pedisse desculpas.
A outra consolando com carícias a agredida, que fazia carinha de choro.
Mas não passou muito tempo e lá estavam as duas novamente na areia. Sophie, a menina que sofrera a agressão, foi a primeira a recomeçar a brincadeira. Com sua naturalidade infantil, se aproximou da outra, abaixou a cabecinha, olhou-a no rosto e perguntou:
Você ainda está muito brava comigo?
Antes que a resposta saísse dos lábios de Ana Clara, lançou outra pergunta:
Quer brincar comigo?
E brincaram até a noite estender seu manto de estrelas e luar sobre a Terra.
Bom seria se fôssemos como essas crianças, capazes de ensinar, perdoar, esquecer e prosseguir juntos...

Para refletir
Quando Sophie se machuca, não importa se é um pequeno ou grande machucado, ela logo chora e procura o colo da mãe. Chorando, ela informa que está doendo, que aquilo a está incomodando muito.
Buscando o colo da mãe, ela deseja ser acarinhada, confortada, auxiliada.
Lição para o Edu: você não precisa suportar a dor sem chorar. E procure alguém em quem você confia para ajudá-lo. Pode ser um amor precioso, ou um amigo, um irmão. Enfim, alguém que lhe dê a mão.                                                           
Quando a Sophie cai de um brinquedo e quebra o braço, nem por isso deixa de, ainda com o braço engessado, subir no mesmo brinquedo. Deseja provar que é capaz, que consegue que vai vencer.
Lição para o Edu: Ensina desta forma, que não se deve desistir porque o negócio não deu certo ou porque foi reprovado em teste de seleção em uma empresa. O importante é não se deixar abater e continuar a tentar, até conseguir.
Quando Sophie está com sono, ela se aconchega, fecha os olhinhos e dorme. Se o coelhinho de pelúcia perdeu uma orelha ou o carrinho quebrou, assim mesmo ela dorme. E no sono, se permite sonhar. Sonha com lugares lindos, bolas coloridas, muitos brinquedos, sorvete, brincadeiras e amigos.
Nova lição para o Edu: se seu corpo assinala que está na hora de dormir, atenda-o. Recolha-se ao leito e descanse. Depois, você recomeçará as tarefas, e muito melhor. Não se permita a insônia por causa de coisas materiais. Se os índices da bolsa oscilaram, ou se sua conta bancária não apresenta tantos dígitos, durma mesmo assim. Seu corpo precisa recuperar as energias pelo repouso. Depois, você retornará às lutas, ao trabalho, às melhores decisões.                                                                                Quando Sophie brinca, ela se permite entrar em seu mundo de faz-de-conta e mergulha por inteiro. Ela fantasia, fala com seus bichinhos e bonecos, cria histórias, sonha de olhos abertos. Ela é o “homem” ou “mulher” que voa, o dono de uma grande fazenda cheia de animais, o astronauta a caminho do Infinito. Não há limites para a sua imaginação. E isso a satisfaz, a faz feliz.
Lição para o Edu: Com isso, diz ao homem que ele nunca deve deixar de sonhar e de perseguir os seus sonhos. Que deve se concentrar em seus desejos e perseverar. Tudo é possível àquele que trabalha, prossegue, não desiste.

Pense com Edu! Nunca te envergonhe de falar aos teus filhos sobre as tuas fragilidades – naturalmente observando os níveis de sua maturidade -, sobre as lutas que travas portas adentro do seu ser, dos teus medos e inseguranças, para que eles sintam que seus genitores são homens e mulheres normais, e, por sua vez, procurem ajudar-te com os recursos de que já disponham. Evitara, assim, a falsa postura de super-homem ou de mulher-maravilha, que não sofrem, não choram, não perdem e não comentem erros.


¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : Momento Espirita.
³ Fonte imagem :http://imagem.band.com.br/f_139781.jpg
Livro de Referência: Repositório de sabedoria. Joanna de Ângelis  & Divaldo Franco. Editora LEAL. 2008
Written by Eduardo Campos all rights reserved.


segunda-feira, 15 de junho de 2015

NOSSAS ATITUDES INSPIRAM ATITUDES!


“Descobrimos o quanto do nosso “eu oculto” está em plena atividade quando rimos exageradamente de uma pessoa que escorrega na rua, ou que se equivoca diante de uma palavra, ou mesmo quando ela sofre algum tipo de comparação sarcástica com o ponto “censurado” do seu corpo”.
HAMED

Imagine-se andando por uma calçada com os braços carregados de pacotes e alguém colide brutalmente com você, fazendo-o cair e esparramando seus mantimentos. Quando você se levanta do meio de ovos quebrados, suco espalhado pelo chão está pronto para gritar: "Idiota”! O que há de errado com você? Está cego?” Mas, bem antes que tome fôlego para falar, você percebe que a pessoa que colidiu com você é realmente deficiente visual.
Ela também está estirada no meio dos mantimentos espalhados e não consegue se levantar, pois sua bengala está jogada no chão.
A raiva pelo tombo passa na mesma hora. Imediatamente seu coração é tomado por uma compaixão e pela demonstração de simpatia e caridade.
Você logo se oferece para ajudar a pessoa a se levantar. Com certeza, pede desculpas e se preocupa em saber se a pessoa se machucou se precisa de cuidados.   
Esse é um lindo retrato de nossa vida.

Para refletir
Quando percebemos claramente que a fonte da desarmonia e da miséria no mundo é a ignorância a respeito da dor e do problema do outro, podemos abrir a porta do coração e permitir que a graça de Deus aconteça em nós e através de nós.
O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós...
Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.
Uma das maiores causas - se não a maior - de nosso sofrimento é a maneira como enxergamos a vida e tudo aquilo que nos acontece.
Na verdade, não são os acontecimentos que nos fazem sofrer. Sofremos pela maneira como olhamos para os acontecimentos.
Todo ponto de vista é a vista a partir de um ponto.
Quando privilegiamos um ponto negativo, passamos a enxergar tudo com as lentes da negatividade.
O pior não está nem tanto no olhar negativo, mas na concentração estragada, do olhar.

Pense com o Edu! Regenerados são os seres humanos que notaram que não podem modificar o mundo dos outros, mas o mundo em si. Que os indivíduos, lugares e ambientes, não podem ser mudados, e que as únicas coisas possíveis de serem alteradas são suas atitudes pessoais, reações e atos relacionados a esses mesmos indivíduos, lugares e ambientes de sua vida.

Olá queridos leitores! Seja bem-vindo ao meu blog. O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita. Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo. Quem desejar ou quiser comentar enviar perguntas, depoimento ou sugestões de tema ao blog, basta enviar um e-mail para nosso endereço eletrônico:  edu.com28@yahoo.com.br
Aguardamos sua participação. Um abraço fraterno a todos do amigo Eduardo Campos


¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : Hamed.
³ Fonte imagem : http://2.bp.blogspot.com/-J8TZwcXzJWY/T6WeYtqMPVI/AAAAAAAAAAU/meninas%2Bguardachuva.jpeg
Livro de Referência: O homem de Bem. Richards Simonetti. Editora CEAC. 2014
Written by Eduardo Campos all rights reserved.


domingo, 14 de junho de 2015

O POMAR DA VIDA!


- Ah! Como seria bom se a Providencia Divina empregasse em cada ser humano uma espécie de preparado que nos permitisse passar pelo mundo sem nos contaminar pelas “pragas” da vida.

Pense com Edu! Seria muito bom passar pelo mundo sem errar!

A dona do pomar, zelosa com a sua plantação, pulverizava o veneno de que cada planta frutífera necessitava para que as pragas características não investissem contra qualquer uma delas.
Enquanto borrifava com a sua máquina pacienciosamente uma por uma das arvores, o pensamento começou a voar para comparações de quem está, com prazer, cumprindo uma determinada tarefa.
Intimamente argumentava:
- Ah! Como seria bom se a Providencia Divina empregasse em cada ser humano uma espécie de preparado que nos permitisse passar pelo mundo sem nos contaminar pelas “pragas” da vida.
Dessa maneira não sentiríamos inveja de ninguém, nem ciúme; não abrigaríamos a idéia do crime; não seríamos orgulhosos, vaidosos, egoístas...
Seria muito bom passar pelo mundo sem errar!
Nisso, uma mosca portadora da capacidade de penetrar uma das frutas de uma determinada árvore já pulverizada com veneno, pouso sobre uma delas e pôs-se a procurar com rapidez e desespero algum local que o veneno não tivesse atingido, acabando por encontrá-lo. Nessa parte não protegida pela ação da substancia química, ferrou os instrumentos de que a natureza a dotou e inoculou no fruto a causa de seu futuro apodrecimento.
Observando tudo isso, a dona do pomar pulverizou o local em descoberto, na mesma hora em que meditava:
- É! Tenho a impressão de que a parte de Deus para nos defender do mal Ele faz. A parte desguarnecida corre por nossa responsabilidade, quando então somos contaminados pelo mal dos caminhos da terra!

Para refletir
Meu amigo, não sei qual o seu pensamento em relação ao primeiro desejo do pomicultor, exatamente o de ser imunizado contra os males do mundo pelo criador.
Quero crer que você não apoia, porque, que mérito teríamos em não errar por nunca ter sofrido o teste da tentação?
Do que adiantaria estudarmos na escola da terra, se não tivéssemos a obrigação de cumprir a tarefa do dia-a-dia e enfrentar as provas que nos promovem de ano?
Que alegria teria o aluno aprovado no vestibular se não tivesse que despender o enorme esforço a que se vê obrigado?
Temos que considerar o fato de que o agente imunizador de cada pessoa existe, mas não será aplicado à força  pela Providencia Divina.
Jesus deixou todo um caminho por ele mesmo, onde teremos que pisar e onde não devemos adentrar.
A vivência dos ensinamentos do meigo Nazareno compõe as substancias que devem ser utilizadas de livre e espontânea vontade por quem assim desejar.

Finalizando para recomeçar
Determinados seres humanos que marcaram iluminosamente a sua passagem pelo mundo tiveram a coragem de auto-aplicar a “Química do amor” como um poderoso antidoto contar as “Pragas” do mundo, que, entretanto, não os isentou do sofrimento, mas conferiu-lhe as necessárias forças para saírem vencedores.
Francisco de Assis, Clara, Mahatma Gandhi, Chico Xavier, Irma Dulce...
Muitos outros exemplos sempre existiram na Terra como uma estrela do bem a apontar-nos, incansavelmente, o verdadeiro caminho.
Essas almas luminosas pairam acima da disputa religiosa, que, ao de ensinar a convir com o próximo baseado no amor, acirra mais os ânimos, transformando as religiões em motivos de disputas, de brigas, em nome de um Deus que é Amor!
O veneno que o zeloso dono do pomar aplicava nos pés de árvores frutíferas age na superfície do fruto, enquanto o remédio de que necessitamos precisa ser aplicado em nosso intimo!
A bomba aplicadora do veneno daquele senhor borrifava o fruto através da “bomba” da boa-vontade, condição indispensável de quem deseja realmente passar pelo “POMAR DA VIDA” sem sofre a ação das “pragas” sempre vigilantes para invadirem o nosso interior.

 Pense com o Edu! – Se em seu “pomar” intimo a medicação do Cristo já está sendo aplicada para proteger o fruto da sua existência você terá uma boa colheita! As árvores frutíferas, quando pulverizadas, respondem com a colheita abundante.

Olá queridos leitores! Seja bem-vindo ao meu blog. O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita. Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo. Quem desejar ou quiser comentar enviar perguntas, depoimento ou sugestões de tema ao blog, basta enviar um e-mail para nosso endereço eletrônico:  edu.com28@yahoo.com.br
Aguardamos sua participação. Um abraço fraterno a todos do amigo Eduardo Campos


¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : Ricardo Orestes.
³ Fonte imagem : http://thumbs.dreamstime.com/A1rvore-de-pulverizao-da-mulher-no-pomar-45796691.jpg
 Livro de Referência: Forni, Ricardo Orestes. Bom Dia Mesmo! Editora EME, Capivari – SP. 2005

Written by Eduardo Campos all rights reserved.

sábado, 13 de junho de 2015

8 ALERTAS DO SANTO ANTÔNIO “DIGITAL” PARA PROTEGER SEU CASAMENTO NA ERA “FACEBOOK” & “WHATSAPP”


Se amar é cuidar um do outro, essa máxima também vale para as redes sociais. Cuide de seu relacionamento na rede e fora dela, para que possa desfrutar de um relacionamento sólido, honesto e de confiança, características estas que não existem por si só, mas são cultivadas e desenvolvidas no dia a dia através das pequenas coisas.
Isabel Almeida

Uma pesquisa realizada no ano de 2014 trouxe uma estatística alarmante aos casais: Trinta por cento dos divórcios mencionaram a palavra Facebook, WhatsApp. Esses números vieram do Divorce-online, um serviço oferecido no Reino Unido. É óbvio que o Facebook não pode ser culpado por divórcio algum, mas está claro que essa rede social pode agir como um catalisador de problemas já existentes. Esses espaços virtuais já fazem parte de nosso cotidiano e existem redes sociais para tudo, inclusive para fins profissionais, que se mostram ser de grande importância. Diante disso o que fazer para proteger o seu casamento na era Facebook sem precisar excluir o seu perfil?
Fique atento a algumas dicas “do Santo Digital” que podem ajudá-lo a navegar seguramente pela rede sem que o seu relacionamento afunde.

1. Status de Relacionamento
Deixe claro o seu estado civil. Orgulhe-se de seu cônjuge e compartilhe fotos de aniversário de casamento e outras comemorações. Esconder que é casado nas mídias sociais é o equivalente a andar por aí sem aliança no dedo. Cuide-se apenas para não expor indevidamente sua vida pessoal e profissional.

2. Não substitua o seu canal de comunicação por posts
Use as mídias sociais a seu favor para trocar mensagens de carinho com o seu cônjuge, mas não deixe que isso substitua as suas conversas olho no olho, pois estas consistem em uma conexão real com o seu companheiro, muito importante para a união do casal.

3. Compartilhem senha
O fato de compartilharem a senha, mesmo cada um tendo o seu perfil individual, passa tranquilidade ao cônjuge, pois é sinal de que não há nada para ser escondido. Isso não significa ficar seguindo e bisbilhotando tudo o que se passa no perfil da pessoa amada. Controle-se! Essa também pode ser uma medida prática, pois se houver alguma publicação indevida ou vírus no perfil seu companheiro pode acessar e excluir antes que maiores danos aconteçam.

4. Evite lavar roupa suja na web
Esse tipo de intimidade não precisa ser compartilhada e pode gerar rumores ou suposições falsas de que o seu relacionamento possa estar em crise, o que pode atrair mensagens consoladoras de terceiros e você não iria gostar nada disso.

5. Estabeleça algumas regras em conjunto
Embora cada um tenha o seu próprio perfil é interessante que construam juntos algumas regras para evitar conflitos, pois do contrário o seu cônjuge pode postar alguma foto de suas férias na praia e você não concordar com posts públicos de fotos em trajes de banho, por exemplo.

6. Não poste nada que possa ser mal interpretado
Evite marcar amigos com posts do tipo "Foi ótima a noite passada", mesmo que você se refira à apresentação de algum trabalho da faculdade ou sucesso em fechar algum negócio importante em seu trabalho, pois pelo fato de estar fora de contexto algumas pessoas podem interpretar o comentário de maneira errônea e boatos indevidos podem surgir em torno de seu casamento.

7. Pergunte e responda pessoalmente qualquer dúvida sobre o Facebook do seu cônjuge
Se vir alguma foto compartilhada da pessoa amada ao lado de uma pessoa desconhecida do sexo oposto ou qualquer outro post que lhe pareça estranho não hesite em perguntar, pessoalmente e não online, sobre essas questões para que tudo seja esclarecido. Não tire conclusões precipitadas ou faça acusações descabidas.

8. Não adicione pessoas desconhecidas no seu perfil
O Facebook é um espaço de interação social e, portanto, nele existem pessoas de todos os tipos com objetivos diversos, inclusive o de paquerar, enganar e trair. Por isso, evite conversar com pessoas desconhecidas, pois muitas vezes um simples pedido de ajuda pode se transformar em um bate-papo interessante, posteriormente em um flerte. E quase sem perceber você acaba se envolvendo emocionalmente com outra pessoa, que possivelmente aparentará ser a pessoa mais perfeita do mundo, pelo fato de não conhecê-la pessoalmente. Isso tudo pode destruir aquilo que você tem de mais especial e real em sua vida: o seu casamento. Atente para os recursos de configuração e privacidade de seu perfil para evitar esse tipo de exposição.

"O verdadeiro amor não é uma questão de romance, mas sim de preocupação cuidadosa com o bem-estar do cônjuge" já dizia Gordon B. Hinckey.


. Olá queridos leitores! Seja bem-vindo ao meu blog. O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita. Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo. Quem desejar ou quiser comentar enviar perguntas, depoimento ou sugestões de tema ao blog, basta enviar um e-mail para nosso endereço eletrônico:  edu.com28@yahoo.com.br
Aguardamos sua participação. Um abraço fraterno a todos do amigo Eduardo Campos


¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : Isabel Almeida
³ Fonte imagem : www.freewords.com.br/hoje-e-o-dia-de-santo-antonio-santo-casamento-10.jpg
Livro de Referência: Niven, Davi. Os 100 segredos dos bons relacionamentos. Rio de Janeiro: Sextante. 2013
                                 Website: http://www.facebook.com/isabel.almeida.94043

Written by Eduardo Campos all rights reserved.

5 RECADINHOS DO SANTO ANTÔNIO PARA CONVERSAR ANTES DO CASAMENTO


 “O problema do casamento são as diferenças de expectativas: a mulher acha que o homem vai mudar após o casamento, enquanto que o homem acha que a mulher não vai mudar após o casamento”.
Autor desconhecido

É, sem dúvida, uma sensação emocionante quando o seu parceiro pede sua mão. Sua primeira reação é contar a seus entes queridos a boa notícia. Mais tarde, você começa a pensar quando será o momento certo para o casamento, os preparativos e se tudo será como o esperado. Mas você e seu parceiro já conversam sobre a vida como marido e mulher? Quando se trata de objetivos futuros estão ambos na mesma sintonia? Além de falar sobre o casamento, é sábio discutir a vida como um casal antes de avançar.
Graças a experiência do meu primeiro casamento, eu aprendi que determinados temas eram importantes para se discutir já que eu planejo o me casar novamente. Acredito que no futuro próximo quando, pensar em casar pela segunda vez, eu já tenha tido essa conversa com o minha parceira. Um dialogo aprofundado antes tornará as coisas mais fáceis.
A maioria das pessoas discute sobre a vida juntos antes do noivado ou quando sabem que seu relacionamento é sério. Mas há algumas pessoas que conheci ao longo da vida, que se casaram com base em uma fantasia. Infelizmente, seus casamentos deram uma guinada para pior.
Aqui estão cinco “recadinhos do Santo Antônio através de temas” para discutir com seu parceiro antes de dar o grande passo.

1. O passado
Você deve ser muito claro sobre o seu passado. Muitas pessoas não têm nada com que se preocupar, mas algumas sim. Pergunte a si mesmo se existem questões não resolvidas que têm potencial de trazer problemas ao seu casamento. A única coisa que você está tentando evitar é que o problema apareça mais tarde em seu casamento feliz.
Pense com Edu! Não deixe o passado atrapalhar o presente. Todos nós temos curiosidades sobre o passado de nossos parceiros. Queremos saber de seus relacionamentos anteriores, principalmente os mais sérios. Entretanto, a excessiva curiosidade sobre esse assunto pode ser perigosa. Ela alimenta preocupações, comparações e, basicamente, conflitos. Você não está competindo com antigos parceiros - e eles só farão parte de seu relacionamento se os seus ciúmes e temores permitirem. Nada que você faça ou diga poderá mudar a historia de seu parceiro. Mas, se você usufruir o que está vivendo no presente e não ficar insistindo no passado poderá revigorar o futuro de seu relacionamento.

2. Metas
Vocês respeitam os objetivos de cada um? Vocês dois estão dispostos a apoiar os objetivos um do outro? Será que as metas podem ser conciliadas como um casal? Se você puder responder sim a qualquer dessas perguntas, você e seu futuro cônjuge estão dispostos a trabalhar como uma equipe. Se não, você deve reavaliar o relacionamento.
Pense com Edu! Compromisso significativo é compromisso mútuo. Por maiores que sejam sós os seus esforços não são capazes de tornar um relacionamento saudável ou feliz. Um relacionamento requer o esforço mútuo de dois parceiros. Não basta que uma das partes esteja empenhada, é preciso que ambos desejem igualmente fortalecer seu compromisso. Num time de remadores, todos precisam se esforça, mas ninguém pode desenvolver um esforço maior do que os demais, sob pena de fazer o barco rodar. Isso também é verdade nos relacionamentos.

3. Moradia
Uma vez casados, vocês começam a poupar dinheiro para pagar uma casa. Quando têm dinheiro suficiente guardado, você e seu cônjuge começam a procurar a casa. Você prefere um local, enquanto seu cônjuge prefere outro. Você quer ficar perto da família, enquanto o outro quer uma área distante. Se o local de vida nunca foi discutido, a tensão vai crescer em seu casamento. Busquem uma solução que possa contentar a ambos.
Pense com Edu! Mesmo num relacionamento, você é uma pessoa a parte. Relacionamentos fortes e saudáveis são construídos sobre fundamentos de igualdade. Mas trata-se de igualdade de direitos e não características pessoais. As relações felizes alimentam os sonhos de ambos os parceiros e ajudam a realiza-los, mesmo que sejam diferentes. Não é possível realizar os sonhos de um deles à custa dos sonhos de outro.

4. Filhos
Você sabe que quer se tornar um pai ou mãe, mas você tem certeza sobre o seu parceiro? Seu parceiro talvez tenha mencionado que queria crianças no passado, mas pode ter mudado de ideia. Se você não abrir o tópico apenas para se certificar, pode depois ter uma surpresa - seu cônjuge não quer filhos. A paternidade não é para todos. Discutam essa questão antes de caminhar até o altar. Essa é uma imensa responsabilidade.
Pense com Edu! Decida por conta própria. Entre as muitas pressões que sofremos estão as de amigos e familiares que, com a melhor das intenções, perguntam: “Quando vocês vão se casar?” ou “Quando vão ter filhos”. Essas perguntas correm o risco de serem sentidas como pressões para agirmos segundo algum padrão externo. Se valorizarmos muito a pessoa que as faz, poderemos tomar decisões que não dependem de nosso desejo ou de nossas possibilidades. Quando fizer algo, deve ser decisão sua. Não podemos passar nossas vidas procurando a aceitação dos outros, porque isso compromete nossa capacidade de conquista a aceitação da pessoa mais importante para nós: nós mesmos.

5. Finanças
Muitas vezes, o dinheiro é a causa de problemas no casamento. Por exemplo, você ganha mais que o seu cônjuge de forma que há expectativas de que contribua mais para as contas. Você quer manter a sua conta bancária pessoal, mas o seu cônjuge quer juntar seus recursos. O outro quer o controle do orçamento, mas você se sente confiante em lidar com o planejamento financeiro. A conversa sobre finanças é muito importante. Você deve ter um plano financeiro em comum com o seu parceiro para que não haja surpresas desagradáveis no futuro.
Pense com Edu! Dinheiro não compra felicidade, mas pode comprar estresse. Qual é a parte mais importante de sua vida? Não é dinheiro. Nunca foi e nunca será. Mas quantas vezes uma desavença por causa de dinheiro – como gastá-lo, como ganha-lo, quando é suficiente – impediu que você desfrutasse o tempo que passa com quem você mais gosta? Quando permitimos que temas superficiais atrapalhem o que é importante, nossos relacionamentos deixam de ser saudáveis. Ficaremos perturbados se não tivermos dinheiro suficiente e decepcionados quando tivermos, pois constataremos que ele não nos trará a alegria e a satisfação esperadas. Coloque o dinheiro no lugar certo – atrás daquilo que realmente tem importância em sua vida.
O casamento é um compromisso sério. Ter uma conversa com seu futuro cônjuge é uma atitude sábia que pode ajudar a evitar possíveis dificuldades.

. Olá queridos leitores! Seja bem-vindo ao meu blog. O seu comentário é um incentivo a novos posts. Eles são a maior recompensa por cada pesquisa, cada palavra escrita. Então...Que tal deixar o seu recadinho? Vou ficar muito feliz em recebê-lo. Quem desejar ou quiser comentar enviar perguntas, depoimento ou sugestões de tema ao blog, basta enviar um e-mail para nosso endereço eletrônico:  edu.com28@yahoo.com.br
Aguardamos sua participação. Um abraço fraterno a todos do amigo Eduardo Campos


¹ Fundador e Autor: Eduardo Campos, Técnico em Gestão Pública: Pedagogo, Esp. em Docência do Ensino Superior – PROEJA  e Educação em Saúde. Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA
² Fonte texto : Mayra Bitsko. adaptado por Eduardo Campos do original 5 topics to discuss before marriage
³ Fonte imagem : http://www.intercambio7.com.br/sims-e-naos-para-seu-intercambio.jpg
Livro de Referência: Niven Davi. Os 100 segredos dos bons relacionamentos. Rio de Janeiro: Sextante. 2013
                                 Website: http://mrsmbitsko.co
Written by Eduardo Campos all rights reserved.



sexta-feira, 12 de junho de 2015

SE VEM COM AMOR, PODE ENTRAR!


Há pessoas que conseguem o melhor de nós. Chegam com tanta Doçura, Delicadeza, Inteligência e Bom humor, que acertam o nosso coração! Nocaute pro Edu! E ficamos cativos dessa amizade que cresce e vai se encaixando perfeitamente em tudo que amamos.
Eduardo Campos
Dia Bom, mas Dia bom mesmo rs!
Belém, dia 12 de Junho/2015 03h19min. Acordei, fiz uma prece agradecendo pelo sono reparador e a oportunidade por mais um dia de vida... acendi a luz, peguei um livro pra ler... fiquei pensando o que escreveria para esse dia especial...sentei na frente do computador e comecei a redigir algumas palavras, transcrever sensações e sentimentos que viraram letras...
Penso que um dos treinamentos mais importantes para que as pessoas se sensibilizem para amar seja, falar de amor. Não é comum as pessoas falarem de amor. Estou me referindo a falar de amor, e não falar sobre o amor. Sobre o amor, ultimamente tem-se escrito muito. Há belíssimas obras literárias sobre o tema, que enriquecem e ajudam a colocar-nos em sintonia com amor. Mas falar de amor é outra coisa. É transmitir, em palavras (sentimentos que viram letras), ou gestos, o sentimento que está dentro de cada um de nós;  “é expressar, sem restrição ou vergonha, o que de mais belo vai na alma, no coração. E, o mais importante, é deixar que a pessoa a quem esse sentimento é dirigido fique sabendo que ela despertou. Falar de amor é deixar fluir o poeta que existe dentro de cada um de nós e cantar à alegria da presença, a saudade da ausência, a vontade de estar perto, de abraçar, o desejo de adormecer juntos.
Não estou propondo obras literárias, nem tão pouco sugerindo que a forma de expressão seja prosa, poesia ou música. O que estou dizendo é cada um deve expressar da sua forma, com suas palavras, do seu jeito, seja ele qual for, o sentimento de amor que está trancado em seu ser e permitir que algumas pessoas passem a conhecer essa beleza. Falar de amor é expressar todos esses impulsos que reprimimos a vida inteira, porque saíram de moda e são antiquados.
Há quem diga que o romance é conto de fada, é fantasia, não é real, é coisa de adolescente, que é bobagem preocupar-se com ele, que é supérfluo. Lamentavel engano para quem pensa assim! Por que será que você precisa se embelezar mais para uma festa? Preparar um prato diferente para um jantar especial? Embrulhar com papel bonito um presente, colocar flores na mesa, pendurar um quadro na parede e tantas outras providências que podem parecer supérfluas e que, no entanto, tornam mais belo o espaço e as relações?
Romancear um amor é tão importante como tê-lo, e muito da riqueza de estar com alguém é a possibilidade de sonhar juntos. Quando as pessoas começam a ter um romance de amor, estão, na verdade, adquirindo uma passagem para uma viagem através de seus sonhos amorosos. E não há quem não se identifique, de alguma forma, com um personagem do romance e não tenha, lá no íntimo, vontade de viver uma experiência igual.
Ë possível transformar em realidade o que se sonha nas leituras. O amor, a beleza estão dentro de nós... eles fazem parte da vida, e qualquer um pode se permitir e aprender a ser romântico. O amor simplesmente ficará mais colorido!
Quando se vive romanticamente uma relação, nosso cotidiano muda, tudo fica mais leve, o coração bate mais rápido, os olhos brilham, perdemos a fome “ inapetência” e o mundo de repente se torna um lugar melhor para se viver... Você passa o dia sorrindo à toa, com o olhar perdido. Sua conta bancária pode estar no vermelho e lá fora estar caindo o maior toró que seu humor não muda. Só de pensar nela dá um frio na espinha, uma sensação de aconchego...O corpo torna-se mais iluminado com as cores do amor, temos sensações inexplicáveis... “O Edu se torna a pessoa que você agradece a Deus por existir” rsrsrs... A poesia vem ao encontro do peito, o coração explode em flores pelo ser amado. Não há despedida: guarda-se o outro no coração.
O romance convida a falar manso, a olhar profundamente nos olhos, a acariciar a pele com suavidade, a abraçar carinhosamente, a diminuir o ritmo, a pensar no amor, a ficar mais gentil e terno, a falar e escutar apenas palavras bonitas. O romance é isso e muito mais. Então, por que é tão pouco usado? Por que os amantes não fazem mais poesia? Por que não falam com mais freqüência "eu te amo no sabado a noite"?  Por que não são, por alguns momentos, menestréis? O respeito pelo nosso lado romântico leva-nos a cantar versos como:
EU: Eu tenho uma proposta pra você..
TU: É? Qual?
EU: Que dia é hoje?
TU: 14 de setembro... Por quê? O que isso tem a ver com a proposta?
EU: No dia 14 de setembro do ano que vem… Quer comemorar um ano de namoro comigo?
Nossos comportamentos podem estar dizendo o que sentimos por exemplo...
*      “Talvez seja voce! A vida vai dizer. De qualquer forma, obrigado por me fazer ir dormir sorrindo”.
*      “Você é o meu ultimo pensamento antes de cair no sono, e é com sua lembrança, sua voz, sua imagem que abro os olhos ao acordar”...
*      “De todos os lugares do planeta, eu só queria estar do teu lado”...
*      “O seu sorriso ilumina meus dias e me faz sorrir”...
*      “um "até logo" ao termina uma ligacao”...
*      “Como foi seu Dia?”
*      “Você está melhor?
*      “Se cuida”
*      “Chegou bem?
*      “Vai com cuidado”
*      "Senti saudade"...
*      “Vi isso e pensei em você”
*      “Estais linda na foto”
*      As vezes “Um beijo de dia bom” “Um abraço de tarde boa” Um desejar de noite boa”, ou simplismente um OI, um TIM, um VIVO, faz o dia ficar melhor”! Rsrsrs.
O hábito de presentear (o que não implica a compra de objetos de alto valor) é um testemunho do romance. Mas não podemos fazer uma oferta qualquer! Precisamos ofertar algo que dê prazer a quem recebe. Quer seja uma simples palavra, quer uma flor, quer um elogio que gratifique os ouvidos de quem escuta.
Precisa ser algo que fale da individualidade, do núcleo essencial da pessoa, que enriqueça a substância do seu ser. O presente romântico é um elo que une os corações dos amantes. O romance impede o esquecimento, mantém vivo o desejo de estar com o ser amado, a pureza e a ingenuidade de alguém que, como nós, quer viver em amor, O romance ajuda a ver, em cada encontro, esse ser radiante florindo um novo momento.
Romancear o amor ou ser romântico é conseguir ver, na pessoa que se ama, o encanto que reside em si. Ser romântico é ter a coragem de cantar o amor, é ter a coragem de elevar o outro à condição de principe ou de princesa, sem ser súdito; é ver, na beleza do brilho dos olhos do ser amado, mais intensidade que os raios do sol, embora para qualquer outro isso passe despercebido.
Quem não gostaria de chegar ao fim deste texto e ler algo feito exclusivamente pra você dizendo assim:
A vontade de falar com você é maior que minha própria resistência. Depois de um dia exaustivo de trabalho, lê uma menssagem sua, conversar com você, ouvir sua voz (mesmo que só no pesamento) é o meu melhor relaxamento. Você é o meu ultimo pensamento antes de cair no sono, e é com sua lembrança, sua voz, sua imagem que abro os olhos ao acordar.
Menina existe entre nós um grau de afinidades, de pensamentos, de sintonia que muita gente deve chamar de coincidência. Mais nós dois não acreditamos na sorte ou nas coincidências, preferindo falar de preparação, de merecimento, de estar atento para o que acontece, de vivenciar as oportunidades. Então fica a “dúvida”: o que é isto? Será amor? Será paixão? Será atração ou encantamento? Qualquer que seja o nome, quero continua sentindo o que sinto, porque assim sou feliz, ou melhor somos felizes ...  Enquanto não me fizerem sofrer, vou alimentá-lo, cultivá-lo esses meus lindos sentimentos com sua presença e a sua alegria. O que me fascina é saber que este sentimento existe porque você é exatamente assim! Transparente, sensível, inteligente e com uma auto estima que encanta, sem falar do senso humor! Rs...
Se nossa vida fosse um filme, eu ficaria muito emocionado de velo, mas é uma historia real e fico muito feliz de esta vivendo-a...
A única coisa que sei hoje é que não vou abrir mão dos meus objetivos de se permitir a vivenciar esse sentimento ao seu lado... Poderá até não da certo, mas sobre isso nada sei, nem quero pensar.
Neste momento, penso em você e então quisera me transformar em vento. E se assim fosse, chegaria agora como uma brisa fresca e tocaria leve sua janela. Mas eu não sou vento... Agora sou pensamento e estou pensando em você. E se abrir a sua janela, eu estou chegado ai, agora... Neste momento em pensamento no vento para brindar contigo uma taça de vinho...

Pense com Edu! Quando a satisfação, segurança e desenvolvimento de outra pessoa tornam-se tão significativos para você como sua própria satisfação, 
segurança e desenvolvimento, o amor existe.
       
         Pense Menina: Sabe, eu sempre costumo deixar as palavras gentis para dizer amanhã, carinhos para fazer amanhã, muita atenção para prestar amanhã, mas o amanhã talvez não nos encontre juntos pelo processo natural da morte...Por isso eu não quero deixar nada para amanhã, pois se o amanhã não chegar, você saberá tudo o que sinto por você e saberei também o que você sente por mim...

Eduardo Campos
Belém, dia 12 de Junho/2015 03h19min da madrugada.


Arquivo do blog

COMENTÁRIOS - PITACOS - SUGESTÕES - ELOGIOS

Vejam o que os visitantes dizem do educar para humanidade.


Noosssaaa... o seu blog e um espetáculo Edu. Ou melhor vc e isso tudo. Um grande beijo de quem gosta muito de você.
Patrícia

Adorei esse blog, parabéns,contém muitas dicas úteis e interessantes. Que Deus te abençoe e q vc possa a vir dar mais dicas . Fica com Deus! O seu blog ....é show.
Julianne


Este Site é ótimo,e acredito que estas postagem ajudará , vários casamentos, parabéns pela iniciativa.
Carlos Alberto

Imagina que quando uma amiga me falou de você edu confesso que não acreditei. Será que ainda existem homem assim? Perguntei. Mas Quando vi você pela primeira vez fiquei encantada com o seu jeito de ser, te achei uma pessoa muito,muito, muito, maravilhosa, amiga, verdadeira, prestativa, séria... Quando eu conheci fiquei encantada com sua beleza, personalidade, caráter...Admiro demais você, na verdade me considero Sua fã número 1... Adoro ler seus textos aqui no blog. Assistir suas palestras um show de informação.
Hoje tenho certeza que és é uma pessoa muito especial pra mim pois ajudou e me ajuda muitoé um amor de pessoa ...você pode contar comigo pro que der e vier estou sempre disponível pra você viu meu lindo...Você é uma pessoa da minha extrema confiança Da sua eterna Amiga que te ama muito e te quer muito bem com carinho, amor e saúde bjos......
Priscila


Esse site esta de parabéns adorei tudo que vi por aki@!!! tudo de bom.
Anônimo

Poxa, ta bem legal seu texto, parabens.
Fernanda


Essas dicas eram o que eu precisava para tirar uma duvidazinha. Obrigado ao blog que eh um espetáculo.
Juliani


Eu acabei de ler sua mensagem sobre como manter um relacionamento e tem muitas coisas que estão acontecendo comigo, obrigado pelo blog e as dicas que vão me ajudar com certeza.
Ana

Eduardo pessoas como você, ajuda a escrever a historia da vida com muito mais amor, carinho e humildade, que bom que você existi... parabens pelo seu blog. Sempre vou admirá-lo... Que Deus te abençoe sempre.
Josi


Esse blog é realmente muito completo, tudo o que eu preciso tem aqui, só queria saber como fazer boas preliminares, rs. Mas tudo o que eu imagino tem aqui, é um site perfeito. Parabéns!
Adriana

Eduardo quando te vi pela primeira vez tive a certeza de ter encontrado uma pessoa especial, com a alma serena e doce ao mesmo tempo. Você é um ser iluminado por Deus e com uma missão muito especial. Gosto de estar com você de poder compartilhar meus "segredos" contigo e dividir minhas "angustias" principalmente pelo blog.
Lembre que você sempre poderá contar comigo a todo instante que precisar...pois estarei sempre aqui para te falar o quanto você é especial pra mim!!!!!!!!milhões de beijos carinhosos pra vc viu meu lindo!!!!!!
Josenilda

Como sempre Edu, uma ótima postagem. Fico feliz em saber do seu esforço em ajudar a humanidade escrevendo coisas significante aqui no blog,. Beijos com afeto.
Lindomar



Oi Eduardo, que blog massa, parabéns lindo, me visita se puder tá? , agradeço. Um grande abraço,
Erika.


Nossa, amei seu blog Eduardo, pricipalmente as postagem sobre os inimigos e amigos do orgasmo, quantas informações interessantes. Parabéns.
Karla luane


Estou adorando visitar seu blog! Parabéns pelo blog e pelos resultados já conquistados, isso que você faz é muito importante! Abraços.
Viviane


Parabéns pela criatividade e mais ainda pela continuidade dos textos sobre relacionamentos. Parabéns!
Junior


Ola. Ótimo seu blog. Adorei o post parabéns. A minha namorada é enfermeira e adorou suas palestra, abraços.
Joel santos

Ei Edu! Gostei muito do que escreve e como escreve. Gostaria de trocar figurinhas comigo?
Pedro


Eduardo Gostaria de acompanhar seu blog, é muito bacana seus texto. Me ajuda sou pouco leigo.
André


Muito bom o seu blog...Provavelmente eu deva voltar por aqui mais vezes, sucesso eduardo.
Anônimo


O blog é excelente e a escritor inteligente na medida certa. Parabéns pelo seu trabalho.
Elza


Eduardo Indiquei seu blog a vários amigos, é tão bom achar um Blog que nos descontrai ao mesmo tempo nos sinalizem coisas boas assim.
Márcia lima


Eduardo, querido... seu blog é realmente demais. Demais! Correto, comunicativo, educacional, sensível, genial! to muito orgulhosa de vc ter postado um texto de minha autoria aqui, valeu!
Patrícia

Eduardo o texto e as perguntas foram bem elaboradas e respondidas, mostrando claramente os problemas sexuais, bem como os caminhos para iniciar um tratamento. Atualmente se faz muito necessário este tema tendo em vista o alto índice de apelo sexual passado pelas mídias para as pessoas. Parabéns.
Anônimo


Meu querido Eduardo, parabéns pelo post esclarecedor, aliás tudo o que você escreve é de muita qualidade.parabéns.
Augusto


Eduardo, você fala desse tema de maneira tão natural, que nos dá a exata dimensão do assunto que estás tratando. Parabéns.Gosto muito de seu blog.Abraços
Walter


Muito bom esse pequeno artigo esta de parabéns colega.
Anônimo


Olá Eduardo seus artigos são muito bons, gosto principalmente da maneira franca como você escreve. As dicas estão perfeita, agora é ler e praticar. Abraços e bom fds.
Pedro Paulo


Um elogio curto e sincero: UAU! OTIMO! PERFEITO!
Anônimo


Adorei as perguntas! Amei todas as respostas! Foi perfeito me ajudou a entender o que esta acontecendo comigo, obrigado edu.
Anônimo

Excelente artigo. Alto padrão como sempre, parabéns eduardo!
Anônimo


Didático com sempre. Nunca usando de pornografia. Esse é o educar para humanidade.adoro acompanhar suas postagens.
Amadinha


Oi edu!! Boa noite !!! passando para conferir as ultimas postagem do blog... como sempre parabéns vc é tudo de bom!!!
Natalia


Ótimo conteúdo Eduardo, os temas escolhido é de muito bom gosto!!! parabéns pelo blog!!!
Gustavo

Gostei bastante do texto, não conhecia o seu blog, é excelente!
Marcos

Parabéns eduardo ! Seus posts são sempre atuais, instrutivos e com extrema qualidade e bom gosto na escolha dos temas e sua inteligente maneira de abordá-los. É com muito gosto que leio sempre seu blog. Abraços !!!
Eliane Almeida


Oi Edu, Autoconhecimento da sexualidade feminina, Que texto excelente, todos os homens devem ler isso, com certeza.abraços, valeu .
Anônimo

Puxa!educar para humanidade. Isso que é um belo manual! Adorei o seu blog. Sempre que passo por aqui aprendo mais e mais... Continue esse trabalho excelente. Parabéns pelo artigo, nota 10. Bjo
Leila Cristina







Ciclo de Palestras e Seminários nas áreas de Educação e Saúde para 2015



TEMAS EM EDUCAÇÃO
Avaliação da aprendizagem no século XXI.
O papel do professor: Transformando informação em conhecimento.
As muitas faces da profissão Docente.
Alfabetização e Letramento: os desafios contemporâneos.
Oralidade e Escrita: Dificuldade de ensino-apredizagem na alfabetização.
A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
O Brincar e a Matemática
A proposta dos PCNS e sua relevância na formação dos cidadãos.
Um dialogo entre a psicopedagogia e a educação.
Direitos e Deveres da Criança.
Autoridade e Autoritarismo na Sala de Aula:Repensando a relação professor-aluno
Violência em casa: reflexo na escola. Como disciplinar sem bater?
Como trabalhar as relações humanas para prevenir a violência contra criança no ambiente familiar / escolar.
Família e Escola: educar é uma tarefa de todos.
Ética e Cidadania.

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO ESCOLAR

A Síndrome de Burnout : Como vai a Saúde do professor na Educação Infantil ?
Saúde Bucal (escovação e higiene).
Higiene e Saúde do escolar.
Alimentação: A obesidade e os transtornos alimentares.
Saúde e meio ambiente.
A importância do sono na vida do ser humano.
O que toda a criança precisa saber sobre segurança.
E agora: O que eu faço? Primeiros socorros.
As principais doenças da infância.
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
AIDS/HIV

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE FAMILIAR

Lute pela vida: diga não as drogas.
Alcoolismo, tabagismo e suas conseqüências.
Hipertensão e dislipidemias.
O que todo diabético precisa saber.
Ficar amarelo pra que? Hepatite tem prevenção.
Fique ligado: hanseníase tem cura.
Prevenção do câncer: caminho para saúde.
Saúde bucal não tem idade.
Prevenção da violência contra idoso.
Mulher com saúde é mais mulher.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescente.
Infância perdida: prostituição infantil.
Sexualidade na escola: Como forma o filho para a vida sexual.
Sexualidade na adolescência.
Gravidez na adolescência.
Aborto e suas conseqüências.
Previna-se use camisinha.
Profissão criança: trabalho infantil isso não tem futuro.

E-mail: edu.com28@yahoo.com.br





Mensagens do Bem