quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

VAMOS APRENDER A AMAR?



VAMOS APRENDER A AMAR?



No amor, nem sempre são as faltas o que mais nos prejudica, mas sim a maneira como procedemos depois de as ter cometido.
(Autor Desconhecido).



Amar e ser amado é, sem dúvida, o maior desejo do ser humano e, por isso mesmo, a maior causa de suas frustrações e também de suas satisfações.
Muitas pessoas reclamam de seu destino por não ter sido contempladas com um grande e definitivo amor. Mas a realidade é que um grande amor é fruto de sua maneira de existir.
Amar, jogar xadrez, cozinhar, andar de bicicleta, qualquer processo de aprendizagem tem três fases:
a primeira é a da falta de consciência.
Realizamos uma ação pelo prazer de realizá-la, sem nos importar com o nosso aprimoramento. Começamos pensando que já sabemos muito. No caso do amor, acreditamos que já amamos bastante, que já nos entregamos. Nem bem começamos e já nos consideramos mestres no amor. E, quanto mais alguém pensa que já sabe amar, mais se torna patente que não conhece muito sobre o amor.
A segunda é a fase do esforço consciente da aprendizagem.
Quando descobrimos que não sabemos nada... ou quase nada. Então, traçamos um objetivo e queremos aprender o máximo possível. É a etapa da técnica, do treinamento metódico para atingir um determinado fim. No amor, é necessário desenvolver um treinamento para viver junto com alguém (treinar diálogos sem manipulação, treinar a sinceridade, a confiança, treinar sair para dançar, divertir-se, treinar relações sexuais satisfatórias, treinar estar com os filhos sem ficar pensando no trabalho, em sair ou dar telefonemas etc.).
A terceira fase é a da sabedoria.
Essa fase não existe nem o "eu" nem o "tu", mas simplesmente a comunhão. Quando não há homem nem mulher isoladamente, apenas o "nós". É o momento em que o encontro se torna o mais importante. É a etapa que transcende as individualidades, levando-as à plenitude.
O ato de amar só pode ser desenvolvido com disciplina, humildade e coragem. Nós já nascemos sabendo amar, mas desaprendemos essa habilidade e por isso precisamos reaprender do zero, todos os dias, como verdadeiros aprendizes do amor. É como respirar: ninguém precisa aprender a fazer isso. Depois de tantas repressões, os "pulmões" do amor ficam atrofiados. Então precisamos aprender a amar novamente. E, para aprender a amar bem, necessitamos de um trabalho cuidadoso e da consciência de quanto não sabemos amar.
Muitas pessoas agem como se soubessem, perfeitamente, como amar. O que não deixa de ser verdade! Esse tesouro está guardado dentro de cada um de nós, mas para alcançá-lo é preciso, com humildade, unir disciplina e carinho e realizar nossos atos de amor como se conhecêssemos muito pouco deles. Quando precisa desativar uma bomba, mesmo um grande perito em explosivos age com extremo cuidado e precaução, como se nada conhecesse daquele artefato. Ele sabe que um gesto precipitado pode acabar com tudo.
Nós aprendemos a demonstrar afetividade expressando nossas sensações em relação aos nossos pais. Tivemos, como modelo, a maneira como eles manifestavam carinho e amor por nós. E crescemos, muitas vezes, sem nos dar conta de que crescemos e de que a pessoa amada não é mais aquela mamãe nem aquele papai que foram nossos mestres nas primeiras lições afetivas.
Saber amar é estar atualizado com os próprios desejos, com os desejos do parceiro e com a maneira mais adequada e especial de concretizá-los. É estar disposto a ingressar outra vez na escola do amor, sem medo de descobrir que, como dizia o psicanalista inglês R. D. Laing,


"o que pensamos é menos do que sabemos; o que sabemos é menos do que amamos; o que amamos é muito menos do que existe; e, nesta concreta extensão, somos muito menos do que somos".


FONTE: livro amar pode da certo

SOLIDÃO X AMOR: como você se sente hoje?





SOLIDÃO X AMOR: como você se sente hoje?



Só uma coisa me entristece: o beijo de amor que eu não roubei, a jura secreta que não fiz, a briga de amor que eu não causei.
SUELI COSTA



É muito comum as pessoas dizerem que sentem medo de ficar sozinhas no futuro. O fato, porém, é que essas pessoas já estão sozinhas. Mesmo que preencham a vida com uma série de compromissos, trabalhos e relações superficiais, não têm consciência da própria solidão. Quem teme ficar sozinho, tanto na meia-idade como na velhice, é porque já está tomando providências para que a solidão se instale. Já está programando um futuro solitário, passo a passo, com a vida que estruturou no presente.
O que é realmente a solidão?
Adaptamos um poema sobre a solidão, cuja autora quer se manter anônima:

Solidão é...
Olhar o telefone, ansioso por um chamado, e ele permanecer mudo.
Ouvir uma música e não ter ninguém com quem associá-la.
Querer dormir muito, para não ter a consciência de que está só.
Não ter ninguém com quem brindar um acontecimento.
Sentir frio e não ter um abraço para aquecê-lo.
Falar alto em casa, para ter a sensação de estar ouvindo algum ser humano.
Ter apenas um prato na mesa, às refeições.
Não ter alguém para lhe abotoar o vestido ou lhe ajeitar a gravata.
Sair de madrugada, tentando encontrar algum conhecido para poder desabafar.
Perceber que não tem um ombro para chorar.
Ler o jornal durante as refeições, por não ter com quem conversar.
Verificar que a correspondência se resume a contas e extratos bancários.
Nunca ter a quem dizer bom-dia, ao acordar.
Não ter quem lhe faça um chá, quando está indisposto.
Não ter a possibilidade de dividir o mesmo desodorante ou a mesma pasta de dentes.
Não ter alguém que lhe impeça o suicídio.
E você? Quando se sente realmente só?

Não há dúvida de que devemos criar momentos de isolamento, pois eles são um sinal da nossa mais profunda identidade. É bom ficarmos sozinhos de vez em quando para refletir em silêncio, para descobrir quem somos. Esse isolamento, no entanto, é apenas uma pausa para olharmos ao nosso redor, em busca do amor.
O isolamento não é solidão, mas um momento para estarmos conosco, em paz e harmonia. É uma busca interior, um movimento voluntário, uma virtude a ser desenvolvida que nos ajudará depois a encontrar melhor os olhos e o coração dos outros.
O isolamento contraria a essência do ser humano, que é amar e ser amado. A solidão é quando nos trancamos para o amor. É a incapacidade de se comunicar, de estar com alguém. Muitas pessoas, num ato de vaidade, podem até demonstrar orgulho por não depender de ninguém. Mas, depois de algum tempo, vão se tornando amarguradas e desesperadas.
O ser humano, mesmo se isolando, mesmo sabotando todas as formas de amor, continua, no seu íntimo, querendo amar. Não se sabe de onde, mas, de repente, aparece uma ânsia louca por alguém, por um amor duradouro, por uma intimidade diária, por uma convivência feita de pequenas circunstâncias diárias. Isso constroi...


FONTE: LIVRO AMAR PODE DA CERTO

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

VOCÊ TEM MEDO DE AMAR?



VOCÊ TEM MEDO DE AMAR?


Quantas vezes, nesta semana, você teve vontade de convidar alguém para sair, para conversar, para ir à praia ou ao cinema, e não o fez, temendo que a pessoa pudesse não ter tempo ou que não gostasse de sua companhia, e, desse modo, acabou sentindo-se rejeitado sem ao me nos ter tentado?




  1. Quantas vezes você se apaixonou sem que o outro jamais soubesse do seu amor?

  2. Quantas vezes você abandonou alguém, com medo de ser abandonado antes?

  3. Quantas vezes você sofreu sozinho, com medo de pedir ajuda e ficar "dependente" de alguém?

  4. Quantas vezes você se afastou de um grande amor, com medo de se comprometer?

  5. Quantas vezes você não se entregou ao amor por medo de perder o controle de sua "liberdade"?

  6. Quantas vezes você tomou um choque sem tocar no fio?

    Experiências dolorosas do passado podem provocar um medo absurdo de novos sofrimentos. As pessoas se esquecem de que nem todos os fios estão eletrificados, de que nem todas as portas estão fechadas, de que nem todas as mas são mas sem saída. Um amigo pode não ter tido tempo para você alguma vez, o que não significa que ele não o ame ou que outra pessoa não queira estar com você.
    Devido a algumas experiências de rejeição e de desqualificação na infância, na adolescência ou até na maturidade, reagimos perante homens e mulheres como se eles fossem os senhores do bem e do mal, com poder de nos fazer sofrer ou de nos fazer felizes.
    Por falta de amor, compreensão e segurança, a criança pode desenvolver-se com um caráter inquieto, tornar-se incapaz de dar felicidade a si mesma ou a quem quer que seja, envergonhada do amor que sente por alguém — da mesma maneira que se sentia mal ao pedir, mais uma vez, que o pai brincasse com ela, mesmo sabendo que a resposta seria negativa.
    É verdade que um grande amor sempre traz consigo a possibilidade de uma dolorosa perda. Uma das poucas certezas que temos num relacionamento é que ele pode terminar. O coração do amante, a cada encontro e a cada despedida, sente a fragilidade da vida. E quem não aprender a conviver com essa fragilidade tenderá a estruturar relações de pouca profundidade e fadadas a um fim próximo. Por ter medo do muito que o amor pode dar, e tirar, rejeita-o em bloco.

    Texto do livro:"Amar Pode Dar Certo

VOCÊ É CIUMENTO?




CIÚME



O ciúme é um sentimento natural quando acompanhado de atitudes que visam preservar o objeto de amor. Quando existe dessa maneira, ele é um elogio ao parceiro. Mas muitas pessoas deturpam esse comporta mento com uma série de elementos mesquinhos, de manipulação do outro, de possessividade e de alienação.



Quando uma relação se inicia, toda a energia despertada por ela, inevitavelmente, leva os parceiros às alturas. Por si só, é um elogio revigorante às duas pessoas envolvidas, que se sentem e se tornam mais belas e atraentes quando estão amando.



Depois de certo tempo de relacionamento, delineia-se melhor o perfil daquele ciúme e se descobre se de fato era um elogio ou uma armadilha. Quando as pessoas não sabem caminhar juntas, geralmente iniciam um jogo de poder para ver quem manda mais. Instala-se então uma gangorra na relação: um fica em cima e o outro embaixo e, para subir, geralmente o que está embaixo acaba convidando o outro, através de variados estímulos, a descer. É nessa gangorra que o ciúme se fortalece.



O ciúme é a manifestação de uma pessoa que se sente inferior e quer controlar a pessoa amada. Porém, principalmente, o ciumento é um preguiçoso, pois, em vez de evoluir, para ficar à altura da pessoa querida, pro cura o caminho mais curto (para ele): diminuir o outro e, assim, manipulá-lo.



O importante é a observação de que, na maioria das vezes, por trás de uma manifestação de ciúme há um apelo para o amor. E, dependendo da compreensão de cada um, poderá ocorrer o crescimento ou o fraciona mento da relação.



O ciúme, em geral, nasce da percepção de que não se é tudo para o outro. Existe, é claro, o lado real da história, uma realidade a ser aceita, de que ninguém pode mesmo preencher completamente as necessidades do outro. Por outro lado, devemos ter o cuidado de não menosprezar a relação pelo fato de ela não nos preencher totalmente.



Algumas pessoas sentem-se desprotegidas se o outro não expressa o medo de perdê-las. Então, muitas vezes, o parceiro começa a manifestar ciúme somente para deixá-las satisfeitas. No entanto, fingir algo que não sente cria uma dose de insegurança em relação à veracidade do seu sentimento.



Muitas vezes, dá-se o nome de ciúme a uma sensação que é apenas tristeza por se sentir preterido, por se perderem as esperanças de continuar com o ser amado.



Na verdade, o ciúme é negativo, nasce do apego ao outro como se ele fosse um objeto. Geralmente, as pessoas ciumentas sentem-se mal se alguém usa algum objeto seu ou se um amigo escolhe viajar com outra pessoa. O ciumento trata o ser amado como se ele fosse um objeto de sua propriedade. Ninguém pode compartilhá-lo.



Há mulheres que ficam possuidas pelos ciúmes pelo simples fato de o homem que elas amam olhar para outra mulher bonita ou elogiar alguem. O mesmo acontece com homem em relação a mulher. Isso é tipico da falta de segurança. Admirar as qualidades de outra pessoa pode não significar nada além disso. Mas o outro, provavelmente, começar a fantasiar: “se esta tão interessado nele é porque não gosta de mim” na verdade, poderiaa não haver esse alguem – apenas adimiração.



Que situações podem levar alguem a sentir ciumes?



1. Ver o amado conversando animadamente e feliz com uma pessoa desconhecida.
2. Quando a pessoa amada demora para chegar em casa ou ao encontro maracado, e não se sabe onde ela está.
3. Em momentos que o companheiro é muito elogiado por outra pessoa.
4. Em ocasiões em que a companheira prefere a companhia de um amigo a sua.
5. No dia em que se descobre que o homem amado deu um presente bonito a outra mulher.
6. Quando alguem tem, para com outros, atitudes que o parceiro gostaria que tivesse com ele.
7. Na hora que surge um novo amigo, sem ser do casal.
8. Se o parceiro esta demostrando algum tipo de conflito e fica em silencio sem dizer o que sente.



Poderiamos enumerar muitas outras situações que normalmente fomentam ciume, mas essas são suficiente para fazermos uma analise e concluirmos que, em todas elas, exsite um ponto em comum: o fato de não se ter ocontrole das ações e dos pensamentos do outro; de não admitir que o outro é um ser individual, autônomo e que sua individualidade precisa ser respeitada.


Estar com amigos, conhecer gente nova, presentear, receber elogios, ficar em silencio e muitas outras situações não significam, necessariamente, que o amor ou relação esteja em perigo.
Você tem sido consumido pelo ciúme da pessoa amada?



Se isso estiver ocorrendo, pare por um instante: analise o que você precisa desenvolver em sua vida para se sentir à altura dela. Procure respeitar a liberdade do outro e saiba que o amor não passa escritura definitiva. Temos de evoluir constantemente, para assim nos tornarmos sempre pessoas que despertam o amor do nosso amado.

Texto do livro:"Amar Pode Dar Certo

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

5 motivos que levam as mulheres a terminar uma relação





5 motivos que levam as mulheres a terminar uma relação



Nada dura para sempre ou tudo o que começa tem de acabar são apenas duas das muitas frases às quais uma mulher se pode socorrer na hora de pôr um ponto final num relacionamento consigo, quer seja de um mês, de um ano ou vários. Os motivos por de trás de um rompimento com origem feminina podem ser tantos quantos os pares de sapatos que ela possui, mas estes são, sem dúvida, os top 5!


1. Não é o "tal". Desde que descobrem o mundo dos homens, as mulheres dedicam-se, incansavelmente, à busca do homem perfeito, o "tal", aquele com quem vão casar, ter filhos e morar num linda casa rodeada de jardins e com dois cãezinhos à solta. Até aqui tudo bem. Mas a partir daí, cada homem que passar pela sua vida vai ser submetido a vários testes e escrutínios secretos para que a mulher que está ao seu lado tenha a certeza absoluta que você é, de fato, o seu "príncipe encantado"! E basta uma única razão para mandá-lo "passear" - é muito imaturo, não tem perspectivas para o futuro, só tem tempo para os amigos, não partilha dos seus hobbies nem faz o mínimo de esforço, detesta as suas amigas, tem medo do compromisso, vai ser um eterno solteirão, se calhar ela consegue muito melhor do que você.


2. Um novo amor. Não há nada como um novo amor para ajudar a esquecer o velho ou até o atual! É verdade, as mulheres são umas eternas apaixonadas e se conhecerem um homem que as faz esquecer aquele com quem atualmente estão envolvidos, então já sabe o que vai acontecer. Após alguma reflexão vão despedir-se do velho para poder abraçar, entusiasticamente, o novo. E afinal o que é que o novo tem de tão bom que chega, vê e vence? Podem ser muitas coisas - é mais romântico, mais bonito, mais interessante, mais interessado nela, fá-la sentir como já não se sentia há muito tempo, proporciona a idéia da relação que ela há muito procurava, têm mais interesses em comum, amor à primeira vista… já perceberam não já?


3. Já não há clima. A paixão avassaladora que parece rapidamente solidificar qualquer relação nos seus primeiros dias ou semanas de existência, acaba sempre por resfriar. A duração deste tempo mágico depende de casal para casal e, enquanto alguns conseguem manter viva essa chama (embora um pouco mais diminuta!) para outros é a sentença do fim. Quando a rotina se instala e os jantares românticos à luz de velas, os passeios descontraídos à beira mar e as flores oferecidas por nenhuma razão em especial forem substituídos por cerveja e arrotos em frente à televisão ou uma casa de banho "misteriosamente salpicada", ela vai, muito provavelmente, partir para outro.


4. Independência acima de tudo. As mulheres casam e têm filhos cada vez mais tarde e a razão é muito simples: estão inteiramente dedicadas a si próprias, apostando na educação contínua, na progressão da carreira, nos bons tempos passados com as amigas e a família. Gostam de ter o seu espaço… No meio de tudo isto, claro que há lugar para uma agradável companhia masculina, mas você que nem sonhe em ocupar demasiado o seu território, pressionando-a com idéias de viverem juntos, de casarem ou de simplesmente terem de passar cada minuto livre coladinhos um ao outro! Cuidado com as mulheres independentes, os homens pisam o risco uma vez e elas nunca mais lhe atendem nenhum telefonema.


5. Portou-se mal. Claro que esta lista pode ser, e a maior parte das vezes é, infinita! As mulheres registram todas as gafes, insensibilidades e esquecimentos de que um homem é capaz numa relação e não perdoam nada! Como vocês raramente conseguem adivinhar o que fizeram desta vez e elas não dizem diretamente o que as está a enfurecer (as entrelinhas são de muito difícil entendimento para os homens!), o ciclo torna-se vicioso, até ela não o "agüentar mais" e termina tudo de um dia para o outro. Você, coitado, nem sabe bem o que acabou de acontecer.

Fonte: 5 motivos que levam as mulheres a terminar uma relação Cromossoma Y

domingo, 7 de dezembro de 2008

Agradecendo os comentários do blog





Agradecendo os comentários do blog



Todo este tempo em que estive longe, a minha vontade era de voltar correndo para cá, apesar disso o tempo e as coisas que acontecem na vida me impediram, porém estou voltando com força total.
Adorei mesmo todos os comentários que recebi neste tempo em que eu estava distante, pude ver como essa rede de blogs não é só mais uma rede fria e sim um lugar onde podemos encontrar amigos.
Nem preciso sentir a pele de vocês de todos ao vivo, nem ouvir sua respiração aqui do meu lado, para saber que construí amizade com pessoas que não irei esquecer nunca jamais. como sempre digo isso constroi...
To bolando uma nova estratégia de escritos e novos assuntos, além disso agora em dezembro fará seis meses que "fundei" o blog, e não achei justo eu deixar ele afundar, so porque passei dois ou meses sem escrever.
Muitas coisas aconteceram na minha vida nesse tempo, estou cursando duas pós-graduações, e agora além das duas faculdade sigo com um projeto no sistema penal, além de muitas coisas como provas, artigos e tudo mais, mas isso nunca foi empecilho pra mim. Agora estou aqui novamente, reerguendo o blog , quero escrever sempre melhor para vocês amigos, que nunca me esqueceram.
Obrigado a todos que já passaram por aqui, estou realmente feliz em ver vocês.
Do amigo Eduardo.

Qual é a cor do seu AMOR??







O amor andava meio sumido dos meus artigos, por isso eu vou dedicar este exclusivamente a ele, pois todos sabem como eu amo o amor e como adoro falar sobre ele, esse sentimento me acompanha todos os dias, e acompanha todo mundo.



Para uns o amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que doí e não se sente. Um amor assim so poderia ser vermelho fogo, lindo ardente, consumindo o coração daqueles dispostos a se deram de bandeja para a maior glória da vida, a derrota de um coração.
Nosso coração se deixa ir, desvanece em meio ao amor, torna sutil a diferença entre dois corpos, alivia e enaltece as tensões da vida. Faz com que apenas um sopro do vento na janela possa parecer à aproximação da pessoa querida.



O amor pode ser cinza, pode ser ódio, raiva, saudade. Pode ser possesso e imaturo, arrogante, fútil, sim o amor pode ser tudo isso. A falta de correspondência entre os corações, coisas fora de planejamento acontecem e ai então achasse que o amor acabou.
E todo dia antes de dormir os amantes pensam um no outro como agiriam para magoar, ferir e humilhar, dedicam uma vida toda a fim de acabar com o outro, isso porque amam tanto, mas tanto que perdem o controle de si e tentam controlar o outro. Isso não constrói...



O amor pode ser rosa claro, ser doce, sutil, gentil, andar de mãos dadas em meio a campos de margaridas, ouvir musicas melodiosas, comer iogurte na frente da teve, beijar no rosto. Ver o sol nascer e vê-lo se por. Ficar paradinho ali do lado do outro, sem falar nada, mas se sentir tão completo quanto tempero arisco. Isso constrói rsrsrs.

O amor pode ser amarelo, ver o filho nascer, abraçar o filho, ver sua mãe abraçá-la beijá-la, presenteá-la, dizer - Mamãe eu te amo!, Pode ser o amor entre amigos, que dariam a vida um pelo outro, que não compartilham o mesmo sangue, mas os mesmo leucócitos. Entre o Avô e o neto, o pai e o filho, irmão e irmã, um amor assim raio de sol em noite fria. Em que ver o sorriso do outro é capaz de mudar vidas.


O amor pode ser azul, livre, leve solto, dormir de conchinha, acordar com café na cama, contar piada a luz do luar, rir, bocejar, dormir em qualquer lugar, passear viajar. Amar aquilo que esta perto e amar quando estiver longe, amar após a morte, rezar, orar, querer morrer junto, mas saber que um dia, depois da luz existe o azul lugar para se encontrar de novo, e aos 80 anos a velhinha se deixa levar para lá sem lutar, sem sofrer, buscando um novo encontro.


Os amores violeta, violentos e lentos, astutos, sarcásticos, baladeiro, festeiro, cruel e amoroso, paixão, beijo na boca, amor rebelde, amor cruel, amor maior, amor sem fim, brigas de dia, sexo a noite. “Eta amor louco”, paixão cruel que nunca se esvai.
Amor preto, aquele que não é correspondido nunca, que dói, so fere, só machuca, faz chorar, fecha o tempo, se nega, só diz que não, te maltrata.



E tem ainda os amores multi color...
Esse você pode escrever no comentário...
Como pode o amor ser maior que tudo. E se acaba, se separa, se fica longe, se não existe volta, então ta ai, um amor transparente, que nunca foi visto, mas alguém pensou que viu e sentiu.
Ahhh... o amor...
Ruim com ele...Muito pior sem ele

“Pergunta sem resposta”





“Pergunta sem resposta”


Penso que não pode existir um amor não correspondido. Porque a simples frase "Só se ama uma vez na vida." afirma isso com louvor. Se você ama alguém e não é correspondido não pode ser amor, porque depois de um tempo você ama outra pessoa que te corresponde, e daí sim você pode ver o que é amor de verdade. O amor tem em seu âmago respeito e cumplicidade, se não é correspondido é porque não tem cumplicidade e é isso que move o amor. O amor é tão avassalador porque tem no outro a sua metade, e quando encontrá-lo você saberá e ele também, porque todos procuram ser completos.
Então surge outra pergunta, qual é o sentimento que sentimos quando sabemos que uma pessoa é tudo em nossas vidas, mas ela não nos quer? E todos sabemos o quanto doi, fere e machuca. Saber que você se acha completo por uma peça que não consegue se encaixar.Seria paixão?
Mas então a paixão, não é só o desejo carnal? A posse de um corpo para o prazer? Como ela pode ser assim, tão doída. Como pode não cicatrizar depois de anos?
E se for paixão come que fica, como a paixão existe sem o outro corpo para saciá-la, como ela demora pra ir embora sem ter encontrado o que desejava, porque persiste tanto numa coisa que a olhos vistos, não vai acontecer.
“Então se só se ama uma vez, como pode-se ter o primeiro amor?
Será que somos tão confusos, que o primeiro é o único amor, se não deu certo já era?
O que será que falta ao ser humano para amar e ser amado?
Por que tanta gente sofre por amor?
É perguntas que não tem respostas ou tem?”

Para refletir...
Sentimento é algo mesmo inexplicável, sendo assim..
Sentimento não se explica apenas se sente.

a arte de viver juntos





a arte de viver juntos



Muitas pessoas formam um casalpensando que vão iniciar uma grande brincadeiracujo objetivo maior é o prazer.A experiência mostra que esses que pensam apenasno gozo são os que mais sofrem numa relação.Depois de algum tempo, vêm as insatisfações,as frustrações, as cobranças, a rotina e o tédio.A pessoa se sente como um peixe no anzol:tentou comer a minhocae acabou virando comida de pescador!Quando duas pessoas desejam se unir,devem criar um espaço no qual possamdesenvolver a capacidade de viver a dois,buscar soluções criativas à medidaque os obstáculos aparecem e aprendema desfrutar todas as formas de viver com amor.Após a grande libertação sexual dos anos 60 e 70,ficou fácil para as pessoas se encontrareme terem relacionamentos ocasionais,em que aliviam as tensões,conhecem gente diferentee gozam de momentos agradáveis.Mas, ao mesmo tempo, cada vez mais,elas sofrem com a "ressaca sexual"- aquela sensação de vazio, culpa e insatisfaçãoque acompanha tais relacionamentos.A pessoa acorda de manhã e se pergunta:"Meu Deus, O que estou fazendo nesta cama,ao lado desta pessoa". Já dizia um poeta:"Deitei ao lado de um corpoe acordei à beira de um abismo..."A ressaca sexual aparece toda vez que se cometeuma agressão íntima contra si mesmo e,sem dúvida, é um avisode que precisa ser mais cuidadoso.No passado, muitas pessoas experimentavama "ressaca moral" por ter transgredidouma regra aprendida na infância,como a norma de que se deve ser fiel ao esposoou praticar sexo apenas depois do casamento.Mas hoje, o que nos chama a atençãoé a ressaca sexual, cada vez mais experimentadapor mulheres e homens que tiveram um grandenúmero de relações superficiais e passageiras.Passada a euforia da "liberação sexual",as pessoas estão sentindo faltade relações profundas e sólidas!Estar com alguém plenamente é um caminho decrescimento, um aprendizado de viver a dois;é a possibilidade de vencer o medo da entregae de se conhecer no mais íntimo.Conviver com alguém que amamos é o mesmoque comprar um imenso espelho da alma,no qual cada um dos nossos movimentosé mostrado sem a mínima piedade.Ao mesmo tempo que conhecemos melhor o outro,entramos em contato com nossas insegurançastambém. E aí começa o inferno...Em vez de encarar a verdade e de ver a imagemtemida do verdadeiro eu, tenta-se quebrar o espelho.Como é possível quebrar esse espelho?Há muitas formas, porém as mais freqüentes são:fugir da intimidade, culpar o outro, não assumiras próprias responsabilidades na relaçãodesacreditar o amor.Viver com alguém é uma oportunidade deconhecer o outro, mas também a maior chancede entrar em contato consigo mesmo.Apenas quando conseguimos nos enxergarpor inteiro é que percebemos o medo de nós mesmose nos damos conta de que precisamos evoluirpara nos tornar pessoas melhores.Começamos, então, a nos capacitar para o amor.



Texto do livro:"Amar Pode Dar Certo

terça-feira, 4 de novembro de 2008

SERÁ QUE ESTAMOS MORRENDO LENTAMENTE?




Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos "is" em detrimento de um redemoinho de emoções justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.

Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Morre lentamente... Plabo Neruda


PRECISO SER ASSIM





AMAR O QUE EU SOU,

Amar o que eu sou,
Todo indivisível que constitui o ser e o acontecer do meu corpo, no espaço e no tempo...

Amar as coisas que eu estou fazendo e o modo como eu as faço...

Amar as minhas limitações, como amo as minhas possibilidades...
E nos meus acertos e erros, amar o projeto que vai se transformando em obra no trabalho da construção de mim mesmo.

Amar-me como eu estou aqui e agora, vivendo a vida simplesmente, naturalmente, com o ar que eu respiro, o chão que eu piso, as estrelas que eu sonho...

Às vezes gostar de mim é um desafio, uma prova de fogo que revela se eu realmente me amo, ou apenas finjo amar-me...

Gostar de mim na perda, quando a vida me fecha uma porta, sem nenhum aviso ou explicação...

Gostar de mim quando erro, quando fracasso, quando não dou conta, quando não faço bem feito e ainda encontro quem me critique ou zombe de mim por eu ter sido apenas o que sou: - limitado, vulnerável, imperfeito, humano.

Gostar de mim no fundo do poço, cabeça a mil, coração a zero, e ainda assim ser capaz de ouvir e respeitar as referências do meu próprio corpo como um amigo fiel, atento e carinhoso...

Eu me relaciono com as outras pessoas do mesmo modo como eu me relaciono comigo...
Se eu me amo, não sei te odiar...
Se eu me odeio, não sei te amar...
Se eu me desprezo, não sei te respeitar...
Se eu me respeito, não sei te desprezar...
Como eu te aceitar, se eu me rejeito?
Como eu te rejeitar, se eu me aceito?

Celebro no amor a mim mesmo o nascimento do amor pelo meu próximo!

TEXTO: GERALDO EUSTÁQUIO DE SOUZA

domingo, 24 de agosto de 2008

AS CORES E SUA SEXUALIDADE



EXISTE ALGUMA ASSOCIAÇÃO ENTRE AS CORES E OS PADRÕES SEXUAIS?


As roupas que você usa, suas mobílias de casa ou o carro que você dirige, tudo da pistas da sua personalidade sexual. A chave são as cores que você escolhe para tudo o que você tem ou usa. A maioria das pessoas diz que não têm uma cor favorita, mas dê uma olhada ao seu redor, e você notará um padrão, especialmente em sua roupa, mobília e decoração de casa. A cor predominante é aquela que mais aparece para você. Um grupo de psicólogos explicam a associação entre as cores e os padrões sexuais.

VERMELHO: Eles são despertados facilmente e desfrutam em todos os sentidos do sexo imaginável. Uma vez que a faísca sexual é acesa, pode levar horas para extinguir. Quando dois vermelhos estão juntos, o resultando poderá fazer qualquer um ficar envergonhado. As pessoas da cor vermelha tendem a ser mais agressivas e as cores mais fracas deveriam ficar mais atentas.

AMARELO: Se você tende a gostar do amarelo, seus passeios sexuais são complexos e viram para o adaptável. A cor favorita de homossexuais é amarela. Mas não se assuste com isso, não é por isso que quem gosta do amarelo é gay. Na maioria dos casos ela cederá aos desejos de um parceiro(a) mais forte, de uma maneira passiva. Você nunca desfrutará do sexo ao seu máximo, mas você nunca vai fugir de um convite de alguém que você gosta ou admira.

ROSA: Pessoas que gostam do rosa tem uma certa relutância em amadurecer sexualmente: mulheres tendem a provocar, prometer mais que elas pretendem entregar. Em alguns casos elas ostentam a feminilidade , mas no seu íntimo e secretamente, elas odeiam os homens . Uma grande porcentagem de prostitutas tem o guarda-roupas inteiro em cor-de-rosa. Homens que são cor-de-rosa são galanteadores. Eles são do tipo que marcarão três encontros para a mesma noite e não aparecerá em nenhum.

ROXO: Amantes da cor Roxa freqüentemente se consideram muito sofisticados para uma farra divertida. Mulheres às vezes são do tipo que odeiam que desarrumem seus cabelos . Homens são do tipo que se aproximam como em um negócio na hora de fazer amor . Em ambos os sexos os parceiros roxos se preocupam mais com a sua própria satisfação do que a dos outros..

PRETO: Estas pessoas são os desajustados no mundo do sexo e procuram um ao outro por afinidade. Eles tendem a preferir o sexo pervertido e são normalmente masoquistas ou sádicos em sua natureza. São pessoas mal-humoradas e freqüentemente alcançam o seu máximo quando estão sob tensão ou durante situações difíceis. Psiquiatras da policia dizem que os agressores sexuais preferem esta cor. E não é nenhuma coincidência que o uniforme de muitas gangues adolescentes seja preto.

VERDE: Os que que preferem o verde tem frescor e inocência na aproximação sexual. Mulheres que amam o verde farão amor como se fossem sempre virgens. O homem pode parecer desajeitado, mas muito amável . Amantes verdes são suaves, mas não passionais. Se escolhido como um companheiro ou companheira, você nunca precisará se preocupar com infidelidade.

LARANJA: Amantes desta cor tem inclinação para fantasias sexuais. O ato sexual é considerado como um jogo no qual eles ou elas são a estrela. As preliminares são tão importantes quanto o ato sexual. Eles sussurram doces palavras, as vezes num diálogo sem sentido. As pessoas laranja não experimentam freqüentemente o orgasmo, mas consideram o ato sexual muito bom.

MARROM: Se você gosta de marrom, você é um real tesouro para o companheiro ou companheira certo. Amantes marrons tendem a serem quentes e profundamente sensíveis às necessidades e desejos de seu(a) parceiro(a). Sexo é uma coisa de 24 horas por dia, embora você não diga "eu te amo com muita freqüência ". O aconchego de uma lareira, tomar chuva juntos é uma coisa que fascina muito as pessoas desta cor. Eles precisam de muitos tempo e privacidade para fazer amor. Suas emoções são muito fortes que qualquer palavra mais dura pode terminar a relação.

CINZA: A cor cinza é preferida por pessoas indecisas. Eles não se excitam por nada, nem mesmo pela cor. Homens que preferem o cinza olham o sexo como uma maneira de aliviar as tensões, nada mais , nada menos. As mulheres não fazem amor, elas tem relação sexual por duas razões: ou para agradar seu parceiro ou para ficar grávida. São do tipo que ficam "olhando os detalhes da parede" até o ato chegar ao fim. Quando um cinza se casa com outro cinza, o matrimônio é um céu.

AZUL: Amantes do azul são maravilhosos parceiros sexuais. Eles são os "pecadores", afetuosos e sensíveis às necessidades de seu(a) parceiro(a). Eles consideram o ato de fazer amor uma fina arte e sua aproximação é muito elegante. Homens que amam o azul são como pianistas de um concerto, dedicados e afinados. Mulheres na categoria azul desfrutam o sexo ao máximo. São parceiros excitantes, e sua paixão pode ser comparada a onda das marés, em vez de serem agressivos. Mulheres e homens gostam tanto das preliminares quanto do ato sexual em si.. Num casamento uma pessoa azul é uma companheira maravilhosa, nunca buscando outros interesses fora do relacionamento.

BRANCO: Se a pessoa gosta do branco, o sexo parece freqüentemente sujo. Estas pessoas são puritanas por natureza. Sexo oral é obsceno, e fazer amor a luz do dia, nem pensar. Mulheres que gostam do banco só tiram a roupa debaixo das cobertas. Homens tem que tomar banho antes e depois do ato sexual. São pessoas que ainda usam apelidos para seus órgãos genitais.

SIGNO E SEXUALIDADE



O SIGNO E SUA SEXUALIDADE


Saiba um pouco mais sobre como o seu signo pode influenciar na sua vida sexual.
E ainda: aprenda como lidar com seu (sua) parceiro (a) de acordo com as dicas do zodíaco.

ÁRIES - Gostam de um clima de paixão. Dão muito mais importância a conquista que ao ato em si. Enfrenta todos os obstáculos quando está interessado em alguém, mas sua impaciência pode tornar um conquista difícil desinteressante.
Como todo ariano tem uma criança viva dentro dele, a repetição o cansa. Sua sexualidade é direta e extremamente franca.
PONTO FRACO - massagem na nuca o faz esquecer do mundo.
Adoram aventura e romantismo. Preferem paixões arrebatadoras a namoros regrados. Como toda mulher, gosta de preliminares ; mas as mais simples. Gosta também de lugares diferentes e formas inéditas.
Sua sexualidade é franca e descomplicada, mas se fragiliza ao perceber o desinteresse do parceiro.
PONTO FRACO - presentes generosos criam um clima de sensualidade

TOURO - Muito refinado, o homem de touro aprecia beleza e calma. Devido a sua persistência, não se perturba com "mulheres difíceis". Fará tudo o que estiver ao seu alcance para satisfazê-la. É considerado um parceiro ideal, já que não tem pressa na hora do sexo e faz mil carinhos.
PONTO FRACO - perfumes, tecidos que agradam o toque e um jantar caprichado.
Pode ser considerada a mulher mais sensual do zodíaco. Prefere um parceiro fixo com quem pode explorar toda a sua sexualidade. Ciumenta, quando percebe competição pode se tornar insegura.
PONTO FRACO - um bom jantar também pode conquistá-la, além de uma ótima massagem.

GÊMEOS - O geminiano usa todos os sentidos para a conquista. Olhar, toque e fala o torna irresistível. Fica mais confortável em um ambiente descontraído e leve, em que possa conversar. Não gosta de pressões sentimentais.
PONTO FRACO - não resiste a um visual caprichado e muita criatividade
Prefere um bom papo a cantadas batidas. Para conquistar a geminiana é preciso sempre inovar pois o tédio chega fácil para ela. Gosta de sexo em locais inusitados que não firam seu pudor.
PONTO FRACO - locais que possam fazê-la esquecer de tudo.

CÂNCER - Sentimental, não acredita em investidas ousadas. Não gosta de cenas públicas, pois adora preservar sua intimidade. Gosta também de um clima de mistério e, às vezes, pode parecer frio e distante.
PONTO FRACO - comidas picantes, cafuné e um ambiente reservado fazem o canceriano fazer loucuras.
Romântica, a canceriana só se entrega de corpo e alma quando se sente segura. A distância emocional é fator de desinteresse sexual para ela. Gosta de homens discretos, bem-educados e controlados. Depois que ela se entrega, a canceriana é considerada uma das amantes mais dedicadas do zodíaco.
PONTO FRACO - perfumes e flores ajudam a conquistá-la.

LEÃO - O leonino adora capricho e sonha em viver uma paixão de entrega total. Adora mulheres com classe, boa aparência, desenvoltura e sexualidade sem preconceitos.
Sua sexualidade é forte, simples e resistente.
PONTO FRACO - Dê atenção total a ele e faça-o sentir-se como um rei.
Preza a liberdade, mas é possessiva com seu amante. A leonina gosta de se sentir rainha. É dona de uma sexualidade extrovertida e exigente, e recompensa muito bem quem sabe ressaltar seus atrativos.
PONTO FRACO - elogios e presentes caros têm um enorme poder afrodisíaco para ela.

VIRGEM - Virginianos são famosos por esconder suas emoções. Sensual por natureza, ele tem uma capacidade enorme de dar prazer a sua companheira. Não gosta do jogo da conquista quando se sente inseguro e nervoso.
PONTO FRACO - adora aparência recatada, boas roupas, bons perfumes e comida bem feita.
Uma das mais requintadas do zodíaco, a virgianiana prefere o certo e o conhecido a paixões inesperadas. Mesmo sem muita criatividade na hora do sexo, a mulher de virgem não gosta de repetição. Prática, recatada e sensual, sabe usar as mãos e não faz segredo disso.
PONTO FRACO - como a atividade mental é seu forte, um bom papo a faz pegar fogo.

LIBRA - Louva a beleza e o sexo e seduz com muito requinte. Gosta de compartilhar as coisas boas da vida com quem entende seu jeito de ser. Não gosta de mulheres que apelam para recursos grosseiros. Não gosta de dramas emocionais.
PONTO FRACO - se derrete com uma boa-educação e boa apresentação.
De natureza delicada e frágil, a libriana precisa de muito contato visual. Se deixa seduzir facilmente por quem aprecie seus pontos de vista. Não acha adequado se expor em ambientes públicos.
PONTO FRACO - na hora do sexo, gosta de carinho especial nas pernas e tornozelos.

ESCORPIÃO - Audacioso e controlado, o escorpiano é o amante que todas as mulheres desejam. Mas, ao menor sinal de desonestidade e distanciamento emocional, ele se fecha e esfria. Dominador, ele quer exclusividade e é muito ciumento.
PONTO FRACO - um clima de mistério e perigo atiça seu desejo.
Mais apaixonada do que romântica, a mulher de Escorpião só se liga em alguém quando percebe identidade emocional. Ela sabe bem como satisfazer seu parceiro. Não gosta de muita novidade, mas de qualidade e intensidade.
PONTO FRACO - adora sentir-se comprometida.

SAGITÁRIO - Não é apenas mito as duas metades do sagitariano. Ele é parte homem civilizado e refinado, parte animal. Isso mostra bem como ele lida com sua sexualidade. Ele preza a liberdade e, muito curioso, adora descobrir ao lado da parceira o lado divertido, leve e aventureiro do sexo.
PONTO FRACO - uma noite ao ar livre, numa floresta com cachoeira.
Seu espírito esportivo se sobressai até na hora do sexo. Detesta relacionamentos absorventes e tem uma sexualidade forte e descomplicada. Gosta de explorar as mil formas da arte do amor.
PONTO FRACO - capriche nos carinhos nas pernas e coxas...

CAPRICÓRNIO - o capricorniano surpreende na hora da sedução àqueles que esperam um homem controlado, remoto e ocupadíssimo. Mas é verdade que ele se controla, pois teme a força avassaladora das emoções. Para conquistá-lo, vá devagar e sempre. Para satisfazê-lo, é preciso de tempo.
PONTO FRACO - adora lingerie fina, música, intimidade e muito carinho físico.
A mulher de capricórnio adora homens vitoriosos, independentes, mas que saibam se controlar. Não gosta de infantilidade na hora do sexo e se desinteressa pelos inexperientes ou afoitos. Para ela, cheiro e pele são fundamentais.
PONTO FRACO - os joelhos merecem destaque, assim como nuca e massagens relaxantes.

AQUÁRIO - O aquariano adora uma boa conversa e troca de idéias. O contato físico acontecerá depois. Sua sexualidade é um tanto arredia e nervosa. Ele precisa relaxar ; por isso, drama e da complexidade afetiva não são assuntos que o agradem.
PONTO FRACO - aposte na ousadia, na variedade e na mudança
A aquariana é uma mulher difícil de agradar. Adora comandar a transa, para se sentir a mais livre possível.
PONTO FRACO - converse bastante e troque idéias sobre os mais variados temas.

PEIXES - Romântico e compassivo, ele é inclinado a fantasiar o sexo. Por isso, é preciso muita imaginação para que ele ache algum mistério interessante em você. Adora o ritmo corporal e a música e a dança fará com que ele se inspire para o sexo.
PONTO FRACO - muitas massagens nos pés e atenção especial à barriga.
A mais feminina, romântica e fatal de todo o zodíaco. É a maior representante da mulher sensível e emotiva. Talvez seja a mulher mais misteriosa de todo o zodíaco.
PONTO FRACO - flores, música, ambientes bucólicos e românticos com muita tranqüilidade e uma dose de aventura a fazem sonhar.

COMO FAZER UMA MULHER FELIZ....



FAZER UMA MULHER FELIZ É MUITO FÁCIL! SÓ É NECESSÁRIO SER:

01) Amigo
02) Companheiro0

3) Amante0

4) Irmão

05) Pai

06) Chefe

07) Educador

08) Cozinheiro

09) Mecânico

10) Canalizador

11) Decorador de Interiores

12) Estilista
13) Eletricista
14) Sexólogo

15) Ginecologista
16) Psicólogo

17) Psiquiatra

18) Terapeuta

19) Audaz

20) Simpático

21) Esportista

22) Carinhoso

23) Atento

24) Cavalheiro

25) Inteligente

26) Imaginativo
27) Criativo
27) Criativo

28) Doce
29) Forte

30) Compreensivo
31) Tolerante

32) Prudente

33) Ambicioso

34) Capaz

35) Valente

36) Decidido

37) Confiável

38) Respeitador

39) Apaixonado

40) Sensível



E É MUITO IMPORTANTE AINDA, NÃO ESQUECER AS DATAS:

Aniversário
Noivado
Casamento
Formatura
Menstruação
Data do primeiro beijo.
Ciente?

COMO GANHAR PONTOS COM A MULHER:

Tarefas simples:
Você faz a cama (+1)

Você deixa a tampa do vaso levantada (-5)

Você troca o papel higiênico que acabou (+2)

Você vai ao mercado só pra comprar papel higiênico (+5)

Na chuva (+8)

Mas retorna com cerveja (-15)

Você levanta de noite, pois ela ouviu um barulho estranho (0)

(Obs: quando a pontuação é 0, significa que você não está fazendo mais que sua obrigação).

Você levanta de noite, mas o barulho não foi nada (0)

Você levanta de noite e o barulho era de um rato (+5)

Você mata o rato (+10)

Social:

Você fica ao lado dela a festa inteira (0)

Você vai beber ao lado dos amigos (-2)

Entre os amigos está uma mulher chamada Fernandinha (-4)

Fernandinha é loira e magra (-16)

Fernandinha o conhece (-180)

O aniversário dela

Você a leva para jantar fora (0)

Leva para jantar fora e não é o restaurante de sempre (+1)

É o restaurante de sempre (-2)

É um boteco(-3)

É um boteco e a TV está mostrando futebol (-10)

Passeios com amigos:

Você sai com um amigo (-5)

O amigo é solteiro (-14)

O amigo é cheio de namoradas (-27)

O amigo dirige um conversível (-180)

A Fernandinha vai junto!!! (-500)

Uma noite fora
Você a leva para o cinema (+2)

Para ver um filme que ela gosta (+4)

Para ver um filme que ela gosta e você odeia (+6)

Você a leva para ver um filme que você gosta (-2)

O filme se chama 'O massacre da serra elétrica III' (-13)

Você mentiu e disse que seria um filme francês de amor (-135)

Na saída do cinema você encontra a Fernandinha e ela faz aquela" cena:"Queriiiiiiiidooooo, há quanto tempo!!!" (-750)

Grandes questões
Ela pergunta 'Eu estou gorda?' (-1)

(é, você perde um ponto de qualquer jeito!)Você pensa antes de responder (-10)

Você diz que não (-3 5)

Você diz que gosta dela mesmo que ela esteja gorda (-280)

Você faz comentários a respeito do corpo da Fernandinha (-450)

Comunicação (ela quer contar algo)Você ouve com uma expressão atenta (0)

Você ouve por mais que 30 minutos (+5)

Ouve por mais de 30 minutos s/ olhar para a TV (+10)

Ela percebe que você está dormindo de olhos abertos (-320)

Você balbucia o nome da sua querida amiga "Fe...Fernandinha", enquanto está dormindo de olhos abertos “tudo acabado rsrsrsrsr (-1.000.000 + divórcio e pensão pro resto da vida).

VOCÊ PERCEBEU QUE AGRADAR UMA MULHER NÃO É TAREFA TÃO DIFÍCIL ASSIM.BASTA UM POUCO DE BOA VONTADE.ENTENDEU???

Fonte:Desconheço o autor

sábado, 16 de agosto de 2008

ZONAS ERÓGENAS

ZONAS ERÓGENAS, O ESTÍMULO À EXCITAÇÃO TOTAL.

Zona erógena é qualquer parte do corpo que se pode ter uma excitação sexual. Estas áreas vão desde os órgãos genitais (vulva, pênis) quanto no restante do corpo que podem sentir sensações diferentes quando estimuladas através do beijo ou da carícia. Entre as áreas erógena, se destacam as que possuem ligações nervosas, mas nem todas as áreas erógena, possuem estas terminações. As zonas erógena são áreas muito particulares de cada pessoa, o que para um pode ser uma zona de excitação, outro pode não sentir sensação alguma.

É por este motivo que algumas pessoas se excitam com beijos na orelha, pescoço, etc. Enquanto outras pessoas não sentem absolutamente nada nestas regiões.

VÃO AÍ AS ÁREAS QUE SÃO MAIS FREQÜENTEMENTE CONSIDERADAS COMO PONTOS ERÓGENOS E A MELHOR FORMA DE ESTIMULAR A EXCITAÇÃO NESTES PONTOS:

SEIOS
Acariciar as mamas levemente ou de maneira mais enérgica, até mesmo a sucção, pode dar prazer tanto a mulher quanto ao homem. Muitas pessoas podem chegar ao orgasmo sendo estimuladas nesse órgão. Para a mulher, o volume dos seios não interfere na sensibilidade aos estímulos sexuais. Homens fazem do seio uma das únicas áreas de estimulação durante a transa. Os mamilos masculinos, quando bem estimulados também geram grandes sensações.

BUMBUM
As passadas de mão e beijos nas nádegas, são altamente excitantes, tanto para homens quanto para mulheres. As mulheres se excitam com mais facilidade nesta região e os homens se sentem excitados estimulando esta parte do corpo da mulher, principalmente por ser uma paixão nacional.

PESCOÇO
Por ligar a cabeça ao resto do corpo, o pescoço contém diversas terminações nervosas. Carícias em toda essa região podem ser altamente excitantes. A nuca, inclusive, é uma das partes mais estimuláveis, pois é um ponto de relaxamento do corpo e quando acariciada da maneira correta pode provocar ótimas sensações. Abuse nos beijos neste local, principalmente se seu parceiro sentir excitação. Está área é considerada erógena tanto em homens quanto em mulheres.

ORELHA
O famoso beijinho ao pé do ouvido, é de excitar muita gente. Toda a orelha pode ser considerada uma zona erógena. Mas a parte de trás, em especial, pois passa um ligamento chamado de "linha quente". A orelha é mais sensível na mulher que no homem. No começo de relacionamento, essa é uma região muito explorada por ser bem acessível. Algumas vezes, depois que a intimidade maior surge, a orelha é um pouco esquecida. Deveria ser diferente, pois ela, é uma ótima carícia para ser usada durante a transa.

UMBIGO
O umbigo permite uma série de sensações sexuais. Pode receber o dedo, a língua, o dedão e dar grande prazer. Beijos nesta região são altamente excitantes... Bem mais do que as carícias. O grau de excitação aumenta, quando você se aproxima mais dos genitais.

AXILAS
Em algumas culturas, as axilas são zonas erógenas, principalmente, quando não estão raspadas.

COXA
A coxa já é uma região sensível. A parte interna então, devido a proximidade com os genitais, quando acariciada levemente, mistura fantasia e desejo de que essa sensação não acabe. Deve ser uma região bastante explorada antes de chegar aos genitais.

PARTE INTERNA DO BRAÇO
Carícias leves na região interna do braço são muito agradáveis e pode ser considerada uma demonstração de carinho e ternura ao iniciar uma relação sexual. Não costuma ser utilizada depois de um tempo de relacionamento e também não é considerada uma zona de alta excitação.

PÉS

Para muitos, os pés são muito excitantes sexualmente. Por ser uma área de fetiche para vários homens, pode ser bastante usada. As cócegas nas plantas dos pés podem ser extremamente prazerosas para alguns e desgastantes para outros.

PONTO G MASCULINO

PONTO G MASCULINO! ISSO EXISTE MESMO?

Assim como as mulheres, os homens também possuem um Ponto G, chamado assim, pois foi um médico chamado Grafenberg quem o descobriu. Este ponto da anatomia masculina é considerado o local onde o homem sente mais prazer durante a relação sexual.
O Ponto G masculino se localiza, conforme especialistas, na próstata, que fica abaixo da bexiga e atrás dos testículos. Quando o homem está excitado, um músculo que se chama pubococcígeo (um músculo que prende-se ao púbis e circunda órgãos como a bexiga, a uretra e o reto, sustentando-os), chamado por muitos de "músculo do amor", aperta a próstata. Esta pressão na próstata é que é a responsável pela sensação de prazer.
O Ponto G está localizado dentro do corpo do homem, e que, quando massageado corretamente, permite uma sensação de prazer maior do que o de costume para aquele homem e também prolonga o orgasmo. A massagem pode ser realizada na região que fica logo após o saco escrotal, antes do ânus, porém, o toque através do ânus é considerado mais eficaz. Este toque acontece durante a relação sexual, normalmente ligado ao sexo oral.
Mas não são todos os homens que se permitem este toque. A maioria ainda não aceita sequer que se chegue perto de seu ânus, quem dirá penetrá-lo. Também as mulheres ainda não estão preparadas para a estimulação do ânus de seus parceiros, pensando, muitas vezes, que homens com este tipo de desejo pode ter tendências homossexuais.
Entre a polêmica e o prazer, a maioria dos casais prefere não arriscar, até por que é preciso que haja muita intimidade entre homem e mulher para que se possa propor qualquer tipo de experimentação durante o ato sexual. Sem isso, corre-se o risco de um ultrapassar as barreiras da compreensão do outro.
Mesmo que cada vez mais as pessoas estejam experimentando coisas novas no sexo, muito ainda precisa ser conversado entre os parceiros, para que não haja nenhum mal entendido. Quando um dos parceiros não aceita determinada proposta na hora da relação sexual, é importante que se saiba ouvir e respeitar, para que o respeito entre o casal continue.
O ponto G masculino existe sim, e pode ser estimulado para que o homem sinta mais prazer. Se houver insegurança de como e onde tocar, vale lembrar que não é somente neste ponto que ele sente prazer, mas também com a estimulação de outros pontos de seu corpo, como a nuca, os mamilos, o pênis, o saco escrotal, a virilha, suas pernas, as costas, entre tantos outros. É importante lembrar também que provavelmente a primeira tentativa não seja tão bem-sucedida, pois se for estimulado pela mulher, o homem pode não sentir diferença nenhuma. Com o tempo e maior conhecimento do que se está fazendo, o sucesso tende a aumentar.
Por fim, no sexo é sempre bom experimentar o que se tem curiosidade. Se num primeiro momento forem encontradas resistências, pode-se tentar em outro momento. Respeitar-se e respeitar os limites do outro também é importante, mas procurando realizar o que se deseja, na medida do possível.

FONTE: Anne Griza


AUTOCONHECIMENTO DA SEXUALIDADE FEMININA

CORPO FEMININO: AUTOCONHECIMENTO DA SEXUALIDADE FEMININA


Parece-me importante fazer uma pequena excursão pelo corpo feminino, visto que é significativo o número de mulheres que desconhecem a anatomia de seus órgãos sexuais, levando a considerações distorcidas sobre a realidade dos mesmos.
Começamos a viagem pela mama, que embora não seja um órgão sexual, tem grande importância na sexualidade feminina pois esta associado a vaidade e a feminilidade da mulher bem como na sua auto-estima.
A glândula mamária esta localizada no tórax, em número de duas, sendo normal apresentar-se com discreta diferença de tamanho entre si. È formada por tecido glandular, o qual é responsável pela produção de leite no período grávido-puerperal, mediante um aumento do hormônio chamado Prolactina.
Na parte central do corpo mamário encontra-se o complexo aréolo- mamilar formado pela aréola a qual apresenta-se de coloração freqüentemente mais escura e pelo mamilo que recebe os ductos lactíferos provenientes do sistema glandular. È o mamilo um órgão eréctil altamente responsivo ao estimulo sexual, mas também ao frio, toque ou pressão.
Chegando a vulva, esta é formada pelos grandes e pequenos lábios, os quais possuem forma e tamanhos variados. No vestíbulo vulvar, encontramos o clitóris que é o principal órgão do prazer feminino. O clitóris é um órgão cilíndrico, erétil e retrátil, recoberto pelo prepúcio, sendo o análogo do pênis masculino. È dotado de intensa inervação sendo por isso muito sensível a estímulos tácteis. Durante o período de excitação, o clitóris torna-se ereto sendo facilmente visualizado na parte superior do vestíbulo vulvar, na confluência dos grandes e pequenos lábios, sendo novamente retraído a medida que se aproxima o orgasmo e durante o mesmo, quando vota a esconder-se atrás do prepúcio. Logo abaixo, encontra-se o meato uretral, ou seja, o orificio de saída da uretra. Vale dizer que embora o término do aparelho urinário esteja na região genital, este funciona independentemente , com funções próprias e distintas em nada tendo a ver com o sistema genital propriamente dito a não ser pela proximidade anatômica de algumas estruturas.
A vagina é um órgão com luz virtual, elástico e com profundidade variável. È na região superior da vagina, em algum lugar do terço distal que localiza-se o tão famoso ponto G, por vezes muito procurado e não tão facilmente encontrado. Por ser um órgão dotado de grande complacência, é capaz de acomodar pênis de diversos tamanhos e espessuras, exceto aqueles dotados de grande comprimento e que fogem das mensurações ditas normais. No final da vagina encontra-se o colo uterino, de grande importância pela facilidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer, através do exame de Papanicolao. É importante salientar que o pênis não ultrapassa o final da vagina sendo aí, em um lugar denominado de fundo de saco vaginal, que o sêmen é depositado após a ejaculação.
O colo uterino prolonga-se para dentro da cavidade pélvica onde encontramos o corpo uterino de forma semelhante a uma pêra. De cada lado do útero, superiormente, numa região chamada cornual, encontramos uma estrutura tubular; as trompas uterinas; que são responsáveis pela locomoção dos espermatozóides e do óvulo para a fecundação. Aliás, é nas trompas em que ocorre a fecundação e não no útero como muitos pensam.
Logo abaixo das trompas estão os ovários, um de cada lado, que são responsáveis pela produção dos óvulos e de hormônios, como os estrógenos e a progesterona, que regem o ciclo menstrual e que dão as características sexuais da mulher.
Com esta passagem breve e sem pormenores da anatomia feminina, espero ter contribuído para que mulheres e homens possam ter um mínimo de conhecimento a respeito do corpo feminino, condição por vezes indispensável para derrubar mitos e para a manutenção de uma vida saudável.

FONTE: Darci L. D. Janarelli.


ALGUM PROBLEMA?

Resolvendo problemas


Num mosteiro havia o grande Mestre e o Guardião. O Guardião morreu e foi preciso substituí-lo. O grande Mestre reuniu todos os irmãos para fazerem a nova indicação.
Assumiria o posto o monge que conseguisse resolver, primeiro, o problema a ser apresentado naquele momento.
Então o Grande Mestre colocou um banquinho no centro da sala e, em cima, um vaso de porcelana raríssimo, com uma belíssima rosa amarela a enfeitá-lo. Disse apenas: “Aqui está o problema!”
Todos ficaram olhando a cena. O vaso lindíssimo, de valor extraordinário, a flor maravilhosa no centro! O que representam? O que fazer? Qual será o enigma?
Nesse momento, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e “zapt”. Destruiu tudo com um só golpe.
Tão logo o discípulo retornou ao seu lugar, o Grande Mestre disse: “Você é o novo Guardião... Não importa que o problema seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado”

Um problema é um problema, mesmo que seja uma mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que acabou. Se o amor acabou, por mais lindo que tenha sido, se não tem mais espaço, precisa ser eliminado.
A indecisão é a própria sustentação do problema. Quando decidimos o que está pendente, acabou-se o problema.
Para viver um grande amor, é importante perceber que os problemas surgirão e que ficar dando desculpas não irá ajudar. Sim, porque uma das piores maneiras de tratar um problema é ficar arrumando justificativas para sua existência, em vez de enfrentá-lo e resolvê-lo.



sexta-feira, 8 de agosto de 2008

REFLEXÕES SOBRE A PAIXÃO



FISIOLOGIA DA PAIXÃO


Quando você encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração deixar de funcionar por alguns segundos.
Preste atenção...

Pode tratar-se da pessoa mais importante da sua vida

Se seus olhares se cruzarem e, nesse momento, existir o mesmo brilho intenso entre eles, fique atento...

Pode ser a pessoa que estava esperando desde o minuto em que você nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonado, e seus olhos se encherem de lágrimas nesse momento...
Perceba...

Existe algo mágico entre vocês.


Se o primeiro e o último pensamento de seu dia for essa pessoa, se o desejo de estarem juntos chegar a apertar seu coração...
Agradece...

Do céu enviaram-lhe um presente divino: o Amor.


Se um dia tiver que pedir perdão um ao outro,
por algum motivo, e em troca receber um abraço, um sorriso, um carinho em seus cabelos e os gestos valerem mais do que mil palavras...
Entregue-se:

Vocês foram feitos um para o outro.


Se por algum motivo estiver triste, se a vida der-lhe um golpe e a outra pessoa sofrer
seu sofrimento, chore suas lágrimas e enxugue-as com ternura...
Que coisa mais maravilhosa:

Poder contar com ela em qualquer minuto da sua vida.


Se consegue com seu pensamento sentir por inteiro a essa pessoa como se estivesse a seu lado...
Se pensa que ela é linda mesmo estando com um pijama velho e com cabelos emaranhados...
Se não consegue trabalhar bem todo o dia, ansioso pelo encontro marcado para esta noite...
Se não pode imaginar, de maneira alguma, seu futuro sem essa pessoa a seu lado...
Se tem a certeza de que verá essa pessoa envelhecer a seu lado, e ainda assim, tem a convicção de que vai continuar estando louco por ela...
Se prefere fechar os olhos, antes de ver sua partida:

É o Amor que chegou em sua vida.

As pessoas se enamoram muitas vezes na vida, mas poucas são as que amam e encontram o Amor verdadeiro...
Às vezes encontram, mas por não prestarem atenção aos sinais,
deixam passar o Amor, sem deixá-lo viver verdadeiramente

Ame muito.....muitísimo....... e beije quem você gosta quando ler este artigo, mesmo que seja em pensamento.

Nossssssssssssaaaaa como é bom ser beijado por você através do pensamento…

Não deixe que as loucuras do seu dia a dia deixem você cego para viver a melhor coisa da sua vida...
O AMOR

Abraços do amigo Eduardo.


PRECISAMOS CRESCER NO AMOR...

Vamos Cresce no amor!

Conta uma lenda que havia, no fundo de um lamaçal, uma comunidade de larvas. Periodicamente uma delas era tomada pelo impulso de subir à tona e desaparecia. Todas ficavam muito intrigadas com o fato. Um dia, algumas lavras, que eram muito amigas, fizeram o pacto de que a primeira que subisse voltaria para contar o que havia lá em cima. Teria de retornar até onde estavam as outras para contar o que havia ocorrido fora do lamaçal. Chegou, então, a hora em uma delas foi possuída pelo desejo de ir à tona e assim o fez. Enquanto ia se distanciando, ouvia as amigas gritarem: “você tem de voltar, não se esqueça”. Mas, ao chegar à superfície, a larva se transformou em crisálida e não pôde voltar, porque não poderia retornar ao estado de larva. A transformação de larva em crisálida tornou insustentável a promessa de retorno que ela fizera às amigas.


Crescer no amor é saber voltar atrás em uma decisão de separação, ao perceber que se está abandonando o grande amor de sua vida. Há momentos em que a sensação é a de que “acabou”, “não da mais”, “quero ficar livre” e um dos parceiros se decide pela separação. Tempos depois, o casal pode se reencontrar, e esse parceiro, ao sentir que a pessoa mudou e que ele a perdeu por tê-la abandonado num momento de confusão ou de aventura mais excitante, volta a sentir aquela sensação, outrora vivida, de querer estar mais perto dela. O rosto que lhe fora indiferente por tanto tempo torna-se especial outra vez, a voz, única, a ausência é sentida e a presença traz nova alegria. Tudo passa a comover outra vez, e quem abandonou se permite o humilde ato de pedir perdão; o abandonado, se ainda estiver amado, deixa o ressentimento de lado, e juntos reconstroem um caminho interrompido.
Cresce no amor também significa abandonar alguém quando definitivamente não existe possibilidade de se estar com essa pessoa numa relação saudável. Às vezes, processam-se mudanças que tornam uma relação insustentável. Procurar reformar uma relação morta é mesmo que tentar reviver ou ressuscitar um cadáver.

FONTE: AMAR PODE DA CERTO

Arquivo do blog

COMENTÁRIOS - PITACOS - SUGESTÕES - ELOGIOS

Vejam o que os visitantes dizem do educar para humanidade.


Noosssaaa... o seu blog e um espetáculo Edu. Ou melhor vc e isso tudo. Um grande beijo de quem gosta muito de você.
Patrícia

Adorei esse blog, parabéns,contém muitas dicas úteis e interessantes. Que Deus te abençoe e q vc possa a vir dar mais dicas . Fica com Deus! O seu blog ....é show.
Julianne


Este Site é ótimo,e acredito que estas postagem ajudará , vários casamentos, parabéns pela iniciativa.
Carlos Alberto

Imagina que quando uma amiga me falou de você edu confesso que não acreditei. Será que ainda existem homem assim? Perguntei. Mas Quando vi você pela primeira vez fiquei encantada com o seu jeito de ser, te achei uma pessoa muito,muito, muito, maravilhosa, amiga, verdadeira, prestativa, séria... Quando eu conheci fiquei encantada com sua beleza, personalidade, caráter...Admiro demais você, na verdade me considero Sua fã número 1... Adoro ler seus textos aqui no blog. Assistir suas palestras um show de informação.
Hoje tenho certeza que és é uma pessoa muito especial pra mim pois ajudou e me ajuda muitoé um amor de pessoa ...você pode contar comigo pro que der e vier estou sempre disponível pra você viu meu lindo...Você é uma pessoa da minha extrema confiança Da sua eterna Amiga que te ama muito e te quer muito bem com carinho, amor e saúde bjos......
Priscila


Esse site esta de parabéns adorei tudo que vi por aki@!!! tudo de bom.
Anônimo

Poxa, ta bem legal seu texto, parabens.
Fernanda


Essas dicas eram o que eu precisava para tirar uma duvidazinha. Obrigado ao blog que eh um espetáculo.
Juliani


Eu acabei de ler sua mensagem sobre como manter um relacionamento e tem muitas coisas que estão acontecendo comigo, obrigado pelo blog e as dicas que vão me ajudar com certeza.
Ana

Eduardo pessoas como você, ajuda a escrever a historia da vida com muito mais amor, carinho e humildade, que bom que você existi... parabens pelo seu blog. Sempre vou admirá-lo... Que Deus te abençoe sempre.
Josi


Esse blog é realmente muito completo, tudo o que eu preciso tem aqui, só queria saber como fazer boas preliminares, rs. Mas tudo o que eu imagino tem aqui, é um site perfeito. Parabéns!
Adriana

Eduardo quando te vi pela primeira vez tive a certeza de ter encontrado uma pessoa especial, com a alma serena e doce ao mesmo tempo. Você é um ser iluminado por Deus e com uma missão muito especial. Gosto de estar com você de poder compartilhar meus "segredos" contigo e dividir minhas "angustias" principalmente pelo blog.
Lembre que você sempre poderá contar comigo a todo instante que precisar...pois estarei sempre aqui para te falar o quanto você é especial pra mim!!!!!!!!milhões de beijos carinhosos pra vc viu meu lindo!!!!!!
Josenilda

Como sempre Edu, uma ótima postagem. Fico feliz em saber do seu esforço em ajudar a humanidade escrevendo coisas significante aqui no blog,. Beijos com afeto.
Lindomar



Oi Eduardo, que blog massa, parabéns lindo, me visita se puder tá? , agradeço. Um grande abraço,
Erika.


Nossa, amei seu blog Eduardo, pricipalmente as postagem sobre os inimigos e amigos do orgasmo, quantas informações interessantes. Parabéns.
Karla luane


Estou adorando visitar seu blog! Parabéns pelo blog e pelos resultados já conquistados, isso que você faz é muito importante! Abraços.
Viviane


Parabéns pela criatividade e mais ainda pela continuidade dos textos sobre relacionamentos. Parabéns!
Junior


Ola. Ótimo seu blog. Adorei o post parabéns. A minha namorada é enfermeira e adorou suas palestra, abraços.
Joel santos

Ei Edu! Gostei muito do que escreve e como escreve. Gostaria de trocar figurinhas comigo?
Pedro


Eduardo Gostaria de acompanhar seu blog, é muito bacana seus texto. Me ajuda sou pouco leigo.
André


Muito bom o seu blog...Provavelmente eu deva voltar por aqui mais vezes, sucesso eduardo.
Anônimo


O blog é excelente e a escritor inteligente na medida certa. Parabéns pelo seu trabalho.
Elza


Eduardo Indiquei seu blog a vários amigos, é tão bom achar um Blog que nos descontrai ao mesmo tempo nos sinalizem coisas boas assim.
Márcia lima


Eduardo, querido... seu blog é realmente demais. Demais! Correto, comunicativo, educacional, sensível, genial! to muito orgulhosa de vc ter postado um texto de minha autoria aqui, valeu!
Patrícia

Eduardo o texto e as perguntas foram bem elaboradas e respondidas, mostrando claramente os problemas sexuais, bem como os caminhos para iniciar um tratamento. Atualmente se faz muito necessário este tema tendo em vista o alto índice de apelo sexual passado pelas mídias para as pessoas. Parabéns.
Anônimo


Meu querido Eduardo, parabéns pelo post esclarecedor, aliás tudo o que você escreve é de muita qualidade.parabéns.
Augusto


Eduardo, você fala desse tema de maneira tão natural, que nos dá a exata dimensão do assunto que estás tratando. Parabéns.Gosto muito de seu blog.Abraços
Walter


Muito bom esse pequeno artigo esta de parabéns colega.
Anônimo


Olá Eduardo seus artigos são muito bons, gosto principalmente da maneira franca como você escreve. As dicas estão perfeita, agora é ler e praticar. Abraços e bom fds.
Pedro Paulo


Um elogio curto e sincero: UAU! OTIMO! PERFEITO!
Anônimo


Adorei as perguntas! Amei todas as respostas! Foi perfeito me ajudou a entender o que esta acontecendo comigo, obrigado edu.
Anônimo

Excelente artigo. Alto padrão como sempre, parabéns eduardo!
Anônimo


Didático com sempre. Nunca usando de pornografia. Esse é o educar para humanidade.adoro acompanhar suas postagens.
Amadinha


Oi edu!! Boa noite !!! passando para conferir as ultimas postagem do blog... como sempre parabéns vc é tudo de bom!!!
Natalia


Ótimo conteúdo Eduardo, os temas escolhido é de muito bom gosto!!! parabéns pelo blog!!!
Gustavo

Gostei bastante do texto, não conhecia o seu blog, é excelente!
Marcos

Parabéns eduardo ! Seus posts são sempre atuais, instrutivos e com extrema qualidade e bom gosto na escolha dos temas e sua inteligente maneira de abordá-los. É com muito gosto que leio sempre seu blog. Abraços !!!
Eliane Almeida


Oi Edu, Autoconhecimento da sexualidade feminina, Que texto excelente, todos os homens devem ler isso, com certeza.abraços, valeu .
Anônimo

Puxa!educar para humanidade. Isso que é um belo manual! Adorei o seu blog. Sempre que passo por aqui aprendo mais e mais... Continue esse trabalho excelente. Parabéns pelo artigo, nota 10. Bjo
Leila Cristina







Ciclo de Palestras e Seminários nas áreas de Educação e Saúde para 2015



TEMAS EM EDUCAÇÃO
Avaliação da aprendizagem no século XXI.
O papel do professor: Transformando informação em conhecimento.
As muitas faces da profissão Docente.
Alfabetização e Letramento: os desafios contemporâneos.
Oralidade e Escrita: Dificuldade de ensino-apredizagem na alfabetização.
A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
O Brincar e a Matemática
A proposta dos PCNS e sua relevância na formação dos cidadãos.
Um dialogo entre a psicopedagogia e a educação.
Direitos e Deveres da Criança.
Autoridade e Autoritarismo na Sala de Aula:Repensando a relação professor-aluno
Violência em casa: reflexo na escola. Como disciplinar sem bater?
Como trabalhar as relações humanas para prevenir a violência contra criança no ambiente familiar / escolar.
Família e Escola: educar é uma tarefa de todos.
Ética e Cidadania.

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO ESCOLAR

A Síndrome de Burnout : Como vai a Saúde do professor na Educação Infantil ?
Saúde Bucal (escovação e higiene).
Higiene e Saúde do escolar.
Alimentação: A obesidade e os transtornos alimentares.
Saúde e meio ambiente.
A importância do sono na vida do ser humano.
O que toda a criança precisa saber sobre segurança.
E agora: O que eu faço? Primeiros socorros.
As principais doenças da infância.
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
AIDS/HIV

TEMAS EDUCAÇÃO EM SAÚDE FAMILIAR

Lute pela vida: diga não as drogas.
Alcoolismo, tabagismo e suas conseqüências.
Hipertensão e dislipidemias.
O que todo diabético precisa saber.
Ficar amarelo pra que? Hepatite tem prevenção.
Fique ligado: hanseníase tem cura.
Prevenção do câncer: caminho para saúde.
Saúde bucal não tem idade.
Prevenção da violência contra idoso.
Mulher com saúde é mais mulher.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescente.
Infância perdida: prostituição infantil.
Sexualidade na escola: Como forma o filho para a vida sexual.
Sexualidade na adolescência.
Gravidez na adolescência.
Aborto e suas conseqüências.
Previna-se use camisinha.
Profissão criança: trabalho infantil isso não tem futuro.

E-mail: edu.com28@yahoo.com.br





Mensagens do Bem