domingo, 3 de agosto de 2008

36 DICAS PARA SUA SAÚDE




OS ONZE MANDAMENTOS DE NUNO COBRA, PREPARADOR FÍSICO.

1- Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. "Ele é uma agressão ao organismo"2- Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas.3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagarpossível4- Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana.
Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar,e é suficiente para obter os benefícios do esporte
5- Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida7- Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante.8- Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, acomeçar pelo cigarro
9- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente.11- Faça elogios com mais freqüência. Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado


OS CINCO MANDAMENTOS DE ALFREDO HALPERN, ENDOCRINOLOGISTA

1- Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça2- Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprendera comer3- Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada4- É possível comer bem e ter um peso normal5- Obesidade é uma doença e, às vezes, seu tratamento requer a intervençãode medicamentos.Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico


OS CINCO MANDAMENTOS DE FERNANDA LIMA E ARI STIEL RADU, REUMATOLOGISTAS

1- Não pratique exercícios em locais expostos à poluição, comoavenidas movimentadas. Escolha horários com menos tráfego ou deixe para se exercitar em casa, numa esteira, por exemplo.
2- A regularidade traz mais benefícios à saúde do que a intensidadeda atividade física.3- Fique atento à postura. Se você não se cuidar, todo o seu esforço comatividades físicas poderá ser em vão.4- Seja paciente com seu corpo. Em um mês, você não vai recuperar oatraso de dez anos.5- Evite exercitar-se em horários de calor excessivo, para não sofrerdesidratação.

OS CINCO MANDAMENTOS DE MAURICIO HIRATA, CLÍNICO GERAL.

1- Arrume um espaço na agenda para fazer ginástica, como o horário doalmoço.
2- Coma alimentos saudáveis. Se for o caso, leve a comida de casa.3- Ponha um comedouro para pássaros na janela de sua casa ou apartamento eobserve os movimentos dos animais. "É excelente para relaxar“.4- Não perca muito tempo de seu dia no trânsito. Se você mora longe dotrabalho, mude-se para mais perto5- Deixe a janela do quarto entreaberta se você tem dificuldade em acordar de manhã. A luz ajuda o cérebro a perceber que já é dia


OS CINCO MANDAMENTOS DE TÂNIA RODRIGUES, NUTRICIONISTA.

1- Acostume-se a beber mais água. Deixe uma garrafa de meio litro sobrea mesa de trabalho e outra dentro do carro.2- Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantemquantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam aprevenir diversos tipos de câncer.3- Não saia de casa sem se alimentar. Se sua refeição for apenas um cafezinho, pelo menos acrescente um pouco de leite à xícara.
4- O jantar deve ser a refeição mais leve do dia. Se você tem maisfome à noite, faça um esforço e coma menos nesse horário. O corpo se acostumará evocê terá mais apetite de manhã.5- Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidratotrinta minutos antes das atividades físicas. Isso vai melhorar seu rendimento


OS CINCO MANDAMENTOS DE HONG JIN PAI, ACUPUNTURISTA

1- Reclamar da vida só causa stress. Em vez de resmungar porque faz frio,vista um agasalho.2- Passamos a maior parte do dia no trabalho. Por isso, você precisaamar o que faz.3- Aproveite o trânsito para escutar alguma música de que goste, estudar umidioma ou, se não estiver dirigindo, ler.4- Seja otimista. Lembre-se de que todas as crises são passageiras.5- A terceira idade deve ser a melhor fase da vida. Estude, exercite-se eleia. Ficar parado só acelera o envelhecimento.

OBS: SE CONSEGUIRMOS ASSIMILAR E APLICAR ESTAS DICAS, COM CERTEZA VIVEREMOS MELHOR...

FONTE: www.otimismoemrede.com

quinta-feira, 31 de julho de 2008



DEZ SUGESTÕES PARA HOJE


1°Não se preocupe
De todas as atividades humanas,
preocupar-se, é a menos produtiva.

2° Não se deixe dominar pelo medo A maior parte das coisas que tememos nunca acontecem. 3° Não guarde rancor Ele é uma das cargas mais pesadas da vida.

4° Enfrente um problema de cada vez Seja como for, só poderá tratá-losum por um.5° Não leve os problemas para a camaSão maus companheirosdo sono.

6° Não compre os problemas dos outrosEles podem lidar com eles melhor do que você.

7° Não reviva o passado Ele já passou. Concentre-se no que se passa na tua vidae seja feliz agora.8° Seja um bom ouvinteSó quando escutar, obterás idéias diferentes das tuas.

9°Não se deixe abater pela frustraçãoA autocompaixão só interfere com as ações positivas.

10°Contabilize todas as coisas boasMas não esqueça as pequenas.Muitas coisas boas pequenas, fazem uma grande.

ABRAÇOS DO AMIGO EDUARDO




NOSSA AMIZADE É COMO AS ÁVORES


Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho
Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
A todas elas chamamos de amigo.
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.
O primeiro que nasce do broto, é o amigo pai e o amigo mãe.
Mostram o que é ter vida.
Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho.
Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz felizes...
Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado.
Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.
Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes.
Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.
Mas o que nos deixa mais felizes é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria.
Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.
Desejo a você, folha da minha árvore,
Simplesmente porque:
Cada pessoa que passa em nossa vida é única..
Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.
Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso.

Amor, Sonhos & Poemas




SER CRIANÇA...


Dia desses, ouvi de um pai a seguinte frase: “essas crianças de hoje parece que já vêm com chip!”. Orgulhoso, mas ao mesmo tempo indignado com a filha de 11 meses, esse papai de primeira viagem contou-nos que ela disse "não queo", em recusa à mamadeira que lhe foi oferecida! Enfim, o que há hoje em dia com esses nossos pequenos? Será que as crianças estão perdendo sua essência, queimando etapas? Mas afinal, não faz muito tempo que os bebezinhos, ao nascerem, eram envoltos em faixas que impediam seus movimentos e colocados em ambientes mais amenos para ficarem mais tranqüilos. É... os tempos são outros. E como são! Das inovações tecnológicas aos valores ventilados pela mídia, segue nossa criança a ser bombardeadas por uma explosão de estímulos externos, que muitas vezes provocam reações precoces, atitudes que parecem fugir dos parâmetros da normalidade próprios para elas. Então ficamos a perguntar: o que fazer?
Na verdade, não há respostas nem fórmulas prontas. Busquemos então os recursos da análise ao nosso alcance. É preciso entender que, primeiramente, a sociedade mudou.
Nossa cultura tem se renovado, e seu desenvolvimento se dá a ritmos nunca vistos.
As crianças, fruto desse meio, têm sido acionadas como nunca antes. "Os estímulos são tamanhos que as crianças, daqui a pouco, nascerão andando", disse outro dia uma experiente educadora, referindo-se aos bebês do berçário que ela coordena há 25 anos. Mas afinal, será que nossas crianças em breve deixarão de ser crianças? São tantas as questões que envolvem o difícil processo de educar! Mas, se para pais e educadores a questão é delicada, suscitando questionamentos e busca de linhas de ações, como será afinal para nossos pequenos heróis e heroínas? Ser criança, hoje, parece que está mesmo difícil! O fato é que percebemos uma gama enorme de crianças desorientadas e até angustiadas. Se de um lado já apresentam precocidades do ponto de vista até intelectual, do ponto de vista do equilíbrio emocional nem tanto.
Atentemos primeiramente para esse movimento de indignação e deslumbramento que muitos adultos são tomados frente aos mais inéditos comportamentos de nossos pequenos, e que seguramente têm trazido às crianças desconforto, que nem elas mesmas sabem explicar. Pais e adultos que se deslumbram com comportamentos inusitados, educadores que ficam perturbados com crianças que não mais se contentam em sentar e copiar.
Entendamos pois o seguinte: crianças querem criar, se colocar, querem jogar videogame, querem manusear o computador e mostrar suas destrezas e habilidades, que muitos de nós adultos sequer sonhamos em ter. Crianças querem falar de si e dos amigos.
Querem ter o direito a sonhar, e mais do que isso, de contar seus sonhos. Então, saibamos que muito podemos fazer por nossas crianças. Mas é preciso ter consciência de que se realmente queremos ajudá-las a ser felizes, preservando sua real condição de crianças que são, tenhamos a consciência de que podemos sim ajudá-las a alimentar seus sonhos, legitimar suas competências, acolhê-las, porém sem perdermos de vista que nós adultos somos referências indispensáveis para essas pequenas criaturas. Crianças precisam de braços que os acolham, que as aplaudam, mas que também as guiem.
Crianças precisam sentir-se crianças, independentemente de suas capacidades e habilidades de qualquer ordem. Saibamos, pois, que o arquétipo infantil existe, sobrevive e sobreviverá a todos os ataques, inclusive aos da cultura que procura massificar, erotizar e transformar nossos pequenos em adultos em miniatura. As crianças podem sim apresentar características diferentes das crianças de 10, 20, 50 até 200 anos atrás. Mas são crianças e precisam ser vistas como tal. Respeitar a criança, legitimá-la, não significa delegar a ela poderes que sua estrutura emocional não comporta. Há muitos tiranozinhos sendo hoje criados por pais que simplesmente dizem "mas eu não posso com ele". Essa é a frase que nenhuma criança deve e gosta de ouvir. Crianças gostam de adultos que digam a elas “filho, eu te respeito, mas a autoridade aqui sou eu!”. E para ser autoridade, é preciso tão pouco.
Basta olhá-la pelo prisma da mais linda condição humana: a condição de ser criança.

Fonte: Cláudia Marília Nogueira

sexta-feira, 4 de julho de 2008

OPINIÃO: O QUE LEVA UM NAMORO A SE DESGASTAR?




O QUE LEVA UM NAMORO A SE DESGASTAR?

Quando entramos num namoro uma das primeiras coisas que somos levados a pensar é quanto tempo esse namoro irá durar. Afinal de contas é com o passar do tempo que vamos poder conhecer verdadeiramente a pessoa que se está namorando. Muitas vezes nos desiludimos ao descobrirmos, depois de algumas semanas ou meses de namoro, que a pessoa com quem estamos é completamente diferente da que imaginávamos.

Uma das principais causas disso é que começamos um relacionamento esperando que uma pessoa seja isso ou aquilo. Quando vemos alguém pela primeira vez já formamos uma imagem dela. Quando a imagem é boa nos deixamos de certa forma encantar por ela. Isso é muito bom, mas não devemos cair no erro de nos acomodarmos fazendo com que aquela primeira imagem permaneça imutável. É necessário que quando iniciemos um relacionamento no preocupemos em conhecer a fundo a outra pessoa. Não adianta querermos nos iludir. O amor não admite ilusões.

Há questões que são importantíssimas quando estamos desejando entrar num relacionamento:

O interesse principal vai me levar a algo verdadeiro e bom?
Estou tentando fugir de alguma coisa?
Estou tentando fugir de um relacionamento passado, ou seja estou querendo esquecer alguém?
É de fundamental importância o que essa pessoa tem ou é?

Se sua resposta para uma dessas perguntas for SIM, deixe essa pessoa pra lá, porque além de você sofrer poderá levá-la a sofrer também. Ela estará bem melhor sem você.

Os motivos colocados anteriormente mostram claramente que teremos um namoro que logo irá se desgastar, pois o principal de tudo que é o amor (que é paciente Cor 13, 4) foi colocado em segundo plano. Por isso é importante que você procure responder a si mesmo quais os motivos que despertaram em você uma atração por alguém. A pior fuga que há é a fuga de si mesmo. Se você procura a felicidade não se entregue a algo que poderá machucá-lo ou machucar alguém.


MAS E QUANDO UM NAMORO COMEÇA BEM, TEM TUDO PRA DAR CERTO E NÃO DÁ?

Uma pesquisa mostrou quais as principais causas do crescimento ou não do amor. Quando perguntados sobre o que mais contribuía para ajudá-los a manter um relacionamento sempre firme e duradouro um grupo de pessoas respondeu que as qualidades mais essenciais são (nesta ordem):

Comunicação.
Afeição.
Capacidade de perdoar.
Honestidade.
Aceitação.
Dependência.
Senso de humor, romance.
Paciência e liberdade.

Vale ressaltar que comunicação, afeto, perdão e honestidade foram qualidades citadas por mais de 85% dos entrevistados.

Um diálogo sempre franco e aberto é visto como um desejo de abertura, de partilha e de querer conhecer mais e mais a companheira.

Também foi solicitado a este mesmo grupo que identificasse as qualidades ou características mais destrutivas em um relacionamento, fazendo com que um namoro cheio de paixão e amor acabe esfriando. Os resultados foram os seguintes (nesta ordem):

Falta de comunicação.
Egoísmo, desonestidade.
Ciúme.
Desconfiança.
Perfeccionismo.
Não estar aberto a mudanças.
Incompreensão.
Falta de respeito e apatia.

Novamente a comunicação é apontada como fator importantíssimo para que duas pessoas possam crescer no amor. A comunicação fundamental para o amadurecimento de ambos.

O que foi mostrado nesta pesquisa retrata a nossa realidade. Vemos constantemente relacionamentos desmoronarem-se pela simples falta de abertura ao diálogo. A principal atitude, logo que surge um problema, é "fechar a cara" e não querer conversa de maneira nenhuma. O orgulho toma de conta das pessoas e, mesmo sofrendo, não querem conversa. É comum ouvirmos frases do tipo: "você sabe do que estou falando", "não preciso dizer o que você sabe que aconteceu", "não estou chateado, apenas não quero conversa". Ou seja, as pessoas fogem das conversas que podem contornar uma situação constrangedora. Quando não partilhamos nossos sentimentos, nossas dúvidas, nossos desejos, ou seja quando nos fechamos em nós mesmos, estejamos certos de que o amor que há em nós e na outra pessoa tenderá a acabar.

É bom que fique claro que isso não se resume a casais que brigam constantemente. Os casais que vivem numa harmonia também estão sujeitos a deixarem o amor escapar aos poucos pela falta de comunicação. Acham que tudo está tão bem que não é necessário conversar sobre si mesmos e sobre seus anseios.

Todo relacionamento exige uma dinâmica constante entre as duas pessoas. É importantíssimo a fuga da rotina e do fechamento em si mesmo que faz do namoro uma relação egoísta onde cada um visa apenas o prazer e a felicidade própria.

A felicidade no amor é possível a partir do momento em que fazemos a nossa parte e incentivamos a outra pessoa a também fazer a sua. Assim você irá perceber em pouco tempo o quanto é bom amar e ser amado. E que um simples abraço ou beijo terá um prazer muito mais forte, não o prazer do toque do corpo, mas o prazer de dois corações que se abraçam e se beijam espiritualmente, vivendo a alegria de saber que é possível amar

OPINIÃO: O QUE LEVA UM NAMORO A SE DESGASTAR?

O QUE LEVA UM NAMORO A SE DESGASTAR?

Quando entramos num namoro uma das primeiras coisas que somos levados a pensar é quanto tempo esse namoro irá durar. Afinal de contas é com o passar do tempo que vamos poder conhecer verdadeiramente a pessoa que se está namorando. Muitas vezes nos desiludimos ao descobrirmos, depois de algumas semanas ou meses de namoro, que a pessoa com quem estamos é completamente diferente da que imaginávamos.

Uma das principais causas disso é que começamos um relacionamento esperando que uma pessoa seja isso ou aquilo. Quando vemos alguém pela primeira vez já formamos uma imagem dela. Quando a imagem é boa nos deixamos de certa forma encantar por ela. Isso é muito bom, mas não devemos cair no erro de nos acomodarmos fazendo com que aquela primeira imagem permaneça imutável. É necessário que quando iniciemos um relacionamento no preocupemos em conhecer a fundo a outra pessoa. Não adianta querermos nos iludir. O amor não admite ilusões.

Há questões que são importantíssimas quando estamos desejando entrar num relacionamento:

O interesse principal vai me levar a algo verdadeiro e bom?
Estou tentando fugir de alguma coisa?
Estou tentando fugir de um relacionamento passado, ou seja estou querendo esquecer alguém?
É de fundamental importância o que essa pessoa tem ou é?

Se sua resposta para uma dessas perguntas for SIM, deixe essa pessoa pra lá, porque além de você sofrer poderá levá-la a sofrer também. Ela estará bem melhor sem você.

Os motivos colocados anteriormente mostram claramente que teremos um namoro que logo irá se desgastar, pois o principal de tudo que é o amor (que é paciente Cor 13, 4) foi colocado em segundo plano. Por isso é importante que você procure responder a si mesmo quais os motivos que despertaram em você uma atração por alguém. A pior fuga que há é a fuga de si mesmo. Se você procura a felicidade não se entregue a algo que poderá machucá-lo ou machucar alguém.


MAS E QUANDO UM NAMORO COMEÇA BEM, TEM TUDO PRA DAR CERTO E NÃO DÁ?

Uma pesquisa mostrou quais as principais causas do crescimento ou não do amor. Quando perguntados sobre o que mais contribuía para ajudá-los a manter um relacionamento sempre firme e duradouro um grupo de pessoas respondeu que as qualidades mais essenciais são (nesta ordem):

Comunicação.
Afeição.
Capacidade de perdoar.
Honestidade.
Aceitação.
Dependência.
Senso de humor, romance.
Paciência e liberdade.

Vale ressaltar que comunicação, afeto, perdão e honestidade foram qualidades citadas por mais de 85% dos entrevistados.

Um diálogo sempre franco e aberto é visto como um desejo de abertura, de partilha e de querer conhecer mais e mais a companheira.

Também foi solicitado a este mesmo grupo que identificasse as qualidades ou características mais destrutivas em um relacionamento, fazendo com que um namoro cheio de paixão e amor acabe esfriando. Os resultados foram os seguintes (nesta ordem):

Falta de comunicação.
Egoísmo, desonestidade.
Ciúme.
Desconfiança.
Perfeccionismo.
Não estar aberto a mudanças.
Incompreensão.
Falta de respeito e apatia.

Novamente a comunicação é apontada como fator importantíssimo para que duas pessoas possam crescer no amor. A comunicação fundamental para o amadurecimento de ambos.

O que foi mostrado nesta pesquisa retrata a nossa realidade. Vemos constantemente relacionamentos desmoronarem-se pela simples falta de abertura ao diálogo. A principal atitude, logo que surge um problema, é "fechar a cara" e não querer conversa de maneira nenhuma. O orgulho toma de conta das pessoas e, mesmo sofrendo, não querem conversa. É comum ouvirmos frases do tipo: "você sabe do que estou falando", "não preciso dizer o que você sabe que aconteceu", "não estou chateado, apenas não quero conversa". Ou seja, as pessoas fogem das conversas que podem contornar uma situação constrangedora. Quando não partilhamos nossos sentimentos, nossas dúvidas, nossos desejos, ou seja quando nos fechamos em nós mesmos, estejamos certos de que o amor que há em nós e na outra pessoa tenderá a acabar.

É bom que fique claro que isso não se resume a casais que brigam constantemente. Os casais que vivem numa harmonia também estão sujeitos a deixarem o amor escapar aos poucos pela falta de comunicação. Acham que tudo está tão bem que não é necessário conversar sobre si mesmos e sobre seus anseios.

Todo relacionamento exige uma dinâmica constante entre as duas pessoas. É importantíssimo a fuga da rotina e do fechamento em si mesmo que faz do namoro uma relação egoísta onde cada um visa apenas o prazer e a felicidade própria.

A felicidade no amor é possível a partir do momento em que fazemos a nossa parte e incentivamos a outra pessoa a também fazer a sua. Assim você irá perceber em pouco tempo o quanto é bom amar e ser amado. E que um simples abraço ou beijo terá um prazer muito mais forte, não o prazer do toque do corpo, mas o prazer de dois corações que se abraçam e se beijam espiritualmente, vivendo a alegria de saber que é possível amar

Palestra: Alcoolismo e suas conseqüências





Classificação do alcoolismo:

· Fase pré- alcoólica: o individuo começa a se afastar dos padrões sociais.
· ALFA- bebe socialmente
· Fase prodomica: o individuo começa a ter um comprometimento orgânico maior.
· BETA -tipíco de regiões, síndrome de abstinência
· Fase crônica: o individuo perde o controle, permanece embriagado durante todo dia.
· GAMA- beber até cair

Quanto a taxa de álcool no sangue:

· 5% o individuo provoca acidente no trafego, no trabalho, e no lar,
· 15% temos o bebado “alegre” sem inibição, sem timidez, vira palhaço,
· 20% surge a valentia ridícula, procura brigar, embora mal sustenta em pé,
· 30% ele cai
· 40% torna-se inconsciente e insensível apaga-se,
· 50% entra em coma (morre)

Alcoolismo e problemas de saúde:

Em 1950 a OMS (Organização Mundial de Saúde) admitiu que o (alcoólatra) alcoolista é um doente, sendo assim e classificado pela medicina como doença grave.
· Problemas cardíacos (miocardiopatia, arritmias, angina do peito, hipertensão),
· Problemas digestivos (gastrites, esofagites, duodenites, pancreatites), (ascite bariga d´água),
· Problemas no fígado (hepatite alcoólica, cirrose hepática),
· Anemias e hemoragias, dilatações dos vasos,
· Câncer de estomago,
· Intoxicação crônica (delirium treme)
· Diminuição das defesas orgânicas e predisposição às infecções,
· Impotência, perda da libido, atrofia testicular, ginecomastia (aumento das mamas no homem),
· Efeitos teratogênicos (microcefalia, QI baixo, atraso do crescimento, lábio superior pouco desenvolvido e outras deformações)

Como prevenir o alcoolismo

· Pelo exemplo, na família, evitando o começo;
· Pela Educação, na sociedade: esclarecendo os males causados, individual e coletivamente;
· Pela religião, realçando o respeito pelo corpo e a vida, incomparáveis doações de DEUS aos seus filhos!

Alcoolismo tem cura?

Sim, a internação para desintoxicação e abstinência produzira efeito se acompanhada de um afetivo apoio moral que leve o doente a tomar decisão de não mais beber. As recaídas são freqüentes e desanimadoras, o objetivo maior do tratamento e evitar o impulso irresistível para beber.
A técnica mais aceita é do “tratamento múltiplo” envolvendo:
· Psicoterapia individual e de grupo;
· Desintoxicação progressiva;
· Grupos de Alcoólicos Anônimos (os “AA”)



Lembre-se no Alcoolismo não há meio termo:
Eu abandono é total e definitivo
Ou a dependência se agravara dia a dia

Palestra: tabagismo e suas conseqüências




TABAGISMO E PROBLEMAS DE SAÚDE:

Os cigarros contem mais de 40 substâncias cancerígenas que aumentam o risco de câncer na: Boca, pulmões, esôfago, estomago, rins, bexiga, colo do útero, etc.
Fumar eleva o risco de rugas prematuras e de celulite e interfere na cicatrização de feridas, aumenta a pressão arterial, aumenta a freqüência cardíaca, reduz o colesterol bom (DLH), aumenta a acidez do estômago, irritação e inflamação dos olhos, garganta e vias aéreas.

DEPENDÊNCIA

A nicotina causa dependência por meio de processos biopsicossociais parecidos com os da cocaína, álcool e heroína.
· O cérebro dos viciados em nicotina tem grande número de receptores que dependem da nicotina para funcionarem bem.
· A nicotina atinge o cérebro em menos 10 segundas e causa a liberação de DOPAMINA, ENDOFIRNAS, essas substancias são responsáveis por sensações de prazer, melhora da concentração, melhora do humor e redução dos sintomas de abstinência (falta de tabaco)


O DEPENDENTE DA NICOTINA APRENDE E ACREDITA QUE O CIGARRO:

· “preenche vazios internos”,
· “é companheiro”,
· Ajuda a lidar com estresse,
· Ajuda a lidar com os sentimentos positivos ou negativos,
· Facilita as interações sociais e leva á sensação de segurança.
· Entretanto, a maioria desses falsos benefícios do tabagismo deve-se ao fato de que o viciado desenvolve tolerância á nicotina e piora o funcionamento do cérebro na sua ausência.
· Mais de 90% dos fumantes são dependentes da nicotina e tornam-se dependentes antes dos 18 anos.


BENEFICIOS AO PARAR DE FUMAR!

· Melhora da capacidade física,
· Melhora do gosto pelos alimentos,
· Melhora do alfato,
· Redução do risco de câncer,
· Redução do risco de doenças respiratórias,
· Término do hálito do tabaco,
· Redução dos gastos com a saúde,
· Economia por não comprar cigarro,
· Aumento da expectativas de vida,
· Um grande exemplo para amigos, familiares, em especial filhos e netos.


VEJA O QUE ACONTECE APÓS VOCÊ FUMAR O
ULTIMO CIGARRO DA SUA VIDA!

· Em 20 minutos: a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal,
· Em 8 horas: os níveis de monóxido de carbono retornam ao normal,
· Em 1 dia: redução do risco de ataque cardíaco,
· Em 3 dias: relaxamento dos brônquios e aumento da capacidade respiratória,
· Em 2 a 12 semanas: melhora da circulação,
· Em 1 a 9 meses: redução da tosse e infecções das vias aéreas, melhora da respiração e limpeza dos pulmões e melhora a capacidade física.
· Em 1 ano: redução do risco de doenças cardíacas em 50%.

terça-feira, 1 de julho de 2008

PALESTRA COMO DISCIPLINAR SEM BATER?




¹Palestra: Mas como disciplinar sem bater?




²Eduardo Campos


PROJETO HIGIENE E SAÚDE DO ESCOLAR






Palestra: Higiene Bucal (escovação e higiene)



SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?

Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal.
Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contem flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das caries)
Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em calculo dental.



Que técnica de escovação pode ensinar a meus filhos?

Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental.
Use uma escova de cedas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acumulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente.

Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um angulo de 45 graus ao longo da gengiva.
Escove com movimentos para frente e para trás.
Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente.
Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.
Não esqueça de escovar a língua!



Qual a importância da alimentação na saúde bucal da criança?

Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada. Sua alimentação dever conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.
Assim como flúor é o maior protetor dos dentes dos seus filhos, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açucares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoito, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substancias acidas. Esta substancia atacam o esmalte e podem formar caries.
Cada “ataque” pode durar até 20 minutos, após o termino da ingestão do alimento. Até as “beliscada” podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.

o que é uma boa higiene bucal?


Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

· Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
· Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
· Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contem flúor.
· Usar enxugante bucal com flúor.
· Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
· A gengiva não sangra nem dói durante a escovação.

PALESTRA HIPERTENSÃO ARTERIAL






O QUE É PRESSÃOARTERIAL

É o fluxo que o sangue faz no aparelho circulatório, ou seja, é a circulação normal do sangue, dentro dos vasos sanguíneo.

HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ARTERIAL

É o aumento da pressão arterial, ou seja, é quando o sangue em movimento faz uma pressão muito forte nas paredes das artérias, ficando acima dos valores.

HIPOTENSÃO: Pressão arterial baixa – (60x30 mm/hg) (70x40) (80x50)

VALORES NORMAIS: (100x60 mm/hg) (110x70 ) (120x80) (130x90)

HIPERTENSÃO: Pressão arterial alta – (140x90 mm/hg) (150x90 ) (160x10)

HIPERTENSÃO GRAVE: (180x90 mm/hg) (190x90 ) (200x10)


QUAIS SÃO AS CAUSAS?

São decorrentes de vários fatores, entre eles:
Casos presentes na família;
Obesidade (pessoas muito gordas);
Colesterol alto (stress);
Consumo de sal em excesso;
Bebidas alcoólicas em excesso;
Fumo e seus derivados;
Diabetes;
Sedentarismo.

PROBABILIDADES MAIORES DE HIPERTENSÃO

Pessoas da raça negra;
Pessoas acima de 50 anos (que não visitam um médico freqüentemente);
Pessoas com diabetes;
Filhos de hipertensos.

SINAIS E SINTOMAS

Os sintomas mais comumente referidos são:
Cefaléia (dor de cabeça, na região da nuca acompanhada de enjôo e perda da memória);
Vertigem;
Zumbido no ouvido;
Epistaxe (sangramento nasal);
Nervosismo;
Alterações da respiração (falta de ar);
Palpitação;
Dor no peito.
Procurar regularmente um médico mesmo que não tenha sintomas e procurar levar uma vida saudável, com bons hábitos alimentares e a melhor forma de prevenir.

O QUE FAZER PARA EVITAR A HIPERTENSÃO

Evitar consumir gorduras e frituras;
Prefira sempre alimentos naturais;
Fazer exercícios físicos regularmente;
Realizar exames periodicamente;
Verificar a pressão arterial regularmente;
Controlar seu peso;
Não fumar;
Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, pois o seu excesso eleva a pressão arterial.

O QUE FAZER PARA AFASTAR O SEDENTARISMO

Subir escadas;
Descer do ônibus um ponto antes e ir caminhando;
Dançar;
Jogar futebol;
Fazer caminhada;
Nadar;
Pedalar.

OS DEZ MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL

1- diga não à obesidade e controle o seu peso;
2- consulte o seu médico periodicamente;
3- meça a sua pressão com frequência;
4- diga não ao fumo;
5- verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos;
6- diga não ao sedentarismo. Pratique esportes;
7 - escolha bem os alimentos;
8 - saiba se é diabético e se tem colesterol alto;
9- evite o estresse;
10- ame a vida e o seu coração.

CONTROLAR
A PRESSÃO ARTERIAL É PROTEGER A VIDA

PALESTRA SOBRE DST´S/AIDS PARA ADOLESCENTE


MAS AFINAL, O QUE SÃO DST’S?

As doenças sexualmente transmissíveis – DST são conhecidas também como:
Doenças venéreas;
Doenças sexuais;
Doenças de rua;
Doenças do mundo.
E são transmitidas principalmente durante a relação sexual. Qualquer pessoa pode pegar ou passar DST.


SEGUNDO OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE) EXISTEM 26 TIPOS DE DST´S (DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISÍVES) QUE PODEM SER CLASIFICADAS EM TRÊS:

1- doenças que causam corrimentos.
2- doenças que causam feridas.
3- doenças que causam verugas.


DOENÇAS QUE CAUSAM CORRIMENTOS NA MULHER.

Tricomaniase vaginal
Candidiase
Clamídia
Vaginose
Gonorréia
SINAIS E SINTOMAS (MULHER)

Corrimento vaginal de varias cores: branco, amarelado, esverdeado, com o cheiro ruim (peixe podre) ou não;
Dor, coceira ou irritação nos órgãos genitais principalmente depois do ato sexual;
Infecções nas trompas e ovários (DIP)


DOENÇAS QUE CAUSAM CORRIMENTOS NO HOMEM.

Gonorréia
Clamídia

SINAIS E SINTOMAS (HOMEM)

Corrimento claro (esbranquiçados) ou amarelado saindo pelo canal da urina em pequena ou grande quantidade;
Ardência ao urinar;
Ardência no globo ocular.


DOENÇAS QUE CAUSAM FERIDAS NA MULHER.

Herpes genital
Cancro mole
Donovanose
Linfogranuloma venéreo
Sífilis
SINAIS E SINTOMAS (MULHER)

Ardência e vermelhidão, bolhas que rompem e formam feridas dolorosas que podem durar de 1 a 3 semanas;
Feridas ou caroços na virilha que se rompem e soltam pus.


DOENÇAS QUE CAUSAM FERIDAS NO HOMEM.

Sífilis
Linfogranuloma venéreo
Cancro mole
Herpes genital

SINAIS E SINTOMAS (HOMEM)

Ardência e vermelhidão, bolhas que rompem e formam feridas.
Feridas dolorosas ou não, caroços na virilha que se rompem e soltam pus.
Dor, pontada ou inchaço no testículo.
Manchas pelo corpo, principalmente nas mãos e nos pés.
Feridas indolor acompanhadas de íngua, que pode afetar: Coração, ossos e cérebro, podendo levar a morte.


DOENÇAS QUE CAUSAM VERUGAS NA MULHER.

Condiloma acuminado
Hpv
SINAIS E SINTOMAS (MULHER)
Verrugas não dolorosas, isoladas ou agrupada, que aparecem na vagina, períneo ou no ânus.
A falta de tratamento pode predispor ao câncer .
Alguma pessoas podem estar infectadas e não apresentar as verrugas

DOENÇAS QUE CAUSAM VERUGAS NO HOMEM.

Condiloma acuminado
Hpv
SINAIS E SINTOMAS (HOMEM)
Verrugas não dolorosas, isoladas ou agrupada, que aparecem no pênis ou no ânus.
A falta de tratamento pode predispor ao câncer do pênis .
Algumas pessoas podem estar infectadas e não apresentar as verrugas


QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS DAS DST?

Quando não tratadas adequadamente, as DST podem causar sérias complicações, além do risco de pegar outras DST, inclusive o vírus da aids. Essas complicações podem ser:
Esterilidade no homem e na mulher
(a pessoa não pode ter mais filhos);
Inflamação nos órgãos genitais do homem podendo causar impotência;
Inflamação no útero, nas trompas e ovários da mulher, podendo complicar para uma infecção em todo o corpo, o que pode causar morte;
Mais chance de ter câncer no colo do útero e no pênis;
Nascimento do bebê antes do tempo ou com defeito no corpo ou até mesmo a sua morte na barriga da mãe ou depois do nascimento.

COMO FAZER O TRATAMENTO DAS DST?

Cada DST tem um tipo de tratamento e só o profissional de saúde poderá avaliar e fazer essa indicação corretamente. Fazer o tratamento certo é:
Só tomar remédio indicado pelo serviço de saúde;
Tomar o remédio na quantidade certa, nas horas certas e até o fim, mesmo que os sintomas e sinais tenham desaparecido;
Evitar relação sexual nesse período e, se não der para evitar, só manter relações usando camisinha;
Voltar ao serviço de saúde quando terminar o tratamento, para fazer a revisão (controle de cura). E as mulheres, para fazerem também o exame preventivo do câncer de colo do útero ( o médico dirá se essa exame pode ser realizado).
Levar o parceiro sexual para ser tratado também.

COMO FAZER A PREVENÇÃO DAS DST E DO HIV?

A melhor forma de prevenir a transmissão das DST é usar sempre e corretamente a camisinha em todas as relações sexuais;
Não compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas;
No caso de necessitar receber uma transfusão de sangue, exija que ele seja testado para todas as doenças que podem ser transmitidas pelo sangue.
Evite banho em banheiras;
Não use toalhas e roupas de outras pessoas;
Lave as roupas intima com água fervente e sabão;
Passe as roupas íntimas com ferro a vapor.

HIGIENE INTIMA MASCULINA

Higiene nada mais é que cuidar da saúde. Além como:
Evitar relações quando enfermo, tratar das doenças;
Lavar os genitais com água corrente antes e depois do sexo oral e também após urinar ou defecar.
Apesar de ser anti-romântico, após qualquer tipo de contato sexual, devem-se lavar os genitais com água corrente, mesmo tendo usado preservativo.
Usar um sabonete neutro e massageá-los levemente. Incluir a glande, prepúcio, corpo de pênis, região pubiana, região anal e perianal.
Há homens em que a produção e acúmulo de esmegma (o popular sebo do pênis), são mais exuberantes. Nestes casos, a higiene deve ser feita com a freqüência adequada a cada indivíduo: tantas vezes quantas forem necessárias para manter o pênis limpo.
Os pelos pubianos, escrotais, perianais e das virilhas, possuem uma função pouco conhecida e relegada ao segundo plano: reduzir o atrito entre duas superfícies cutâneas que se tocam. Portanto, não se deve raspar tais pelos sob pena de ocorrer reações locais tais como infecções, irritações e escoriações da pele. Os que assim preferirem, devem evitar raspá-los com lâminas, fazendo apenas a "poda" dos pelos com tesoura.

HIGIENE INTIMA FEMININA

A flora vaginal é composta de lactobacilos que produzem ácidos naturais, que impedem o acúmulo de fungos e bactérias na mucosa vaginal.
Use sempre sabonetes neutros.
Jamais use desodorantes íntimos.
Mantenha os pelos pubianos aparados.
Após urinar, seque a vulva encostando o papel higiênico, sem fazer movimentos bruscos, para evitar que o papel esfarele e deixe pequenos pedaços grudados; nunca traga o papel de trás para frente, pois poderá contaminar a vagina com bactérias que habitam normalmente a região perianal.
No banho, procure afastar os lábios vaginais para fazer a higiene dos sulcos interlabiais.
Não é necessário lavar ou fazer "chuveirinho" dentro da vagina.
Evite o uso habitual de absorvente fora do período menstrual.
Durante a menstruação troque o absorvente externo ou interno com freqüência.
Dê preferência às roupas íntimas de tecido natural como o algodão. As calcinhas de "lycra" ou renda aumentam a temperatura e são irritantes das mucosas.
Evite usar roupas apertadas no dia-a-dia. Durma com roupas soltas, e dispense a calcinha sempre que possível.
Procure urinar após a relação sexual. Esse hábito ajuda a evitar a cistite já que o jato urinário lava a uretra, que em algumas mulheres se contamina com muita facilidade no coito.
Use preservativo, esse também é um bom hábito de higiene.


IMPORTANTE

As dst aumentam em até 18 vezes o risco de pegar aids!
Se não forem tratadas no começo as dst podem piorar e causar muitos problemas.
Se você tem algum sintoma de dst, não procure uma farmácia. Vá direto ao serviço de saúde.
Qualquer dúvida, não pense duas vezes: procure logo um profissional de saúde. Só ele tem condições de tratar as dst.


PARA REFLETIR

“Saúde sexual é mais que a ausência de doenças. Vai muito além da ausência de gravidez indesejada, DSTs e coerção sexual. Ter saúde sexual é ter a capacidade de obter prazer a partir da atividade sexual e das relações íntimas. Envolve respeito a si mesmo e aos outros, não-exploração, gratificação e alegria. Depende do bem-estar do indivíduo e de seu senso de auto-estima. Requer confiança, honestidade e comunicação entre os parceiros."
Eduardo Campos






quinta-feira, 12 de junho de 2008

A GRANDE DÚVIDA: NAMORAR OU FICAR?



A GRANDE DÚVIDA: NAMORAR OU FICAR?



Entender as suas necessidades é fundamental para não se machucar.

Atualmente, o namoro ainda prepara para o casamento, mas nem sempre tem um final feliz, afinal, é nesse período em que acontecem as descobertas e aprendizado que prepara para conviver com as alegrias e dificuldades.

É, claro, não existem manuais do certo ou errado, mas o período de três anos é o suficiente para o casal se conhecer e traçar metas. Se optar por morar junto, 2 anos são excelentes para viver a experiência. O namoro não pode entrar na fase de acomodação, pois nesse caso é muito difícil partir para algo mais concreto.

A fase de acomodação se dá quando um dos dois, geralmente o homem, fica desleixado em relação ao relacionamento e à mulher. Ele deixa de ser carinhoso, atencioso e educado. Quanto ao relacionamento sexual, não sente a necessidade de impressionar, não há preocupação em satisfazer a namorada e, geralmente, a freqüência do ato diminui. Ele reclama mais e deixa de agradá-la como costumava acontecer no início do namoro.
Como para toda regra há uma exceção, em alguns casos o casal pode namorar pelo resto da vida, mas desde que exista um pré-acordo de não construir algo mais concreto, como o casamento. Hoje em dia é muito comum ver mulheres que passaram dos 40 anos com esse tipo de acordo, pois já passaram por uma experiência negativa com o casamento ou temem ficar sozinhas.

A vida moderna traz uma excelente opção para quem deseja casar no papel: morar um tempo juntos antes. O casal poderá se descobrir ainda mais, pois vivenciará situações novas, como divisão de contas, aprender a respeitar o espaço alheio e a se verem a todo o momento, essa fase que antecede o casamento pode trazer grandes benefícios para a união estável do casal. A primeira experiência fora da casa dos pais pode trazer mais maturidade para ambos.

Vale ressaltar que a decisão de morar junto influencia na vida da família, principalmente, se os pais vêm de uma cultura rígida e não permitem tal escolha. Deve-se tentar convencer os pais de que é o caminho certo e que ambos são maduros para tomar decisões. Convide-os para um jantarzinho íntimo para oficializar tal decisão e argumentar as escolhas do casal.

Hoje em dia, há muitas pessoas que passam por crises existenciais e projetam no outro seus anseios e desejos. Existem aqueles não querem ficar sozinhos ou temem a realidade e iniciam um relacionamento. Há pessoas que se envolvem com outras para suprir a presença de um grande amor que se foi. Essa é a mais triste maneira de iniciar um relacionamento, pois é inevitável uma comparação entre elas.

As mulheres também mudaram e passaram a se casar mais tarde em razão da independência financeira. Esgotam todas as possibilidades de relacionamentos, se apaixonando diversas vezes para testar a compatibilidade com a outra metade. Querem aprender a como lidar com o outro e a se impor na relação amorosa.

Antigamente os casamentos eram arranjados pelo pai, e as moças não tinham escolha, hoje em dia o ficar amplia circulo de relacionamento e dificulta a estabilidade emocional.

Quando "ficar" é legal
Esse tipo de relacionamento existe há mais de 20 anos. As pessoas na década de 80 ficavam para conhecer melhor as outras, sentir o coração bater aceleradamente, permanecer e curtir por tempo indeterminado ao lado da pessoa. Hoje, a grande maioria dos casais, entre eles, os adolescentes, ficam para contar vantagem, ou seja, os números contam mais que a experiência de vida.

As baladas noturnas, micaretas, haves e bailes funks incentivam esse tipo de comportamento. O ficar atualmente ganhou termos pejorativos com, catei , estou pegando o que constata a falta de maturidade e falta de discernimento entre liberdade e libertinagem.

Naquela época, as pessoas ficavam para conhecer melhor a garota (o), como se fosse um treinamento para o namoro. Caso não houvesse compatibilidade entre o casal, o distanciamento acontecia naturalmente com o passar dos meses.

Hoje, com o aumento de casos de separação entre os casais, homens e mulheres com idade de 30 a 50 anos, e que já possuem certa experiência de vida ou passaram por desilusão no casamento, também são adeptas do ficar. Essas pessoas são as que mais se aproximam do ficar de antigamente. São mais maduras e sabem o que querem quando escolhem seu parceiro para obter algum tipo de relacionamento. O sexo não é algo casual, tem envolvimento emocional.

Idade indicadas para namorar e casar.
Para as mulheres iniciarem a vida amorosa e assumirem um compromisso é por volta dos 18 anos, já os homens por volta dos 21 anos, pois demoram um pouco mais para amadurecer. Normalmente, a idade indicada para o homem casar é por volta dos 30 anos quando já viveu muitas experiências e a mulher, geralmente, criada para o casamento, aos 21 anos.

Hoje, muito comum entre os famosos, é o casamento onde o casal não divide a mesma casa, ou seja, cada um tem seu canto. Porém, essa decisão não é muito saudável para o relacionamento. É uma união faz de conta. Casamento é dividir as tarefas do lar, contas, vida sexual menos freqüente e não apenas uma aliança na mão esquerda. Em muitos casos, um dos dois, o homem ou a mulher, aceita certas condições impostas pelo outro com medo de perder a pessoa amada. Dicas para os namorados se conhecerem melhor

Aprendam a compartilhar a vida diária: dividir com o companheiro (a) angústias, problemas no trabalho, dificuldades financeiras.
Dividam sonhos e sentimentos: programem, por exemplo, a compra da casa própria, hora ideal para a chegada dos filhos, um passeio para o final de ano.
Argumentem: a conversa ainda é a melhor maneira das pessoas se entenderem.
Organizem programas com os colegas: não se afastem dos amigos e colegas, programem passeios como teatro, cinema, organizem encontros em casa e com amigos.
Riam dos próprios defeitos: enfrentar as dificultados com bom humor é mais saudável.
Tenha tempo só para você: reserve um tempo só para você relaxar, curtir suas músicas preferidas, ir ao cabeleireiro, ao estádio de futebol.
Fundamento psicológico: Não confunda liberdade com libertinagem

Fonte: Alexandre Bez é psicólogo especialista em relacionamentos

COMO SER ROMÂNTICO(A)...




COMO SER ROMÂNTICO(A)... NÃO APENAS NO DIA DE HOJE?





Você não sabe,
Mas está comigo,
Neste canto.

Eu quero lhe dizer
Dos encontros que tivemos
Sem que fosse preciso estarmos juntos.

E, agora, é um desses instantes
que a mim chega com o som de sacramento,
e que não importa onde você esteja,
porque eu alcanço em pensamento
com toda maciez deste momento.

E então, linda menina,
Quero lhe dar o que vai na alma...

Leve com você este suspiro vermelho,
Leve com você o meu pensar azul,
O meu sorriso verde,
Este carinho branco,
O meu olhar brilhante de felicidade,
Estão paixão dourada.

Leve com você, nessa hora,
Com muita forçar e calor,
Aquilo que me transformo
pra você...
um arco-íris de amor.


O QUE DEVEMOS SABER SOBRE AS MULHERES




O QUE DEVEMOS SABER SOBRE AS MULHERES


O que as mulheres buscam num homem.


Elas são diferentes umas das outras, claro. Mas há uma coisa que todas têm em comum, seja em maior ou em menor grau: o romantismo, o desejo de encontrar aquele que será seu grande e valioso amor. Mesmo aquelas que não andam pensando em casamento ou namoro sério, geralmente, só se envolvem com pessoas nas quais confiem e com quem possam usufruir bons (e, se possível, mágicos) momentos. A amizade e a confiança são, portanto, importantíssimas.

O respeito também não fica de fora: mulher não gosta de homem que não demonstra interesse por seus assuntos, que vai logo querendo cama ou que é machista. Ostentar sua boa situação econômica também não costuma ser positivo: se tiver um bom salário isso será óbvio através das roupas que usa, do carro que dirige ou do local onde vive. Demonstrar que está bem de vida pode ser ofensivo, significando, para muitas, que você é inseguro (e por isso se gaba de ter dinheiro) ou que acredita que as mulheres, em sua maioria, estão atrás de alguém que as sustente.


O que as mulheres valorizam num homem.


Que ele seja trabalhador - honesto e com iniciativa, porque ainda que não tenha excelente saldo no banco, não tem preguiça de correr atrás e não é do tipo que passa por cima dos outros para subir na vida.

Que ele seja amigo - característica fundamental: dormir com o inimigo, só a Julia Roberts, e assim mesmo no cinema. As mulheres da vida real buscam alguém com quem possam dividir a vida e as emoções (boas ou ruins).

Que ele seja confidente - olha aí a confiança! Elas também precisam se sentir à vontade com o homem que escolheram para conhecer melhor e, quem sabe, se envolver emocionalmente.

Que ele seja discreto - nada de querer chamar a atenção de todo mundo ou de ser o mais "popular" da turma. Quanto mais discreto mais misterioso e atraente você parecerá aos olhos femininos. Fazer charme para outras mulheres, então, nem pensar!

Que ele seja carinhoso - atenção, para as mulheres, nunca é demais. Não precisa chegar ao extremo de ser babão ou pegajoso (disso elas não gostam), mas dar um telefonema inesperado, um beijo fora de hora ou fazer uma carícia sem que ninguém veja são atitudes que surtem ótimo efeito.

Que ele seja amante - assim como você, as mulheres também gostam de sexo, e esse papo de que cama, para elas, é menos importante que amizade, já era! Elas sonham mesmo é com um amante que as faça delirar. Não fique com medo. Você, lá no fundo, não se acha o tal?



O que as mulheres detestam em um homem.


Homens que priorizam o trabalho - só pensam em projetos, reuniões, dinheiro, assuntos como "qualidade total", promoções, cursos de especialização. Tudo bem que elas apreciam homens ambiciosos. Mas adoram saber que eles a colocam em primeiro lugar.

Homens que fazem questão de dividir as contas - isso demonstra, na maioria das vezes, desconsideração. A mulher se sente homenageada quando o homem faz questão de assinar o cheque.Se você não tem caixa para pagar despesas altas, o melhor é escolher programas que possa bancar. Quando a relação tiver engrenado, você pode deixar que ela, de vez em quando, pague alguma conta.

Homens que falam de seu passado amoroso e se gabam dele
- elas odeiam conquistadores baratos e abominam aqueles que contam suas intimidades com outras mulheres. Se quiser se valorizar, o melhor é ser o máximo com ela, em vez de dizer que já conquistou milhares.

Homens que são metidos a valentões - discutir no trânsito, puxar briga com alguém que olhou para ela ou tratar mal o garçom são pecados sem perdão. Elas não gostam nada de estar ao lado de um homem agressivo, com o qual tudo pode acontecer.

Homens que são afoitos sexualmente - elas gostam de homens quentes, mas, geralmente, fogem de tipos tarados ou apressados. Invista nos beijos, mostre seu potencial no modo como a abraça. Nada de forçar a barra opte por envolvê-la.

Homens que olham para outras mulheres - se você for mulherengo, tem duas alternativas: pendurar as chuteiras, ao menos temporariamente, ou esconder essa sua particularidade. As mulheres fazem a máxima questão de ser exclusivas, a menos que também só queiram se divertir.

Homens que são controladores - a cada dia diminui o número de mulheres que acham sexy o homem mandão ou controlador. Elas não gostam de sentir que o homem está interessado em exercer poder sobre elas.

Homens que são grosseiros - invista na educação, porque grosseria não rima com sedução. Telefone no dia seguinte, depois que fizerem sexo pela primeira vez e diga que foi maravilhoso estar com ela. Cumpra o que combinar e lembre-se de que as palavras têm poder de mágica.

Os inimigos e amigos do orgasmo.





Os inimigos e amigos do orgasmo


Estresse e cansaço
Após um complicado dia de trabalho, falta disposição e energia para uma relação sexual tranqüila e bem feita.

Depressão
A perda de interesse por situações que antes eram prazerosas (sair com amigos, divertir-se, transar) atua de forma direta na falta de orgasmo.

Problemas/perdas
Demissão do emprego, preocupação com as contas do final do mês, morte de alguém querido, são alguns exemplos de problemas que as pessoas levam para a cama. Tente deixar as preocupações de lado. O sexo é um momento único.

Baixa auto-estima
Ter vergonha do próprio corpo, ou seja, quem está numa fase em que enxerga mais defeitos que qualidades, dificilmente estará com a cabeça livre para deixar o orgasmo fluir.

O fim da fase da conquista
Todo aquele fogo do relacionamento já acabou? No começo do namoro, homem e mulher estão envolvidos no jogo da sedução, o que é extremamente excitante. Depois, muitas vezes, sentem-se vencedores da partida e se acomodam. Não deixe que isto aconteça. Resgate os tempos áureos da relação.

Falta de sintonia
Você não está a fim de transar, mas seu parceiro está subindo pelas paredes. Se você topar para agradá-lo, será difícil conseguir a relação sexual numa boa. O desejo não cai do céu. Ele é uma conquista.

Infidelidade
Fica difícil se entregar com a cumplicidade e a confiança abalada pela traição, não?

Monotonia e falta de criatividade
Dia e hora marcados para o sexo, repetição de posições, além de começo, meio e fim pré-estabelecidos. A mesmice é fatal ao tesão.

Gravidez
Nesta fase, a mulher concentra grande parte de sua atenção no bebê. Muitas vezes, o corpo feminino passa a ser visto como "sagrado" e proibido de gozar dos prazeres da carne. Tente descobrir no seu corpo de mãe toda a sensualidade e o desejo (ele deve estar escondidinho, mas ainda lá) que só esta fase pode proporcionar.

A pressa
O arroz está no fogo, alguém pode flagrá-los, etc. A famosa rapidinha, embora também possa ser bem prazerosa, não é muito propícia para um orgasmo. Toda a correria faz você perder a concentração e encher a cabeça com outros assuntos.



Os amigos e aliados


Masturbação
Com o auxílio de um gel lubrificante (vendido em farmácias e supermercados), toque, acaricie e pressione seus genitais. Feche os olhos e sinta a sensação que isto proporciona.

Auto-avaliação
Nua, na frente de um espelho, olhe para seu corpo. Admire-se e não concentre sua atenção em partes que a incomodam, como a gordurinha a mais na cintura. Passe as mãos pelos braços, seios, coxas, rosto e outas partes que você considere atraentes.

Ausência de cobranças
Não adianta querer que tudo aconteça de uma vez. O caminho até o orgasmo pode ser um pouco longo e requer paciência. Na hora da transa, tente focar sua atenção nas sensações que o toque provoca e não na obrigação de chegar ao clímax.

Ajuda de um terapeuta sexual
Se você já tentou de tudo e nada aconteceu, a ajuda de um terapeuta sexual pode ajudar. Lembre-se que a sua cabeça é o principal remédio, mas, em alguns casos, um profissional tem mais conhecimento para te auxiliar nesta incansável busca.


domingo, 1 de junho de 2008

SE NÃO QUISER ADOECER...




...Fale de Seus Sentimentos.
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos “segredos”, nossos erros... O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia!

...Tome Decisões.
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

...Não Viva de Aparências.
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.


...Busque Soluções.
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

...Aceite-se.
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

...Confie.
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Não Viva Sempre Triste.
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia!

Fonte: Texto: Dr Dráuzio Varella


DSTS SÃO DEBATIDAS EM ESCOLA



Os cuidados para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) foi o assunto em pauta na manhã de ontem, durante a palestra 'DST/Aids', promovida pela escola municipal Icuí-Laranjeira. De acordo com Ana Maria Souza, vice-diretora da escola, as palestras estão incluídas no calendário escolar, pois é uma forma de orientar a população do bairro sobre assuntos de interesse de toda sociedade. 'A juventude de hoje acha que sabe de tudo, mas na verdade falta orientação. O grande número de meninas de 13 anos que estão grávidas aqui na comunidade é a prova da falta de esclarecimento dessas adolescentes', disse a diretora.
Para o coordenador do projeto “Quintas Educativas” e palestrante Eduardo Campos, o grande público presente nas palestras demonstrou o interesse da comunidade do Icuí-Laranjeira no evento. 'Resolvemos fazer as palestras abertas ao público para que qualquer pessoa da comunidade participasse e não somente os alunos da escola. Os assuntos debatidos durante as palestras são de interesse de todos', comentou o coordenador, que ficou surpreso ao descobrir que a maioria das mulheres presentes na palestra sobre prevenção de câncer no colo de útero nunca havia feito um preventivo. 'O palestrante (Eduardo) exibiu imagens de câncer no útero e as participantes ficaram assustadas com a gravidade da doença. Umas afirmavam que nunca tinham freqüentado um ginecologista. Isso é algo muito preocupante, mas também serve para nos incentivar a continuar com a realização das palestras', explicou Eduardo. A programação se encerra hoje, com palestra e um debate sobre todos os assuntos abordados durante o evento.




SEXO NA ADOLESCÊNCIA





perguntas e resposta sobre sexualidade (sexo) na adolescencia

“ Tenho 15 anos e sou virgem. Namoro um rapaz e gosto muito dele e ele de mim. Sinto muito tensão por ele quando a gente namora. Mas tenho medo do que possam falar de mim se a gente transar?”
Primeiro ninguém deve sair espalhando aos quatro cantos quando resolve, junto com o (a) namorado (a), iniciar a vida sexual. Como vimos, a decisão deve ser pensada com cuidado, incluindo a analise dos prós-e-contras, quando mais consciente, se é isso mesmo que se deseja, e tranqüila, melhor será. A conversa franca com o namorado é um bom inicio para se estabelecer uma relação de confiança.

“E se na hora “H” eu falhar?”
Pode até acontecer que o garoto venha a “falhar” na primeira relação sexual. Isso ocorre por se criar muita expectativa, cobrança e ansiedade. Mas se ele entender esse momento como normal, já que a inexperiência faz com que não saiba “administrar” muito bem uma situação como essa, melhor será. Caso contrario, mais difícil será e em alguns casos, inclusive, haverá necessidade de um trabalho bem mais atencioso de quem estiver por perto.

“E se na hora “H” eu falhar?”
A dor normalmente ocorre pelo fato de a mulher ficar tensa. Quanto mais relaxada, melhor será! Isso porque a lubrificação acontece e a penetração torna-se mais tranqüila e sem dor. Uma outra informação é que não há a necessidade de sangrar na primeira relação. Existem vários tipos de hímen e se a moça tiver, por exemplo, hímen complacente (tipo elástico), certamente não ocorrerá sangramento na(s) primeira(s) relação (ões)

A moça pode perder a virgindade masturbando-se?

É bastante difícil, porque normalmente as moças se masturbam manipulando o clitóris. É preciso ter cuidado com os objetos pontiagudos porque, estes sim, independentemente da parte do corpo, são perigosos e machucam.
A masturbação é prejudicial à saúde?
Não. A masturbação não causa nenhum mal físico ou menta1. Ao contrário, masturbar-se é uma forma saudável de alivio da tensão sexual e de entendimento da própria sexualidade, além de ser uma prática de sexo seguro.
Segundo publicação da Revista Galileu de agosto 2003, pesquisadores do Conselho Victoria de Câncer, na Austrália, concluíram que masturbação cinco vezes por semana pode reduzir em um terço os riscos de homens entre 20 e 50 anos desenvolverem câncer de próstata (o mesmo não se aplica para as relações sexuais).

Qual a freqüência normal de masturbação?
Depende. Algumas pessoas se satisfazem masturbando-se uma vez por semana, outras diariamente. Se a freqüência de masturbação chega a causar perturbação na atividade diária ou lesões nos órgãos genitais, a pessoa deve procurar ajuda especializada.

A masturbação atrapalha o desenvolvimento da sexualidade?
Ao contrário, a masturbação ajuda no desenvolvimento da sexualidade. Mulheres que se masturbam têm mais chance de gozar com a penetração do que as que nunca se masturbam.

Posso perder a virgindade me masturbando de vez em quando?
Depende. Se você utiliza acessórios e os introduz ou força a abertura vaginal, pode. Se apenas acaricia o clitóris e a vulva sem forçar a abertura, é improvável que o hímen se rompa.

O que é o período fértil?
Após a menstruação (mais ou menos 14 dias depois) ocorre a ovulação, que é quando o ovário libera o óvulo. Neste dia, alguns dias antes e alguns depois é o período fértil, quando a mulher está apta a engravidar.


Porque a mulher sangra quando menstrua?
Todo o mês o útero se prepara para receber o óvulo fecundado; forma-se no útero uma “camada fofa”, como se fosse um ninho onde o ovo recém chegado vai se prender e nutrir durante a gravidez. Quando isto não acontece, esta camada se desprende e sai pela vagina junto com sangue, e isto é o que chamamos de menstruação.

Pode ter dor na primeira relação?
Se a menina vai para a primeira relação preocupada, com medo de engravidar, que seus pais descubram, insegura, etc., ela terá dificuldades de relaxar e, assim, não terá uma boa lubrificação. Com isso, ela pode sentir dor.

Quando acontece dor na relação?
A dor na relação pode acontecer ou porque a menina está tensa, e então não tem uma boa lubrificação, se a penetração for muito violenta pode machucar e Ter dor, ou raramente por algum problema físico. Quando a relação for tranqüila com os dois bem preparados sabendo o que estão querendo e a menina sentir dor forte na relação, deve procurar um médico para identificar e tratar o problema.

O que é gozar?
Gozar é sentir prazer. Ter uma sensação de relaxamento que é chamada de orgasmo. No homem, geralmente acontece junto com a ejaculação.


O que é orgasmo?
Orgasmo é a descarga da excitação sexual. É um momento de grande prazer, que acontece no ponto máximo da excitação sexual.

O que é ejaculação?
É quando o homem libera o sêmen (líquido onde estão os espermatozóides).

O corpo muda após a primeira relação sexual?
Não, o corpo não sofre nenhuma modificação após a relação sexual, apenas o hímen fica mais relaxado.

O que acontece se estourar a camisinha?
Quando a camisinha se rompe o esperma cai dentro da vagina. Se a mulher estiver no seu período fértil, ela poderá engravidar. Além disso, se um dos parceiros tiver alguma DST, contaminará o outro. Funciona como se não estivesse usando a camisinha.


fonte: palestra sobre sexualidade Eduardo Campos

quinta-feira, 22 de maio de 2008

OPINIÃO SOBRE MULHER


Saber Ser Mulher...

Não raro escuto durante uma consulta pacientes queixando-se de sua condição de mulher: “Na próxima, quero vir homem”, dizem, num misto de raiva contida e resignação. Queixam-se das revisões anuais de rotina (desconfortáveis), do período gestacional (sentem-se pouco atraentes), do parto (doloroso), da menstruação (desagradável), cistites, cólicas e um sem-fim de outros sintomas dos mais variados e por vezes estranhos e incomuns.
Acham que ser homem é uma condição muito confortável, pois a única coisa que eles fazem é trabalhar, a barba, de vez em quando, e sexo, de preferência todos os dias e se possível várias vezes ao dia. Por vezes rebato suas assertivas, dizendo que apesar da aparente e muitas vezes real carga de trabalho (algumas com dupla-jornada) e da série de sintomas inerentes à própria condição de mulher, ainda assim a expectativa de vida do chamado sexo frágil (que no meu entender, de frágil não tem nada) parece ser maior que a do homem.
Mas e quanto à sexualidade? O que sabem elas sobre si mesmas, das suas qualidades e do seu poder de sedução em relação aos homens?
Na verdade as mulheres pouco sabem ou desconhecem totalmente o seu imenso potencial de sedução. Soubessem elas como usá-lo, os homens estariam irremediavelmente perdidos.
É preciso mostrar às mulheres que gestos, atitudes, palavras, olhares, odores e uma gama de pequenos detalhes que são despercebidos e aparentemente sem importância, se usados de maneira certa, podem apresentar um efeito bastante positivo. A mulher que conhece o seu parceiro conhece também as coisas que lhe agradam e desagradam e isto é fundamental para produzir reações de atração ou rechaço. A sedução está justamente no fato de algo agradar muito a alguém, de modo que este demonstre interesse em possuir o objeto desejado. Por isso, na arte de seduzir, torna-se necessário conhecer alguma preferência do parceiro (quanto mais gostos conhecidos, maior a possibilidade de ações de sedução). Como ilustração, se é sabido que o parceiro sente-se atraído por decotes, a mulher deve tirar proveito deste fato, usando roupas que permitam deixar à mostra o colo dos seios, o que, certamente, não passará despercebido por ele. Do mesmo modo, se o parceiro não gosta de unhas pintadas de vermelho e esta cor é usada, isto também será notado, porém com sensação de repulsa e desinteresse.

FONTE: Daniela Noyori

Arquivo do blog

COMENTÁRIOS - PITACOS - SUGESTÕES - ELOGIOS

Vejam o que os visitantes dizem do educar para humanidade.


Noosssaaa... o seu blog e um espetáculo Edu. Ou melhor vc e isso tudo. Um grande beijo de quem gosta muito de você.
Patrícia

Adorei esse blog, parabéns,contém muitas dicas úteis e interessantes. Que Deus te abençoe e q vc possa a vir dar mais dicas . Fica com Deus! O seu blog ....é show.
Julianne


Este Site é ótimo,e acredito que estas postagem ajudará , vários casamentos, parabéns pela iniciativa.
Carlos Alberto

Imagina que quando uma amiga me falou de você edu confesso que não acreditei. Será que ainda existem homem assim? Perguntei. Mas Quando vi você pela primeira vez fiquei encantada com o seu jeito de ser, te achei uma pessoa muito,muito, muito, maravilhosa, amiga, verdadeira, prestativa, séria... Quando eu conheci fiquei encantada com sua beleza, personalidade, caráter...Admiro demais você, na verdade me considero Sua fã número 1... Adoro ler seus textos aqui no blog. Assistir suas palestras um show de informação.
Hoje tenho certeza que és é uma pessoa muito especial pra mim pois ajudou e me ajuda muitoé um amor de pessoa ...você pode contar comigo pro que der e vier estou sempre disponível pra você viu meu lindo...Você é uma pessoa da minha extrema confiança Da sua eterna Amiga que te ama muito e te quer muito bem com carinho, amor e saúde bjos......
Priscila


Esse site esta de parabéns adorei tudo que vi por aki@!!! tudo de bom.
Anônimo

Poxa, ta bem legal seu texto, parabens.
Fernanda


Essas dicas eram o que eu precisava para tirar uma duvidazinha. Obrigado ao blog que eh um espetáculo.
Juliani


Eu acabei de ler sua mensagem sobre como manter um relacionamento e tem muitas coisas que estão acontecendo comigo, obrigado pelo blog e as dicas que vão me ajudar com certeza.
Ana

Eduardo pessoas como você, ajuda a escrever a historia da vida com muito mais amor, carinho e humildade, que bom que você existi... parabens pelo seu blog. Sempre vou admirá-lo... Que Deus te abençoe sempre.
Josi


Esse blog é realmente muito completo, tudo o que eu preciso tem aqui, só queria saber como fazer boas preliminares, rs. Mas tudo o que eu imagino tem aqui, é um site perfeito. Parabéns!
Adriana

Eduardo quando te vi pela primeira vez tive a certeza de ter encontrado uma pessoa especial, com a alma serena e doce ao mesmo tempo. Você é um ser iluminado por Deus e com uma missão muito especial. Gosto de estar com você de poder compartilhar meus "segredos" contigo e dividir minhas "angustias" principalmente pelo blog.
Lembre que você sempre poderá contar comigo a todo instante que precisar...pois estarei sempre aqui para te falar o quanto você é especial pra mim!!!!!!!!milhões de beijos carinhosos pra vc viu meu lindo!!!!!!
Josenilda

Como sempre Edu, uma ótima postagem. Fico feliz em saber do seu esforço em ajudar a humanidade escrevendo coisas significante aqui no blog,. Beijos com afeto.
Lindomar



Oi Eduardo, que blog massa, parabéns lindo, me visita se puder tá? , agradeço. Um grande abraço,
Erika.


Nossa, amei seu blog Eduardo, pricipalmente as postagem sobre os inimigos e amigos do orgasmo, quantas informações interessantes. Parabéns.
Karla luane


Estou adorando visitar seu blog! Parabéns pelo blog e pelos resultados já conquistados, isso que você faz é muito importante! Abraços.
Viviane


Parabéns pela criatividade e mais ainda pela continuidade dos textos sobre relacionamentos. Parabéns!
Junior


Ola. Ótimo seu blog. Adorei o post parabéns. A minha namorada é enfermeira e adorou suas palestra, abraços.
Joel santos

Ei Edu! Gostei muito do que escreve e como escreve. Gostaria de trocar figurinhas comigo?
Pedro


Eduardo Gostaria de acompanhar seu blog, é muito bacana seus texto. Me ajuda sou pouco leigo.
André


Muito bom o seu blog...Provavelmente eu deva voltar por aqui mais vezes, sucesso eduardo.
Anônimo


O blog é excelente e a escritor inteligente na medida certa. Parabéns pelo seu trabalho.
Elza


Eduardo Indiquei seu blog a vários amigos, é tão bom achar um Blog que nos descontrai ao mesmo tempo nos sinalizem coisas boas assim.
Márcia lima


Eduardo, querido... seu blog é realmente demais. Demais! Correto, comunicativo, educacional, sensível, genial! to muito orgulhosa de vc ter postado um texto de minha autoria aqui, valeu!
Patrícia

Eduardo o texto e as perguntas foram bem elaboradas e respondidas, mostrando claramente os problemas sexuais, bem como os caminhos para iniciar um tratamento. Atualmente se faz muito necessário este tema tendo em vista o alto índice de apelo sexual passado pelas mídias para as pessoas. Parabéns.
Anônimo


Meu querido Eduardo, parabéns pelo post esclarecedor, aliás tudo o que você escreve é de muita qualidade.parabéns.
Augusto


Eduardo, você fala desse tema de maneira tão natural, que nos dá a exata dimensão do assunto que estás tratando. Parabéns.Gosto muito de seu blog.Abraços
Walter


Muito bom esse pequeno artigo esta de parabéns colega.
Anônimo


Olá Eduardo seus artigos são muito bons, gosto principalmente da maneira franca como você escreve. As dicas estão perfeita, agora é ler e praticar. Abraços e bom fds.
Pedro Paulo


Um elogio curto e sincero: UAU! OTIMO! PERFEITO!
Anônimo


Adorei as perguntas! Amei todas as respostas! Foi perfeito me ajudou a entender o que esta acontecendo comigo, obrigado edu.
Anônimo

Excelente artigo. Alto padrão como sempre, parabéns eduardo!
Anônimo


Didático com sempre. Nunca usando de pornografia. Esse é o educar para humanidade.adoro acompanhar suas postagens.
Amadinha


Oi edu!! Boa noite !!! passando para conferir as ultimas postagem do blog... como sempre parabéns vc é tudo de bom!!!
Natalia


Ótimo conteúdo Eduardo, os temas escolhido é de muito bom gosto!!! parabéns pelo blog!!!
Gustavo

Gostei bastante do texto, não conhecia o seu blog, é excelente!
Marcos

Parabéns eduardo ! Seus posts são sempre atuais, instrutivos e com extrema qualidade e bom gosto na escolha dos temas e sua inteligente maneira de abordá-los. É com muito gosto que leio sempre seu blog. Abraços !!!
Eliane Almeida


Oi Edu, Autoconhecimento da sexualidade feminina, Que texto excelente, todos os homens devem ler isso, com certeza.abraços, valeu .
Anônimo

Puxa!educar para humanidade. Isso que é um belo manual! Adorei o seu blog. Sempre que passo por aqui aprendo mais e mais... Continue esse trabalho excelente. Parabéns pelo artigo, nota 10. Bjo
Leila Cristina







Ciclo de Palestras e Seminários nas áreas de Educação e Saúde para 2015



TEMAS EM EDUCAÇÃO
Avaliação da aprendizagem no século XXI.
O papel do professor: Transformando informação em conhecimento.
As muitas faces da profissão Docente.
Alfabetização e Letramento: os desafios contemporâneos.
Oralidade e Escrita: Dificuldade de ensino-apredizagem na alfabetização.
A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
O Brincar e a Matemática
A proposta dos PCNS e sua relevância na formação dos cidadãos.
Um dialogo entre a psicopedagogia e a educação.
Direitos e Deveres da Criança.
Autoridade e Autoritarismo na Sala de Aula:Repensando a relação professor-aluno
Violência em casa: reflexo na escola. Como disciplinar sem bater?
Como trabalhar as relações humanas para prevenir a violência contra criança no ambiente familiar / escolar.
Família e Escola: educar é uma tarefa de todos.
Ética e Cidadania.

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO ESCOLAR

A Síndrome de Burnout : Como vai a Saúde do professor na Educação Infantil ?
Saúde Bucal (escovação e higiene).
Higiene e Saúde do escolar.
Alimentação: A obesidade e os transtornos alimentares.
Saúde e meio ambiente.
A importância do sono na vida do ser humano.
O que toda a criança precisa saber sobre segurança.
E agora: O que eu faço? Primeiros socorros.
As principais doenças da infância.
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
AIDS/HIV

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE FAMILIAR

Lute pela vida: diga não as drogas.
Alcoolismo, tabagismo e suas conseqüências.
Hipertensão e dislipidemias.
O que todo diabético precisa saber.
Ficar amarelo pra que? Hepatite tem prevenção.
Fique ligado: hanseníase tem cura.
Prevenção do câncer: caminho para saúde.
Saúde bucal não tem idade.
Prevenção da violência contra idoso.
Mulher com saúde é mais mulher.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescente.
Infância perdida: prostituição infantil.
Sexualidade na escola: Como forma o filho para a vida sexual.
Sexualidade na adolescência.
Gravidez na adolescência.
Aborto e suas conseqüências.
Previna-se use camisinha.
Profissão criança: trabalho infantil isso não tem futuro.

E-mail: edu.com28@yahoo.com.br





Mensagens do Bem